Pplware

WhatsApp: a fusão com o Messenger e o teclado Google no Android

Zuckerberg quer fundir todas as suas plataformas de comunicação até 2020. Não é uma hipótese, mas sim uma certeza. Agora, vemos o primeiro passo nesse sentido com as de comunicações encriptadas de ponta a ponta, entre o WhatsApp e o Facebook Messenger. O teclado Google tem também novidades para o universo Android.

Para quem gosta de ilustrar as suas mensagens com autocolantes, há agora uma nova opção.


Grande parte destas novidades foram apresentadas durante a conferência F8. O certame anual, dedicado aos programadores e onde são apresentadas várias novidades de todo o grupo Facebook para o presente e para o futuro. Entre estas, temos os primeiros sinais da integração do WhatsApp com o Messenger.

 

Portal – a fusão entre o WhatsApp e o Facebook Messenger

O “Portal from Facebook” é mais que um ecrã. É, desde logo, um ecrã inteligente com várias similitudes com o Amazon Acho, ou mesmo o equivalente da Google (Home Hub). Trata-se de uma nova categoria de dispositivos, apresentados no final de 2018 e que agora nos mostram as suas novas capacidades.

Para os utilizadores do WhatsApp, será agora possível fazer uma chamada de vídeo para os seus contactos do Facebook Messenger. Tudo isto através de uma ligação segura com encriptação de ponta a ponta. Desse modo, ninguém saberá qual é o conteúdo transmitido, estando este acessível apenas para o destinatário e o remetente.

Tal como o coloca o WABetaInfo, o Portal recebe assim uma importante função. Ao mesmo tempo, vemos assim os primeiros sinais de convergência. A possibilidade de contactar não só os seus amigos (contactos) do WhatsApp, mas também toda a lista do seu Facebook Messenger, para já apenas nas videochamadas.

Contamos com uma gradual sincronia entre as três plataformas de comunicação do grupo Facebook, a saber, o Instagram, Messenger e WhatsApp.

 

Produtos no WhatsApp?

Ainda de acordo com as novidades apresentadas durante a conferência F8, o WhatsApp vai receber mais funções. Algo que poderá vir a gerar mais receitas nesta plataforma, ainda isenta de publicidades. Em seguida temos uma das novidades a chegar à versão empresarial do WhatsApp, a versão Business.

Para quem tem um negócio, teremos assim uma nova montra para os seus produtos. É, de acordo com os executivos do Facebook, uma nova oportunidade para criar interação e chamar a atenção do público e potenciais consumidores. A novidade será gradualmente implementada no WhatsApp Business.

 

Para utilizadores do teclado Google no Android

Temos ainda uma nova função a chegar já ao WhatsApp para Android. Na prática, os utilizadores do teclado Google poderão agora lançar mão dos autocolantes do Gboard (teclado Google) nas suas conversações através desta plataforma. Era uma das funções que já estavam a ser preparadas e que agora chega aos utilizadores.

Na prática, terá um sério reforço do atual leque de autocolantes disponíveis nativamente na aplicação de mensagens instantâneas. Contudo, cumpre relembrar que esta função está apenas disponível para a versão Android da aplicação e, dentro destes, para quem também tem o teclado Google instalado.

Assistimos assim a um gradual reforço desta plataforma de comunicação, uma das mais populares no mundo e que agora recebe mais atenção da sua empresa-mãe. Para os utilizadores, temos uma melhoria no serviço e para o grupo de Mark Zuckerberg, uma das mais poderosas formas de criar um ecossistema “facebookiano”.

 

Exit mobile version