A China é atualmente o maior mercado mundial de smartphones e denota cada vez mais uma preferência pelas “marcas da casa”. Entre elas temos a Huawei, Xiaomi, OPPO, bem como a Vivo e a OnePlus, todas elas fabricantes de dispositivos Android.
Entretanto, foram estas as marcas que dominaram o ranking das vendas em 2018, com as primeiras previsões de 2019 a serem igualmente positivas.
A China é dominada pela Huawei, Xiaomi, Vivo e OPPO
Segundo nos conta a agência de análise de mercado – Digitimes Research – em 2019 o cenário manter-se-á. Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo continuarão na liderança do mercado chinês. Este domínio deve-se, essencialmente, à forte e crescente aposta no segmento de gama média e de topo.
Enquanto fazem chegar ao mercado diversos modelos de gama-média com primazia no quesito preço e qualidade, a aposta no segmento premium reduz-se a um só modelo.
Aposta na produção de smartphones Android
As marcas estão cada vez mais a apostar na qualidade dos modelos de smartphones. Oferecem propostas com bom desempenho, mas a custo mais reduzido. Uma tendência notoriamente crescente, que se revela cada vez mais no segmento de topo.
A Huawei está a ser seguida pela Xiaomi, que está rapidamente a adaptar-se, principalmente no campo da fotografia. Entretanto a OPPO e a Vivo também já olham seriamente para os mercados ocidentais, ainda que estejam neste momento mais interessadas na Índia e em todo o seu potencial.
A fórmula parece estar a resultar. Em 2018 estas quatro marcas contribuíram com 80% de todas as vendas de smartphones na China. Em suma, a estratégia será para manter, bem como o atual status quo em que a Huawei domina e a Xiaomi, OPPO e Vivo competem pelos restantes lugares do Top 4.
Marcas como a Samsung, ASUS e HTC continuam a ver a sua quota de mercado erodida pelas supra-citadas rivais. Isto revela, não só a qualidade dos produtos produzidos na China, mas também a confiança que os utilizadores depositam nelas.
Já numa outra tónica, segundo esta agência de análise de mercado, o ano de 2019 garantirá mais de 100 milhões de smartphones vendidos a cada uma das maiores fabricantes. Isto é, para a Samsung, Apple, bem como para a Huawei e Xiaomi.
2019, o ano da Huawei (novamente)
Em suma, teremos uma solidificação das maiores fabricantes mundiais, sendo que três utilizam a plataforma Android e duas delas têm origem na China. Em contrapartida, marcas como a OPPO e Vivo poderão sofrer uma quebra nas vendas, ainda que mantenham o 5º e 6º lugar no ranking mundial.
Podemos ainda atentar nas previsões desta agência para o volume total de smartphones vendidos durante 2019. Aqui a Digitimes aponta cerca de 1,5 mil milhões de smartphones a saírem dos armazéns das fabricantes.