Com o iPhone X, a Apple estreou o seu mais seguro e moderno sistema de reconhecimento de utilizadores. O Face ID é, segundo a empresa, o sistema mais fiável e com melhores resultados no mercado.
Claro que esta novidade veio espicaçar a concorrência e obrigá-la a criar soluções melhores. A Huawei parece ser a próxima a apresentar a sua solução e, segundo a marca, esta será melhor que o Face ID da Apple.
Foi durante a apresentação dos novos Honor 7X e do Honor View10 que a Huawei deu a conhecer ao mundo a Point Cloud Depth Camera, que será a base o seu sistema de reconhecimento facial.
Apesar de ser ainda um protótipo, este mecanismo está já pronto a ser usado, esperando-se que surja já com o Huawei P11, que deverá surgir em fevereiro no WMC, em Barcelona.
Um vídeo recente mostrou, ainda que de forma básica, o que está a ser preparado e o seu elevado estado de evolução. Este é um protótipo completamente funcional e que consegue já criar modelos 3D da face do utilizador.
O que torna o sistema da Huawei melhor que o Face ID
Há vários fatores que são destacados como sendo mais avançados que o Face ID da Apple. Todos estão focados na maior precisão deste sistema.
- Reconhecimento facial com um nível de segurança elevado o suficiente para ser usado em pagamentos online;
- Autenticação muito rápida, demorando apenas 400ms;
- Construção facial com precisão elevada, com parâmetros inferiores a 1mm;
- 300 mil pontos de construção (realizada em 10 segundos)
É com estes argumentos que a Huawei se prepara para conseguir ultrapassar a Apple e o Face ID.
Os campos de ação da Point Cloud Depth Camera
Claro que a marca não se limitará a usar a Point Cloud Depth Camera para autenticação. A Huawei identificou várias áreas onde a espera usar:
- Reconhecimento facial 3D: preparado para realizar o desbloqueio e autenticação do Android;
- Reconstrução facial 3D: criação de modelos 3D do rosto do utilizador, para fins ainda não revelados;
- Animação facial 3D: criação de avatares animados como os animojis que a Apple tem no iPhone X.
Ainda é cedo para conseguir avaliar de forma total esta proposta da Huawei, mas o que este vídeo mostra dá conta de que este será um concorrente à altura do Face ID.