Pplware

TikTok poderá ser banido da União Europeia por conteúdo “potencialmente mortal”

A rede social TikTok é uma das mais populares da atualidade e, por isso, está envolta em inúmeras polémicas, tendo já sido banida, por exemplo, nos Estados Unidos, nalgumas instituições, nomeadamente governamentais. Os conteúdos que oferece através do seu algoritmo respondem de forma quase instantânea aos interesses do utilizador num determinado momento e muitos deles podem ser perigosos para os seus utilizadores.

Com vários jovens a morrer em todo o mundo por causa dos “desafios virais”, na União Europeia está-se a analisar a possibilidade de bloqueio da rede social por causa do seu conteúdo “potencialmente mortal”.


A notícia avançadas hoje pela agência de notícias internacional EFE, dá conta que o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, deixou uma ameaça ao conselheiro delegado do TikTok, Shou Zi Chew, numa reunião por videoconferência.

TikTok poderá ser banido da União Europeia

Thierry Breton terá dito ao responsável da rede social que tinha que haver mais cuidados em relação ao público jovem, considerando não ser admissível que por trás de um “ambiente aparentemente divertido e inofensivo”, possa haver acesso a conteúdo perigoso e que coloque mesmo em risco a vida dos utilizadores.

Foi assim exigido pelo comissário europeu que a rede social respeite a normativa europeia de proteção de dados, que terá que ser cumprida pelas grandes tecnológicas até 1 de setembro, segundo a nova lei de serviços digitais.

Terão, portanto, estas empresas que eliminar o conteúdo ilegal e melhorar a transparência em relação ao funcionamento dos algoritmos que determinam o que os utilizadores podem ver na internet.

Segundo é avançado, tal incumprimento poderá levar a Comissão a aplicar multas num valor equivalente a 6% da faturação global dessas plataformas e a proibir a sua permanência no mercado único.

Não hesitaremos em aplicar estas sanções se as nossas auditorias não demonstrarem um cumprimento total

| Disse Thierry Breton

Recorde-se que, nos últimos anos, foram várias as vítimas mortais de “desafios virais” e muitas outras com problemas físicos graves depois desses desafios, tudo isto, além dos problemas psicológicos que muitos enfrentam, motivados pela pressão exercida pelas redes sociais.

Exit mobile version