Hoje em dia, para melhorar a segurança das suas plataformas, é comum as redes sociais e demais serviços online recorrerem à autenticação por dois fatores (2FA)… Sendo que o Twitter não é exceção!
Contudo, mesmo tal camada de segurança adicional – que por norma recorre ao número de telemóvel – tem-se revelado insuficiente para os defraudadores mais astutos. A rede social do pássaro azul implementou uma novidade que trará mais segurança tendo em conta essa realidade.
Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma evolução nos processos de autenticação em serviços e plataformas online. Tal acontece por motivos de conveniência, mas sobretudo devido à segurança. Os crackers e outros defraudadores têm métodos cada vez mais complexos e eficazes para invadir contas de terceiros e é importante estarmos o mais protegidos possível.
Ao passo que alguns utilizadores consideravam que com um método de 2FA ligado ao número de telemóvel já estavam bem protegidos, tal é cada vez menos uma realidade. É comum ver casos em que o acesso ao cartão SIM do utilizador é roubado, de várias formas, e os invasores conseguem assim contornar facilmente esta medida de segurança.
Deste modo, o Twitter introduziu novos métodos de autenticação por dois fatores. Para além do número de telemóvel, os utilizadores da rede social podem agora usar uma app de autenticação como o Authy ou o Google Authenticator, ou até mesmo uma chave de segurança física.
We're also making it easier to secure your account with Two-Factor Authentication. Starting today, you can enroll in 2FA without a phone number. https://t.co/AxVB4QWFA1
— Twitter Safety (@TwitterSafety) November 21, 2019
Para modificar ou adicionar esta camada de proteção na sua conta, basta aceder às Configurações. Em Conta tem a opção Segurança. Nesse menu basta selecionar Autenticação em duas etapas e proceder à sua ativação/ajuste!
Sempre que um serviço online providencia a capacidade de autenticar-se usando mais do que uma simples password, recomendamos vivamente que ative essa funcionalidade. Mesmo não garantindo 100% de segurança, é bem mais fiável.