Pplware

Abdicaria da sua privacidade em prol de uma app de vigilância da COVID-19?

Tal como noutros países, recentemente Portugal abordou o assunto de um sistema que conseguisse vigiar a COVID-19.

A ideia passa por uma aplicação móvel que pretende monitorizar a circulação dos cidadãos e, no caso de pessoas infetadas, conseguir determinar com quem mantiveram contacto físico. Desta forma, o sistema poderia entrar em contacto com essas pessoas, para os alertar de que estiveram próximos de alguém infetado com a COVID-19.

No entanto, este sistema iria invadir, de certa forma, a privacidade das pessoas. Assim, hoje questionamos os leitores se abdicariam da sua privacidade em prol de uma app de vigilância da COVID-19.


Uma das estratégias para conseguir controlar mais facilmente a propagação do coronavírus, é através de um sistema de monitorização dos casos infetados.

Assim, seguindo os passos das pessoas com COVID-19, seria possível determinar com quem essas estiveram em contacto. Desta forma consegue-se definir uma rede de pessoas que possam ter ficado infetadas e, assim, ser potenciais portadoras do vírus.

Com o objetivo de estancar a propagação da doença, essas pessoas seriam contactados e informadas que estiveram próximas de alguém infetado e, por conseguinte, orientadas para realizar o teste à COVID-19 e a reforçar os cuidados de higiene e prevenção.

Apesar de poder ser entendida como uma medida extremista e invasiva, este método poderá ser bastante eficaz numa situação de saúde pública, como aquela que vivemos. A ideia é monitorizar, de forma anónima, a circulação dos cidadãos.

Temos conhecimento que as operadoras, o Governo e o SNS estão a trabalhar numa solução para que se possa ter acesso à localização de telemóveis dos cidadãos. A mesma informação foi confirmada pelo Primeiro-Ministro António Costa, como podem verificar no seguinte artigo.


Participe na nossa questão desta semana

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com.

Exit mobile version