Pplware

Top 5: os melhores smartphones com câmara de 48 MP

Os smartphones estão cada vez mais úteis e poderosos, ainda que o seu preço também tenha escalado. Ainda que vários outros aspetos também tenham evoluído, sentimos que é nas suas câmaras fotográficas onde, de ano para ano, as fabricantes nos continuam a surpreender. Vejamos as mais recentes ofertas da Xiaomi, da Honor (Huawei), e não só! Vários dispositivos Android com câmaras extremamente promissoras.

Graças a dois novos sensores fotográficos, podemos agora compilar este Top 5. Venha conhecer os melhores!


Antes de tudo, a contagem de megapíxeis não é um indicador da qualidade final da imagem, mas sim do seu tamanho. Ainda que seja proveitoso termos mais informação colhida em cada foto, não podemos confundir a contagem de MP’s com o resultado final. Por outras palavras, não há aqui uma correspondência direta.

A nova geração de sensores com 48 MP

A pouco e pouco, a utilização de sensores com 48 MP de resolução começou a fazer-se sentir. Em primeiro lugar com o Honor View 20, da Huawei e mais recentemente com o Redmi Note 7 da Xiaomi. Contudo, importante a princípio saber quais são os sensores aqui em causa.

A premissa base não é dar-nos uma imagem final de 48 MP de resolução. Aliás, para que precisaríamos de uma imagem destas dimensões – imprimir outdoors? Seja como for, é graças ao sensor Samsung GM1, bem como ao Sony IMX586 que esta contagem de megapíxeis  se tornou uma realidade nos smartphones Android.

Tal como a alternativa da Sony (IMX586), também o Samsung GM1 (ISOCELL), é capaz de capturar uma quantidade inédita de informação, sendo um produto para aplicação em dispositivos móveis. Não pretendemos aqui operar uma comparação dispensável com as DSL-R, mas sim apontar as melhorias sentidas na fotografia com os nossos smartphones (Android e iOS).

A fotografia com smartphones (Android e iOS)

Ainda que numa primeira fase estes sensores estejam presentes apenas em smartphones Android, nada impede a Apple de os ir eventualmente a utilizar. Assim sendo, começamos por clarificar que os novos sensores carecem de novos processadores. Para compilar este volume de informação precisamos de um ISP (image signal processor) capaz.

Por conseguinte, destacamos os processadores Snapdragon 855, SD675 ou o Kirin 980 da Huawei como SoCs já capazes de o fazer. Incluímos aqui também o SoC Helio P90, bem como o Helio P70 da fabricante sediada em Taiwan. Em suma, todos estes SoCs para smartphones Android já estão preparados para os 48 MP.

Contudo, na prática, temos um efetivo aproveitamento da informação presente em todos esses píxeis, combinados numa imagem final de dimensões mais razoáveis. Acima vemos o exemplo da Sony, o quad bayer array, e em seguida a imagem final, processada pelo ISP. Por outras palavras, temos aqui o pixel binning ou agregação da informação presente nos 48 MP numa imagem final, de menores dimensões.

Uma imagem final com mais detalhe nos nossos smartphones Android

O intuito é dar-nos uma imagem final com mais detalhe, não uma imagem maior. Aliás, tal como no caso dos smartphones Xiaomi, ou até mesmo nos Honor da Huawei, por via da regra temos uma imagem final com 12 MP. Ainda que este valor possa ser alterado pelo utilizador, por norma não temos (ou precisamos) de um ficheiro maior.

Combinando vários píxeis (pixel binning), a imagem final “espreme” a informação de vários píxeis adjacentes, como podemos ver em seguida. O resultado final será uma imagem com mais detalhe. Algo que também se traduz em melhores resultados mesmo quando a luz escasseia – foto noturna.

Em seguida, cumpre também salientar que diferentes fabricantes tomam diferentes abordagens. Uma dessas sendo a agregação de vários píxeis para nos dar células individuais de maior dimensão. Algo ilustrado na imagem acima, presente nos smartphones Xiaomi.

