O Facebook continua a ser a rede social mais usada do mundo. No entanto, o tempo que os utilizadores passam na rede social de Mark Zuckerberg diminuiu em 26% face a 2017.
Em contrapartida, as restantes redes sociais cresceram neste quesito e há uma clara tendência para os utilizadores recorrem a cada vez mais serviços. Estaremos perante um período de transição na hegemonia do Facebook?
O mundo das redes sociais, especialmente nos primeiros anos, foi composto por diversas fases. Antes do domínio do Facebook, tivemos o Hi5, o MySpace e Orkut… No entanto, a invenção de Mark Zuckerberg triunfou e hoje tem um domínio claro.
Para assentar este domínio, o Facebook adquiriu o Instagram, o WhatsApp e mais algumas empresas para continuar a proporcionar uma experiência completa aos seus utilizadores, muitas vezes multi-plataforma. Contudo, um recente estudo demonstra dados interessantes sobre a utilização do Facebook.
O estudo foi feito pela empresa Activate, que estudou uma panóplia de fatores. Um dos mais interessantes é relativo ao tempo que os utilizadores passam a usar as redes sociais todos os meses. Referente ao mercado norte-americano, que acaba por ser uma referência e representação global, os dados demonstram sobretudo um enfraquecimento do Facebook e o crescimento de pequenas plataformas destinadas a nichos de mercado.
Apesar de a rede social de Mark Zuckerberg continuar a ser a plataforma com mais utilizadores globalmente, já não é a rede social em que a amostra da Activate passa mais tempo. É um decréscimo de 26% face a 2017, enquanto o restante panorama foi de subida geral. Ao passo que os utilizadores passam agora 9 horas e 28 minutos a usar o Facebook mensalmente, em 2017 eram 12 horas e 52 minutos.
Por outro lado, é curioso ver o crescimento do TikTok… Esta rede social especialmente famosa junto dos mais novos cresceu 1.533% no mesmo período e é agora usada durante mais tempo nos EUA do que o próprio Facebook!
No sentido de os utilizadores preferirem agora plataformas especializadas em algum tópico, a Activate partilhou ainda uma previsão para o futuro. Enquanto que atualmente um utilizador usa – em média – 5,8 plataformas de redes sociais, em 2023 tal número deverá rondar as 10 plataformas usadas mensalmente.
O panorama das redes sociais está a mudar e os primeiros sinais começam a ser notórios. O Facebook perdeu o domínio que lhe pertencia há vários anos e os produtores de conteúdo começam a dedicar-se a outras plataformas.
Os dados mostram ainda uma segmentação destes serviços online, com uma tendência para a criação de nichos de mercado.