Não compre um Android de 32GB em 2017
Um novo ano é, para muitos, sinónimo de coisas novas. No segmento da tecnologia serão muitas as novidades, mas certamente que muitos utilizadores terão a ambição de trocar de smartphone já no próximo ano.
Se a sua ideia é comprar um Android de 32GB em 2017, então é melhor pensar duas vezes.
Ter um smartphone com 32 GB de memória de armazenamento em 2017 será, provavelmente, o mínimo para conseguir ter o sistema operativo e também algumas aplicações instaladas (tal como acontece hoje com os modelos de 16 GB). Apesar de mais caro, os motivos para investir num equipamento com 64 GB são mais que muitos e a verdade é que cada vez precisamos de mais memória de armazenamento nos dispositivos.
Além dos dados, aplicações do sistema, como por exemplo o Google Play Services que pode armazenar cerca de 500 MB, ou por exemplo o Snapchat, Facebook Messenger ou o WhatspApp, que podem armazenar uns bons gigas de informação, há ainda as nossas fotos e vídeos, que cada vez têm mais qualidade, o que significa mais memória de armazenamento ocupada.
A culpa do Android 7.0 Nougat
A culpa de ter que investir num Android de 64GB em 2017 poderá ser também do Android 7.0 Nougat, em especial por causa da alteração do sistema de partições do sistema operativo. Tal só acontecerá em smartphones que venham com o Android 7.0 Nougat de fábrica.
Para ter uma ideia, um Samsung Galaxy S7 que foi lançado com o Android 6.0 Marshmallow e que tem uma memória de 32 GB chega ao utilizador com 7 GB já ocupados por todo o sistema. Caso este smartphone viesse com o Android 7.0 Nougat de origem o sistema ocuparia cerca de 14 GB. Esta discrepância em termos de espaço de armazenamento poderá estar relacionada com a personalização do sistema por parte dos fabricantes mas também pelos seamless updates.
Com o Android 7.0 Nougat o nosso dispositivo poderá actualizar como um Chromebook com o Chrome OS. Todo o processo de download e cópia de ficheiros relativos a actualizações é feito em background enquanto o utilizador usa normalmente o dispositivo. Uma vez descarregados os updates, o sistema notifica o utilizador para reiniciar o dispositivos para que estes sejam aplicados. O processo é transparente para o utilizador e até mais rápido. No entanto, a necessidade de ter uma segunda partição significa mais espaço em uso.
Tal não acontece nos Google Pixel em que todo o sistema apenas ocupa 5GB. Mas claro, este smartphone é fabricado pela Google.
Tendo como base estas situações, pense duas vezes na hora de comprar em 2017 um smartphone com apenas 32 GB.
Via AndroidCentral
Este artigo tem mais de um ano
Pedro, 32GB chegam e sobram se tb tiveres um cartão!
Sim, mas se não tiveres? Depois nem tudo dá para passar para o cartão. A diferença de um equipamento de 32GB para 64GB também não é assim muita (não estamos a falar na APple 🙂 )
Claro que 32GB chega e sobra, a maioria vem com slot para sd e com tanta escolha no mercado não faz muito sentido comprar um telemóvel sem slot ( excepto Iphone ). O que ocupa mais espaço são fotos, videos e no meu caso jogos e vai tudo para o cartão. Tenho um Z2 com 16GB internos, 10GB utilizados e um cartão de 64GB ( que não está perto de estar cheio ) onde tenho toda a minha musica, fotos, vídeos e jogos, claro que é o telemóvel , não é o meu disco externo ou do pc, o que eu quero dizer com isto é que o telemóvel não é o meu principal armazenamento, não preciso de ter 1 milhão de vídeos armazenados lá.
Os argumentos contra a compra dum smartphone de 32 GB a partir de amanhã (2017 é já amanhã) não me parecem suficientemente fortes.
A partir do Android 6 dá para usar cartão como memória interna por isso não há problema 🙂
Se o fabricante liberar essa função, exemplo são Samsungs e LGs que não permitem isso, mesmo no 6.01 .
Isso não é totalmente verdade, depende dos fabricantes. No caso da Sony não é possível.
Creio que 32 GB continua a ser suficiente, desde que se façam umas limpezas mensais no mínimo.
Aplicações como o WhatsApp são estúpidas e não incluem uma opção de utilizar o cartão.
Temos as clouds .. Já são uma ajuda enorme 🙂
O pai natal já me resolveu esse problema.
O meu também, um iphone 6s 16gb que chega e sobra mas o lumia tem mais espaço
Pagaste o triplo, ou pagou quem te comprou mas levaste o mais barato xddd
Ahahahahaha o que gastes-te no iphone 6s de 16Gb só para dizer que tens, gastavas num SE de 32Gb….. Daqui a uns meses: “O iphone não presta, tem a memória cheia” ou “Não consigo atualizar o IOS não tenho memória suficiente….”
