Pplware

Twitter diz que hackers usaram ferramenta interna e atacaram 130 contas

O Twitter teve uma semana atribulada no que respeita à segurança, ou falta dela. A rede social de Jack Dorsey sofreu um pesado ataque que afetou várias contas, entre elas a de Elon Musk, Joe Biden, Apple e Bill Gates.

Novas informações vão agora sendo conhecidas e que permitem apurar o que realmente aconteceu. Nesse sentido, o Twitter diz ter contabilizado 130 contas comprometidas pelos ataques dos hackers.


Depois de vários ataques que colocaram o nome do Twitter em causa relativamente às questões de segurança, agora a rede social conseguiu apurar mais detalhes que permitem perceber o que se passou.

130 contas do Twitter estavam na mira dos hackers

De acordo com a plataforma de Jack Dorsey, os hackers tinham como alvo do ataque 130 contas contas na rede social. Através das invasões, os criminosos informáticos tentavam levar os donos das contas a transferir dinheiro para uma carteira de bitcoins. Em suma tratava-se de um esquema fraudulento que envolvia criptomoedas.

O Twitter adianta que os hackers conseguiram controlar e publicar através de uma parte das contas lesadas. No entanto não revela a quantidade exata de utilizadores afetados.

Apesar de não ter encontrado provas de que os criminosos tiveram acesso às passwords, a rede social continua a investigar todos os pormenores, como por exemplo as mensagens diretas. Segundo informou o Twitter nesta quinta-feira, dia 16 de julho:

Continuamos a avaliar se os dados privados relacionados com essas contas foram comprometidos e forneceremos atualizações se determinarmos que isso ocorreu.

O ataque conseguiu impedir as publicações feitas a partir de contas verificadas por algumas horas. No entanto o Twitter bloqueou o acesso às contas que haviam tentado mudado a passaword nas últimos 30 dias. Tal como informou a plataforma:

Se a sua conta foi bloqueada, isso não significa necessariamente que temos evidências de que a conta foi comprometida ou acedida.

Para além disso, os utilizadores foram ainda informados que, por precaução, podem não conseguir alterar as suas passawords atualmente. Também a opção de fazer download dos dados da conta se encontra indisponível pelo menos enquanto durarem as investigações ao ataque. Também o FBI irá investigar o caso.

Twitter diz que hackers poderão ter usado uma ferramenta interna

De acordo com a rede social, os hackers podem ter usado um golpe de engenharia social para aceder a ferramentas internas e publicar em contas populares. Quatro horas após o primeiro caso o Twitter afirmou que :

Sabemos que os responsáveis pelo ataque usaram o acesso para ter o controlo de contas de alta visibilidade (incluindo verificadas) e tweetar em seu nome.

Ataque de hackers a contas verificadas do Twitter

De acordo com o que também já informámos, entre as contas verificadas atacadas encontram-se a de Bill Gates, Elon Musk, Joe Biden, Barack Obama, Kanye West, Apple, entre outros.

Leia também:

Exit mobile version