A popularidade da fabricante chinesa de dispositivos móveis é completamente incontestável. Sendo já a quarta maior fabricante de telemóveis inteligentes (smartphones), a Xiaomi conta ainda com duas submarcas, a Redmi e a POCO.
Em 2018 a Xiaomi vendeu mais de 100 milhões de telemóveis inteligentes com a plataforma Android. Agora, para 2019 a nova fasquia foi colocada nas 150 milhões de unidades.
Em suma, a marca cresce a olhos vistos. Consegue até mesmo contrariar a tendência de quebra no seu mercado natal, a China. Posto isto, alguns dos nossos leitores já se questionavam sobre um possível aumento de preços.
Com a fama e popularidade surge também a tentação de aumentar as margens de lucro. Contudo, não se preocupe, a Xiaomi continuará a ser sinónimo de telemóveis baratos…
Xiaomi vai concentrar-se no segmento premium
Existirá apenas uma excepção, caso esta fuga de informação esteja correta. A sua linha de telemóveis inteligentes de gama alta, os “Mi” sofrerão uma ligeira adequação para o segmento premium.
Por outras palavras, a Xiaomi estará a preparar-se para tornar os seus topos de gama mais caros. A medida afetará as populares linhas Xiaomi Mi MIX bem como os Xiaomi MI.
Ainda assim, para já nada disto foi confirmado e exortamos os nossos leitores a manter a calma. Não há lucro algum em disseminar falsos rumores, nem para isso trabalhamos no Pplware.
Importa ainda ser dito que apesar de vender milhões de telemóveis por todo o mundo, o seu segmento de topos de gama não é dos mais procurados. Nesse sentido aponta o mais recente relatório da agência Counterpoint.
A marca deverá aperfeiçoar os seus topos de gama
Vemos, portanto, um calcanhar de Aquiles no demais exemplar desempenho da Xiaomi nos principais mercados mundiais. Os seus telemóveis inteligentes são imensamente populares. Os seus topos de gama, não.
Primeiramente importa deixar claro que esta hipótese se baseia na resposta de um dos executivos da Xiaomi a um dos seus seguidores. Mais concretamente, Wang Teng Thomas através da rede social Weibo.
O possível aumento de preços afetará apenas as linhas “Mi”
Assim sendo, as promoções e descontos na sua atual linha de topos de gama, os Xiaomi Mi 8, poderão ser as últimas. Nas entrelinhas pode-se adivinhar um aumento de preços para esta gama de telemóveis inteligentes.
Já em contraste com os “Mi”, a linha Redmi manter-se-á extremamente acessível, primando pela sua relação preço / qualidade. Em suma, esta nova estratégia não deverá afetar outros produtos além dos telemóveis de gama alta deste fabricante.
Entretanto, a Xiaomi mantém-se firme na sua limitação da margem de lucro a 5% em cada produto. Algo que não deverá mudar, com a única excepção sendo a linha de produtos “Mi” com o intuito de gratificar os investidores.
As margens de lucro da Xiaomi estão limitadas a 5%
A Xiaomi poderá assim concentrar-se em produzir telemóveis inteligentes de gama alta ainda mais premium. Ao mesmo tempo terá assim mais incentivos para os seus investidores.
Contudo, para já temos apenas um pequeno indício. Uma conversa cruzada na rede social chinesa Weibo, algo que não nos permite tirar conclusões definitivas.