Pplware

Apple, Samsung e Huawei trarão nova vida ao mercado dos tablets em 2019

O mercado global de tablets (Android e iOS), não é propriamente um dos mais pujantes da atualidade. No entanto, temos visto a Apple a trazer novos modelos como os iPad Air e iPad mini em março último, tal como a Huawei e ainda mais recentemente, também a Samsung reforçou a sua aposta neste mercado.

Como resultado desta aposta, espera-se que todo o mercado cresça dramaticamente no atual trimestre.


Ainda assim, entre abril e junho de 2019 foram vendidos 32,66 milhões em todo o mundo. Estamos perante uma quebra de 11,9% face ao período homólogo de 2018 e uma quebra de 8,7 face ao trimestre anterior. São resultados pobres, que sinalizam a estagnação do setor no segundo trimestre do ano.

O mercado dos tablets caiu durante o 2.º trimestre de 2019

Por oposição, a DigiTimes Research, espera que no terceiro trimestre de 2019 o cenário seja o oposto. Isto é, podemos estar a viver um período de recuperação no mercado dos tablets. Ainda que para já sejam previsões, certo é que temos visto um interesse redobrado nesta área por parte da Apple, Samsung e Huawei.

Mais concretamente, é esperado um crescimento de 19,3% durante o atual trimestre. Um “salto” a dois dígitos que se traduzirá em perto de 39 milhões de tablets iOS e Android a serem vendidos entre julho e setembro de 2019. No entanto, para que tal se materialize, é necessário que alguns fatores se alinhem perfeitamente.

O primeiro dos quais é o alívio das restrições comerciais impostas pelos EUA à chinesa Huawei. Algo que já está em curso e que deverá trazer um novo fôlego para as vendas neste setor. O segundo fator a ter em conta é a apresentação e lançamento previsto para setembro de um novo modelo de iPad por parte da Apple.

Espera-se um crescimento em torno dos 20% para o 3.º trimestre

Com um novo Apple iPad de 10,2 polegadas na calha para a apresentação em setembro, a Apple elevaria assim o número de novos tablets lançados em 2019. Veja-se que em março último ficamos a conhecer o mais recente Apple iPad Air, bem como a mais recente e atualizada geração do Apple iPad mini.

 

 

Além disso, o interesse de Cupertino no mercado dos tablets foi coroado com a apresentação do iPadOS. Em síntese, temos novo hardware, bem como novo software a pensar neste formato. Algo que, por sua vez, ajudará o mercado a retomar gradualmente o crescimento à medida que novas soluções chegam às lojas.

Ainda de acordo com as previsões agora partilhadas, o formato de 10 ou mais polegadas continuará a dominar o mercado. De igual modo, continuará a ser a Apple com os seus iPad a dominar o mercado durante o atual trimestre. Não obstante, teremos novos tablets Android, nomeadamente o da Samsung, a chegar às lojas.

Dos Apple iPad aos tablets Android da Huwei e Samsung

Além da comprovada aposta da Apple neste setor, também a Samsung se destacará. Aliás, de acordo com o mesmo relatório, o segundo lugar deste mercado pertencerá à tecnológica sul-coreana. Já em terceiro lugar teremos a Amazon e a Lenovo entre os lugares cimeiros, com a Huawei a seguir-se na lista.

O relatório aponta ainda o gradual ressurgimento da Huawei e dos seus tablets Android. Sobretudo à medida que as relações comerciais com as diversas empresas norte-americanas forem repostas, a chinesa será, também ela, um motor de crescimento para o setor.

Já de fora das suas previsões ficaram os resultados para o quarto trimestre. Nesse ponto a DigiTimes avança apenas que os tablets com 10 ou mais polegadas de ecrã continuarão a crescer em popularidade. Aliás, no final de 2019 este nicho pode representar até 70% do volume de vendas.

Leia mais…

 

Exit mobile version