Pplware

Google estará a preparar o seu concorrente aos AirTags da Apple

Mesmo com todos os problemas de privacidade, os AirTags da Apple são um gadget a que todos reconhecem uma utilidade grande. Estes permitem detetar e encontrar bens perdidos, recorrendo à rede Find My da Apple, que usa qualquer iPhone para partilhar a localização.

Com todo este interesse focado nesta proposta, é natural que outras marcas procurem implementar uma solução similar. A próxima a tentar criar um destes dispositivos parece ser a Google, para assim ter uma alternativa dentro do seu ecossistema.


A Apple parece ter acertado novamente com o lançamento dos AirTags. Estes localizadores fazem uso de todos os dispositivos móveis da marca para criar uma rede de partilha de informação única e que funciona de forma quase perfeita. Há problemas de privacidade identificados, alguns graves, mas que estão a ser resolvidos.

Com este sucesso, é natural que empresas como a Google procurem criar alternativas e que as coloque à disposição dos seus clientes. Isso deverá estar a acontecer, segundo informações que estão a ser apresentadas agora.

Do que se sabe, esta nova tag terá o nome interno de “grogu” e estará a ser desenvolvida pela equipa da Nest da Google. Deverá surgir numa variedade de cores diferentes e terá um altifalante embutido para mostrar a sua presença e ser facilmente detetado.

Além disso, este novo dispositivo terá suporte para banda ultralarga (UWB) e Bluetooth Low Energy (LE). Essas tecnologias são críticas e absolutamente necessárias para uma deteção precisa da localização dos utilizadores em qualquer cenário.

O suporte para estas duas tecnologias está já presente no Android 13 e tem ganho uma importância cada vez maior. @MishaalRahman também revelou que um “Locator tag” foi adicionado como um tipo de dispositivo na consola de programador do Fast Pair. Esta funcionalidade do Android permite que dispositivos sejam facilmente emparelhados no sistema.

Esta é ainda uma informação inicial e que mostra que a Google está a preparar a sua proposta para responder aos AirTags da Apple. Não existe ainda um nome final e nem sequer uma data de lançamento, mas deverá ser um produto que a marca não deverá demorar a apresentar, dada a sua importância.

Exit mobile version