Pplware

MWC19: Chegou o Nokia 9 PureView com 5 câmaras e óticas ZEISS

Acabamos de assistir à terceira grande apresentação da fabricante finlandesa no grande palco de Barcelona, agora na MWC19. Sob a tutela da finlandesa HMD Global, a empresa apresenta-nos agora o seu promissor topo de gama (flaghsip), o Nokia 9 PureView com a plataforma Android One, da Google.

Acabaram-se os rumores e confirmaram-se (quase) todas as fugas de informação em torno deste promissor smartphone Android. Agora, está na hora de o conhecer!


O Nokia 9 PureView é o primeiro smartphone Android do mundo que inclui um conjunto de cinco câmaras com óptica ZEISS. Os dois sensores de cor (RGB) e três sensores monocromáticos (P&B) conferem nitidez e detalhe. Em seguida vamos conhecer todos os seus detalhes. Custa 699€ na Europa.

Chegou o novo smartphone Nokia 9 PureView

Os cinco sensores funcionam em conjunto para obter até 10 vezes mais a quantidade de luz, em comparação com um único sensor de cor do mesmo tipo. A aposta da HMD Global na qualidade fotográfica deixou-nos quase sem palavras.

Todas as imagens captadas pelo Nokia 9 PureView são HDR, com até 12.4 stops de faixa dinâmica. Aqui bem como uma profundidade total de 12 MP. Cada imagem JPEG de 12MP beneficiará de detalhes até então impensáveis, quer em zonas com luz solar, bem como em sombras escuras. Tudo isto de forma simultânea e com uma textura incrível.  Em seguida podemos ver os seus principais pontos fortes, em vídeo.

O seu mapa de profundidade permite boas imagens, com efeito bokeh, o efeito de desfoque artístico do fundo. Aliás, oferecendo a possibilidade de ajustar o foco no Google Fotos depois de tirar a foto. Em suma, algo que dá mais liberdade criativa ao utilizador final deste smartphone Android.

5 módulos fotográficos na traseira do Nokia 9 PureView

Em seguida, maximizando a arquitetura computacional com o seu processador móvel Snapdragon 845 da Qualcomm, e integrando ainda um processador adicional para imagens, o Nokia 9 PureView dá-nos uma visão do futuro da fotografia com smartphones. Estas câmaras não apresentam nenhuma saliência na sua traseira.

Mais concretamente, graças a um controlo inigualável das imagens através da Pro Camera UI, em suma, o modo profissinal. Para além disso, permite captar imagens no formato “DNG” RAW não comprimido. Por fim, através de uma parceria com a Adobe Photoshop Lightroom, permite editá-las diretamente no telemóvel. 

O smartphone Nokia 9 PureView é o mais recente topo de gama da finlandesa HMD Global. Por conseguinte, temos aqui hardware e componentes de topo, ainda que existam algumas exceções. Em primeiro lugar, a plataforma móvel escolhida foi o Snapdragon 845, em detrimento do Snapdragon 855, mais recente.

As especificações do smartphone Nokia 9 PureView

Contudo, temos aqui aspetos muito promissores como a presença de um leitor de impressões digitais no ecrã do Nokia 9 PureView. Já para não falar da capacidade de carregamento sem-fios com padrão Qi. Por fim, podemos apontar ainda a sua construção em vidro, utilizando o Gorilla Glass 5, da Corning.

Cumpre ainda salientar que este vidro reveste todos os cantos e painéis do smartphone Android. Assim, temos cantos arredondados, uma estrutura metálica, sem qualquer saliência na sua traseira. Um design elegante e incólume, sem qualquer imperfeição.

 

Por fim, este seu design apresenta-se igualmente incólume na sua parte frontal. Repare-se na simetria entre a margem superior e margem inferior. Sem qualquer necessidade de utilizar um “notch”, recorte ou entalhe no topo do ecrã. Contudo, sentimos que todo o mercado mobile já está a adotar um novo look ou aspeto.

Por fim, temos ainda 6 GB de memória RAM, bem como 128 GB de armazenamento interno. Além disso, temos também suporte para cartões de memória microSD até 512 GB.

O que nos oferecem as 5 câmaras deste smartphone Android?

Todas as câmaras apresentam a mesma resolução de 12 MP. Todas estas câmaras apresentam uma abertura focal de f/1,8, bem como lentes fabricadas pela alemã ZEISS. Contudo, apenas dois dos sensores são sensíveis à cor (RGB), com os demais três a serem sensores monocromáticos com o intuito de preservar o máximo de detalhe.

Em seguida, temos um flash dual-LED, bem como um sistema de focagem auxiliado pela medição laser, preenchendo assim os dois orifícios restantes, para um total de sete. Assim, temos uma peculiar configuração em forma de hexágono na traseira deste smartphone Android. A Nokia utilizou exatamente a mesma lente em todas as 5 câmaras principais.

Ainda de acordo com a própria Nokia, o smartphone Android é capaz de recolher e compilar um mapa de profundidade com 1200 camadas. Consegue fazê-lo até uma distância de 40 metros, primando não só pelos resultados HDR, bem como pelas possibilidades de pós-processamento.

Entretanto, ao nível da gravação de vídeo, é possível capturar vídeo em 4K HDR a 30fps. Por fim, temos ainda uma câmara frontal de 20 MP de resolução, bem como uma abertura focal de f/1,8. Uma promissora combinação para todas as nossas selfies e videochamadas.

Por fim, temos o seu ecrã de 5,99 polegadas de diagonal, com um painél plastic OLED, ou simplesmente pOLED com resolução Quad-HD+. Por outras palavras, temos aqui 1440 x 2880 píxeis com o formato 18:9 e uma densidade de 538 píxeis por polegada.

A estrela da Nokia no MWC19

Ficamos assim a conhecer um smartphone peculiar nesta MWC19. Estando equipado com uma bateria de 3320 mAh de capacidade com carregamento rápido. Bem como a possibilidade de carregar o smartphone sem-fios a 10 W. Tudo isto num corpo com 8 milímetros de espessura e um peso de 172 gramas.

A Nokia brinda-nos assim com um smartphone que pretende apelar sobretudo ao fotógrafo amador ou profissional. Elevando o conceito e a qualidade da fotografia com dispositivos móveis, colocando uma forte ênfase na qualidade de informação recolhida. Sem esquecer  as possibilidades de pós-processamento.

Contudo, resta saber se o grande público estará igualmente disposto a editar posteriormente as suas fotografias, sobretudo quando vivemos em plena era das redes sociais. Ainda assim, e sobretudo tendo em conta o seu preço de venda ao público, auspiciamos uma boa recepção para o Nokia 9 PureView.

Android “puro” graças ao programa Android One da Google

Por fim, o smartphone conta com o sistema operativo Android Pie 9.0 da Google. O mesmo será fornecido através do programa Android One. Aliás, tal como a marca já nos habituou ao longo dos últimos anos. Assim, teremos aqui uma experiência de utilização “pura”. Sem distrações, sem bloatware, apenas com o essencial.

O novo Nokia 9 PureView custa 699 €  e chega já este mês ao mercado. Já numa nota pessoal, ainda o SoC possa não ser o mais recente, continua a ser um processador topo de gama. Poderá conquistar a Europa e Portugal com este seu preço competitivo?

Exit mobile version