O tempo é de isolamento do ser humano, mas as campanhas fraudulentas e de malware para dispositivos eletrónicos continuam. Nesse sentido todo o cuidado é pouco, devendo cada utilizador validar se uma app ou serviço é fidedigna… mesmo que tenha o “carimbo” COVID-19.
De acordo com uma investigação, há uma app que resgata o smartphone dos utilizadores sendo posteriormente solicitado um valor em dinheiro.
Além do surto do Coronavírus que está a atacar o ser humano, há também malware que está a fazer estragos em smartphones! A app com o nome CovidLock parece ser fidedigna, mas, na verdade, é um esquema para roubar dinheiro (o típico Ransomware).
O que é o Ransomware?
Há vários tipos de malware , embora o mais temível de todos seja o ransomware. É por isso que é importante saber exatamente do que se trata, para que se possa proteger dele.
O ransomware é um tipo bastante perigoso de malware que infeta todo o nosso smartphone ou computador. Desta forma, impede que o utilizador tenha acesso aos dados e ficheiros pessoais. Para voltar a ter acesso a tudo, é exigido o pagamento de um resgate. O ransomware é especialmente ganancioso, já que ele não só bloqueia o acesso aos ficheiros pessoais, mas também exige que um pagamento anónimo seja feito para que o utilizador possa aceder às suas informações novamente.
CovidLock: 48 horas para pagar 100 dólares
Depois de ser atacado, é exigido aos utilizadores o pagamento de 100 dólares em bitcoins para conseguir resgatar o smartphone. Quando o utilizador instala a app e permite todas as permissões solicitadas, a app COVID-19 Tracker “esconde-se” no equipamento e bloqueia o acesso ao mesmo.
Ao utilizador apenas é apresentada a informação que o equipamento foi resgatado devendo este introduzir a chave de desencriptação, que o proprietário terá de comprar (custa 100 dólares e não há garantias que funcione)
De acordo com as informações, esta app está disponível em lojas de aplicações alternativas. APK Mirror ou F-Droid são alguns dos exemplos.