Pplware

Threads: Nova rede social da Meta ainda não chegou e já tem questões de recolha de dados

O Threads vai ser a resposta da Meta ao Twitter. Esta nova rede social deverá chegar dentro de dias, marcando uma nova era neste campo. Depois de ter sido revelada, parece que uma primeira questão surgiu. As queixas sobre a quantidade de dados recolhidos aumentam, mas há algo que muitos parecem ter esquecido. Falamos da concorrência e do que recolhem.


Há várias propostas que parecem estar a tentar ganhar o espaço que o Twitter está a deixar escapar. Cada vez mais utilizadores resolvem deixar a rede de Elon Musk e em breve parece que vão ter uma nova alternativa, criada pela Meta, o Threads.

Esta proposta tem estado no foco das notícias nos últimos dias e ontem teve mais um passo decisivo para se tornar uma realidade acessível a todos. A questão é que o Threads já começou a ser avaliado, segundo a informação que está disponível na App Store da Apple.

Foi o próprio Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter, que veio a público revelar a longa lista de permissões e dados recolhidos pelo Threads. Do que pode ser visto, são 14 categorias que estão abrangidas e que vão alimentar os sistemas da Meta com informações dos utilizadores.

Este lote abrange áreas que parecem pouco lógicas para uma rede social e que está a despertar já questões para os utilizadores. Questionam qual a real necessidade da recolha destes dados, se que os utilizadores puderem controlar.

Ainda mais curioso é que a recolha deste volume de dados não parece ser um exclusivo do Threads. Em resposta à publicação de Jack Dorsey vários utilizadores no Twitter apontaram para o facto de que a agora rede social de Elon Musk tem as mesmas informações a serem recolhidas.

Espera-se que o Threads seja apresentado ao público no próximo dia 06 de julho, provavelmente de forma limitada e apenas nos EUA. Mais tarde a Meta irá certamente alargar a sua oferta a mais mercados e a muitos mais utilizadores, que certamente vão querer deixar o Twitter para experimentar esta novidade.

Exit mobile version