O que gastes-te no iphone 6s de 16Gb só para dizer que tens, gastavas num SE de 32Gb….. Daqui a uns meses: “O iphone não presta, tem a memória cheia” ou “Não consigo atualizar o IOS não tenho memória suficiente….”
e RAM???
dafuq
4GB deve ser o bastante.
Em 2017 exige se 8gb ram…adoro ver specs faz me saltar de entusiasmo mas é por sermos geeks que andamos aqui 🙂
em 2018 exige 32gb ram
se comprarmos um android com 4gb, 8gb, 16gb, de certeza que não virá com personalização de partição, nem seamless update, logo menos espaço ocupado e vamos instalar updates à moda antiga, todos esses low-cost trazem slot de micro sd. não há grande stress.
Mas aqi fala.se em official. Nao concordo muito com o post mas tambem nao discordo porque cada vez mais e mais as aplicaçoes precisam de mais espaço e bem o android anda ainda mais goloso
16gb faco tudo. Google photos, spotify, redes sociais, app running e fitness e apps de gps. Chega e sobra se nao jogares aqueles jogos 3d
Google photos xdddddd e que tal teres as photos no telemovel? Ahh pois espera…
16GB é pouco. Se para ti chega, parabéns!
eu tenho 16gb. e com muitas aplicações instaladas, tenho 3,22gb ocupados dos 12,40gb.
cartão sd é só multimédia, Samsung Pro 32gb.
tudo chega e sobra
ubuntu phone e o resto é conversa 🙂
Curtia experimentar um! 🙂
O sistema ate pode ser fixe, mas as apps é conversa xD
Discordo.
O armazenamento necessário também depende do dispositivo e da sua marca e é , na maior parte das vezes , a própria marca que enche o dispositivo de bloatware (Ex: samsung) e não apenas o sistema.
No meu caso tenho um oneplus one (modelo 64GB e com android 7.1.1) e o sistema apenas ocupa 1.36GB do armazenamento total sobrando 58.9GB.
É preciso ter cuidado porque o objetivo das marcas pode ser forçar o utilizador a comprar um modelo com maior armazenamento através do bloatware.
assim desta maneira, mudam de marca.. os huawei’s Y300, Y530, Y625, onde a memória interna têm duas partições, 1gb para apps e 3gb para multimédia.. se há slot micro SD para multimédia. pior decisão………
Eh vdd… Eu tenho um OnePlus 3t de 128Gb e com memória RAM de 6Gb e uso bem de boa
É isso mesmo . O meu android da Samsung é de 8 GB e tem metade da capacidade afecta ao próprio sistema . Agora só anda a dar-me informação de que está cheio . Também eu já estou cheia dele .
E é do ano passado . Nem me deixa descarregar um simples joguinho de solitário . E só tenho umas 50 fotos guardadas.
a SAMSUNG não é um bom exemplo para falar de “Espaço de armazenamento” livre. A costumizacao deles é das mais pesadas do mercado.
32 GB ainda é mais do que suficiente para as utilizações actuais. Além disso apps como o Google Fotos ainda vierem aliviar mais a memória interna dos equipamentos.
Provavelmente será mais útil investir em memória numa Cloud do que em memória física.
Não tenho a certeza mas para as cloud penso que necessitas ter internet, continuo a achar o investimento no cartão de memória 1000x melhor que a cloud, encontras cartões sd uhs bem baratos e no cartão tudo está acessível na hora, apesar de usar a nuvem também ( como backup ) , a minha musica por exemplo está toda no cartão, simples e prático, ligo o leitor, escolho a banda e está a bombar.
+1 eu tambem
Mas aposto que vale bem a pena pois a personalização na nova touchwiz está 5 estrelas….
Antes dos 64GB, instalem o Google Photos!
Meu Lumia 640 tem apenas 8GB de memoria to tentando me sobreviver com ele 😀
Mas tens a possibilidade de acrescentar um cartão de memória com p máximo de 128Gb! E se fosses pregar para outra?!
E depoiso sistema so ocupa 3.5gb enquanto android ocupa muito mais e depois vem as google apps a ocupar ainda mais e ainda a tralha toda instalada por fabricantes
se ocupa muito mais, isso é com a samsung e a lindíssima tralha bloatware que as pessoas não sabem fazer escolhas.
eu tenho Redmi Note 2, tem interface MIUI com milhares de features, apps da xiaomi e google apps. o telemóvel tem 16gb inteiros e 12,40gb para o user, logo 3,6gb ocupados pelo sistema.
12.4 para o user?
Eu lembro de ter um S3 na mão (xD) e aquilo de fabrica ja vinha com 11gb ocupados
O meu Meo Smart A65 já nem tem espaço suficiente para actualizar o Chrome e tem pouca coisa instalada…
E eu aqui com o meu velhinho Oneplus One de 64gb, que ainda dá para as curvas…
+1, mandei agora vir um display novo, o velhinho partiu-se, mas hei-de tê-lo ainda por pelo menos dois anos.
