O mercado dos smartphones tem ofertas para todos os gostos e há clientes para as mais diversas gamas. Um caso pragmático, desde há muito, é o da Apple. Esta empresa, que não tem smartphones de entrada de gama, continua a insistir no mais alto segmento… e com resultados positivos.
Assim, a mais recente análise do mercado dos smartphones focou-se nos equipamentos topo de gama, e a empresa de Cupertino continua a dominar!
É certo e sabido que o mercado dos smartphones da Apple está no espectro superior. É apenas nas áreas de topo que tem as suas ofertas, não concorrendo com outras marcas na gama média ou na gama mais baixa.
A Apple domina o mercado dos topo de gama
Para o terceiro trimestre de 2019 a análise feita volta a mostrar o domínio da Apple nesta área de mercado. A empresa de Cupertino reclama para si uma quota de mercado de 52%, em linha principalmente com os períodos recentes. Há um crescimento efetivo de 48% para os atuais 52%.
O grande responsável por esta posição é o iPhone XR, que graças ao seu custo benefício fez crescer a marca. Do lado da concorrência vemos esse mesmo efeito na Huawei. A marca chinesa teve sobretudo no Mate 30 excelentes vendas, com o mercado chinês a consumir 80% desta oferta.
Samsung e Huawei também estão presentes
A Samsung está igualmente presente nesta área, com 25% do mercado. A Huawei reclama 12% para si e é interessante ver a chegada da OnePlus. Esta marca chinesa tem já 2% de quota desta área de mercado muito específica, onde não tinha ainda presença.
No que toca ao preço destes equipamentos, é mostrado que a aceitação continua para os preços mais elevados. Com o efeito, o iPhone XR trouxe um reforço na área de preço dos 600 aos 799 dólares. Também o escalão superior, dos 800 aos 999 dólares, cresceu, com o Samsung Galaxy Note10 a ter uma presença forte.
No global, este estudo mostrou que os preços estão a subir. Nesse sentido, será agira a presença do 5G nestes equipamentos a fazer subir este valor. Como resultado, vemos a Samsung a liderar esta área, seguida da LG e da Vivo. Aqui conta certamente o facto de que a primeira rede móvel 5G estar situada na Coreia do Sul.