Nos dias de hoje é inegável o poder da Huawei no mercado dos smartphones, tendo a empresa ocupado já o segundo lugar na lista dos principais fabricantes.
Este seu crescimento leva a que tenha a necessidade de se preparar para o futuro e acautelar para o que irá acontecer. Para isso, a empresa estará já a preparar uma alternativa ao Android. A confirmação surgiu agora de dentro da empresa.
A ideia da Huawei criar um sistema operativo móvel próprio não é nova. Este rumor já circulou há algum tempo, se que nunca tivesse sido confirmado pela empresa ou pelos seus dirigentes.
A Huawei está mesmo a criar um novo sistema operativo
Mas agora esta posição mudou e o vice-presidente dos produtos equipamentos da marca chinesa, Bruce Lee, confirmou que a marca está mesmo a desenvolver o seu sistema operativo móvel, como uma alternativa ao Android.
O que pode trazer de novo o KirinOS
Não se sabe ainda nada sobre o KirinOS, o nome que se julga que este sistema venha a ter. Com este passo a Huawei quer ir mais longe do que vai atualmente com a EMUI e quer criar algo de raiz e que controlará em todos os aspetos.
A ideia da marca chinesa é também preparar-se para vários cenários que podem vir a acontecer no futuro próximo. O primeiro deles, e provavelmente o que mais impacto terá na Huawei, é o evoluir do boicote que alguns países têm vindo a fazer aos seus produtos 5G e smartphones.
O futuro do Android para a Huawei
Por outro lado, é incerto o que a própria Google estará a preparar para o Android, havendo muitos rumores sobre o seu possível fim e o surgimento de um híbrido a ser criado com o ChromeOS. A própria Huawei esteve recentemente a fazer testes com o novo FuschiaOS da Google.
É ainda cedo para saber o que a Huawei está a preparar, até porque este foi apresentado como estando ainda em desenvolvimento, mas é certo que a marca procura a independência, como já acontece em muitas áreas dos seus dispositivos móveis.