Pplware

Coronavírus: Não se esqueça de limpar o seu smartphone

O Coronavírus, em especial o COVID-19, continua a fazer várias vítimas pelo mundo. O cenário é de prevenção e não devemos entrar em alarmismos.

Como é sabido os objetos podem ajudar a “transmitir” o vírus e nesse sentido, tal como acontece com as mãos, é preciso higienizar o seu smartphone. Saiba o que deve fazer e o que não deve!


Sabia que o seu smartphone armazena mais bactérias que uma sanita? Apesar de aparentemente andarem sempre limpos, um estudo concluiu que os smartphones podem ter até 600 bactérias, um valor elevado quando comparado, por exemplo, com um assento de uma sanita!

O Coronavírus tem-se espalhado um pouco por todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), lavar as mãos é mesmo a melhor medida de prevenção deste vírus. As mãos devem ser bem lavadas (não passar apenas por água).

E o smartphone, como se pode limpar?

Apesar de alguns smartphones serem à prova de água é melhor não arriscar! Como referimos, os smartphones são objetos que podem “transportar” o vírus e nesse sentido é muito importante que o mantenha limpo. Produtos para desinfetar há muitos, mas nem todos servem. Por exemplo, o álcool etílico tradicional tem 70% de concentração (os outros 30% são de água).

O uso deste produto pode danificar profundamente o seu equipamento. O álcool gel também não é indicado para higienizar o seu equipamento. O álcool isopropílico também podia ser uma solução, mas há produtos melhores.

O biomédico Roberto Figueiredo (conhecido como Dr. Bactéria), aconselha que se limpem os smartphones com um pano humedecido. Como melhor opção, nada melhor que usar toalhetes humedecidos para bebés ou toalhetes para as mãos (mas verifique se não têm muito líquido). A limpeza deve ser realizada com alguma regularidade.

Outras dicas…

Leia também…

Exit mobile version