Tenho um p8 lite de 16gb, com android 6 oficial e não traz 7 ocupados só com sistema e as apps deles. Isto depende muito de modelo para modelo. Não generalizemos. E já agora, facebook e companhia, alguns jogos, algumas apps de produtividade, kodi e spotify e ainda tenho espaço de sobra (claro que os vídeos e as fotos vão para um cartãozinho de 8gb que lá tenho).
E eu que comprei um Galaxy S6 à pouco mais de um mês… Só tem 32gb, com o android 6.0 já só me resta 1gb de espaço livre e ainda por cima não tem slot para cartão microsd… Já me lixei!
Fique tranquilo que você não vai receber o Nougat mesmo, então não terá esse problema.
Claro que chega e sobra. Só aqueles que instalam tudo e mais alguma coisa é que têm problemas de espaço!
Por favor sejam críticos nas aplicações que instalam.
Feliz 2017 para todos!
Eu acho o pplware uma fonte muito porreira para a malta aprender e ir se atualizando, mas às vezes tem com cada post..
Se agradasse a todos… era chato… aborrecido. 😉 Bom Ano.
À boa maneira do pplware: “Não compre um Android em 2017” – os 32 GB são só para disfarçar.
Há muito tempo que as empresas deveriam garantir os 16, 32 gb…. reais aos clientes, independente dos gigas que o SO ocupa.
O titulo chamou-me á atenção quando li o conteúdo achei-o completamente descabido.
Tenho um nexus 5 16GB, e já há bastante tempo que uso Nougat, neste momento estou com a Lineage 14.1 devido a ser das poucas roms que a google câmara funciona. A pesar de o espaço não abundar não sinto diferença nenhuma da Nougat para a Marshmallow, com as mesmas aplicações instaladas.
O meu tem 4gb de interno e ainda dá, embora sei que é muito pouco, mas agora dizer que 32 já vão ser baixo isso não faz sentido
e verdade e a preca dles de querer fazer o lancamento
Viva a todos, pela primeira vez discordo totalmente com esta informação. A verdade por de trás dos consumos excessivos no espaço de armazenamento para o sistema operativo, e única e exclusivamente culpa do fabricante. Na maior parte dos casos os utilizadores, assim como os terminais necessitam ou tiram partido de todas as funções ( funcionais e desfuncionais ) que um sistema operativo tras. É óbvio que cada vez mais as apps exigem maior capacidade de armazenamento, mas contudo isto será sempre um universo em que todo o software desenvolvido terá como um dos objetivos ser uma aplicação para dispositivos móveis, e não para dispositivos com grande capacidade de armazenamento. Certamente que nem os 128gb ou 256gb do ouro atualmente, iram ser sinônimo de grande capacidade de armazenamento num futuro próximo, mas não acho que os 32gb deixe de ser ideal para compra de um smartphone hoje.
Só a passada semana recebi a atualização do Nougat no meu X-Force de 32gb é mesmo com uma quantidade generosa de aplicações instaladas sobram uns 12gb sem ter de recorrer ao armazenamento externo. Até já abraço a todos
Eu ja tenho um equipamento com o android nougat e esse equipamento tem apenas 8 gb de rom…. Esta noticia esta errada pois o sitema apenas oucupa 4.8 gb dos 8
Os caras estavam certos, vi o comercial de lançamento do moto x4 ontem e corri pra ser um dos primeiros idiotas a compra lo. 32 GB de ROM e tal, mas ao ligar e configurar, ele mostra 15 GB usados do total de 32.
Fui verificar e constatei que o Sistema Android usa 13 GB.
Pelo menos a Moto permite que vc use o cartão SD como memoria interna, o que já é um avanço e tanto em relação as concorrentes.
Para os utilizadores que usam realmente o SMARTPHONE no sentido da palavra… Depois não digam que o PPLWARE não avisou!!!!
Enquanto isso com um smartphone de 8gb tenho Lineage OS com nougat 7.1 e ainda me deixa mais de 4.5gb livre.
Tudo depende da quantidade de bloatwares que cada empresa mete no sistema.
A profecia se concretizou. Kkkk
Acabei de comprar o moto x4 lançado ontem e o maldito já veio com 15 GB ocupados do total de 32. Nas configurações constatei que o Sistema Android usa 13 GB.
Boa noite meu celular era 32 giga j5primer e agora ele foi pra 16 na hora da atualizaçao alguem podeira me ajudar oqie ouve
Estou na dúvida de compra o J5 Pro com 32 gb de memória ou A5 2016 com 16 GB… Alguém dá um palpite?
Eu tenho um com Android 8.0.0 e ocupa 14gb de sistema. tem como “limpar”
Bom dia pessoal tenho um Samsung note 3 que estava a dar problemas no arranque, eu atualizei o android depois ele reservou 31 gb de espaco para o sistema e toda a minha informacao, o que faco para reaver a minha informacao contida na area reservada??