Depois de apresentar o seu Kirin 980, a Huawei viu a Apple elevar a fasquia com o A12 Bionic presente nos seus novos iPhone.
No entanto, segundo a marca chinesa, o seu novo processador poderá mesmo superar o poderoso SoC da Apple.
Com a apresentação recente dos novos iPhone, a Apple lançou o novo processador A12 Bionic, com construção em 7 nm, que se destacou pelo seu desempenho e que ultrapassou toda a concorrência.
Embora a Apple domine este mercado, a verdade é que a Huawei poderá intrometer-se na luta e conquistar o primeiro lugar. Pelo menos é essa a pretensão da marca chinesa, que anunciou num evento no Dubai que o seu novo processador, o Kirin 980, poderia ser melhor que o SoC da Apple.
Apresentado em setembro, apenas poderemos ver o verdadeiro desempenho do novo Kirin assim que for apresentado o novo Huawei Mate 20 Pro no dia 16 de outubro.
Até lá, apenas são conhecidos os dados oficiais da marca, que tem estado a preparar este processador nos últimos três anos. Com foco em três áreas específicas (potência e eficiência, inteligência e conectividade), podemos encontrar neste processador 6 900 milhões de transístores, o mesmo número do Apple A12 Bionic, assim como duas NPU com capacidade para reconhecer 4 500 imagens por minuto.
Segundo a marca, este será uma grande evolução face ao seu processador anterior, representando um crescimento de 75% em velocidade do CPU e 46% na velocidade do GPU.
Depois do salto de qualidade apresentado pela Apple com o A12 Bionic, a Huawei irá tentar surpreender com o Kirin 980, que se espera que ultrapasse largamente os processadores existentes atuais no mercado dos smartphones Android.