O (Xiaomi) Redmi Note 7 Pro

A Redmi é a mais recente submarca da Xiaomi e este ano já nos presenteou com dois smartphones Android extremamente cativantes. O Redmi Note 7, apresentado em janeiro deste ano e, posteriormente, o Redmi Note 7 Pro em fevereiro, também ele com ADN da Xiaomi.

Ainda que ambos os smartphones Android ostentem uma câmara de 48 MP, o sensor utilizado em cada um deles não é o mesmo. No primeiro (RDN7) temos o sensor Samsung GM1. Já, no RDN7 Pro temos o sensor Sony IMX 586. Algo que também reflete o SoC distinto em cada um destes dispositivos móveis.

Entre todos estes dispositivos móveis, o Redmi Note 7 Pro da Xiaomi é também um dos mais económicos desta lista. Por fim, este smartphone chegará, na versão global, também ao nosso mercado, estando já em regime de pré-compra no país vizinho.

O (Huawei) Honor View 20

É um dos melhores smartphones Android da sua-marca da Huawei e possui uma belíssima construção em vidro e metal. O Honor View 20 conta com o sensor Sony IMX 586, o seu passaporte para esta lista de dispositivos com câmara de 48 MP.

É também um dos mais onerosos desta lista. Contudo, as suas especificações técnicas incluem o processador topo de gama, o Kirin 980. Além do mais, temos já um ecrã perfurado, com a câmara fotográfica frontal a irromper o ecrã de 6,4” AMOLED. Sem esquecer o seu leitor de impressões digitais, na traseira.

Tudo isto com 6 GB ou 8 GB de memória RAM, bem como 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Sem esquecer o seu acabamento em vidro, com um novo e peculiar gradiente de cor. Poderá inteirar-se de todos os pormenores deste dispositivo móvel aqui, no Pplware.

O Vivo V15 Pro

Com uma câmara fotográfica frontal de 32 MP pop-up, o Vivo V15 Pro conta com uma câmara traseira de 48 MP. Ainda assim, um dos seus principais destaques acaba por ser a câmara frontal com o seu mecanismo elevatório. Algo que já se tornou numa tendência junto das fabricantes chinesas.

O dispositivo Android conta ainda com uma construção em vidro e metal. Além do mais, destacamos o seu ecrã completo, graças à câmara pop-up. Aqui bem como o leitor de impressões digitais já embutido no painel AMOLED. No seu interior temos o processador Snapdragon 675 da Qualcomm.

O OPPO F11 Pro

O dispositivo que poderá inspirar o smartphone OnePlus 7 faz também uma aparição nesta lista de smartphones Android com câmara de 48 MP. Após as ofertas da Xiaomi, bem como o Honor da Huawei, temos aqui outro dispositivo de origem chinesa.

Com traços mais cuidados, cantos arredondados e construção em vidro, também ele tem uma câmara fotográfica frontal elevatória, aqui com 16 MP. Aliás, para muitos efeitos pode ser considerado uma alternativa ao Vivo V15 Pro, ainda que com as devidas diferenças.

Este smartphone Android utiliza o SoC Helio P70 da MediaTek. Conta ainda com 6 GB de memória RAM, bem como 64 GB de armazenamento interno. Por fim, destacamos ainda a sua bateria com 4000 mAh de capacidade, bem como a câmara de 48 MP.

O HiSense U30 fecha a lista de smartphones Android

Por fim trazemos outro smartphone de origem chinesa. O HiSense U30 utiliza o sensor Samsung GM1, o seu passaporte para esta lista. Mais ainda, temos aqui o processador Snapdragon 675 da Qualcomm no seu interior. Sem esquecer o ecrã perfurado com uma câmara frontal de 20 MP de resolução.

Este dispositivo móvel ainda não chegou ao mercado. Contudo, adota já várias das atuais tendências do mercado mobile como, por exemplo, os cantos arredondados e claro, o ecrã perfurado. Conta com um ecrã de 6,3”, tecnologia AMOLED. Por fim, temos ainda uma bateria com 4500 mAh de capacidade.

O dispositivo estará disponível com 6 GB ou 8 GB de memória RAM. Aqui bem como 128 GB de armazenamento interno, sendo o seu sistema operativo o Android Pie 9.0.

Gostaria de adquirir um smartphone com uma câmara de 48 MP?
Exit mobile version