A Rússia tem, nos últimos anos, adotado uma política muito restritiva no que toca aos dados dos utilizadores do país. Existem leis que obrigam a algumas regras bem definidas, o que tem levado a conflitos com muitos serviços da Internet.
As mais recentes vítimas podem ser os bem conhecidos Facebook e Twitter. Existe a forte probabilidade de surgirem sanções contra estes dois serviços caso não se adaptem às regras do país.
Uma das mais importantes leis russas, aprovadas nos últimos anos, pretende controlar o armazenamento dos dados. Esta dita que todos os serviços que operem no país são obrigados a manter os dados armazenados na Rússia, não os podendo exportar para fora do país.
O Facebook e o Twitter estão em risco na Rússia
Isto tem originado problemas graves e a multas naturalmente pesadas, levando a que os serviços se adaptem a estas leis.
As mais recentes informações dão conta que o Facebook e o Twitter podem em breve ser alvo de sanções. A causa está no facto destes não terem adotado ainda esta lei de armazenamento de dados.
Para além disso, há também a acusação de que estes serviços não apresentaram qualquer plano para colocar em prática o que a lei russa obriga. A agência de controlo de informação russa, Roskomnadzor, alega que pediu a 17 de dezembro estes planos, não tendo obtido resposta.
Redes sociais não têm planos para armazenamento de dados no país
Com ambas as empresas se recusaram a responder, o chefe da Roskomnadzor, Aleksandr Zharov, comentou a situação. Segundo este responsável, e como resultado, tanto o Facebook como o Twitter podem em breve receber uma multa ou eventualmente uma penalidade, como o bloqueio permanente no país.
Muitas fontes apontam que este movimento não é mais do que uma resposta da Rússia às recentes ações do Facebook. Tudo porque a rede social baniu muitas contas associadas ao país, que violavam as regras.
Esta não é a primeira vez que a Rússia toma uma atitude destas. Terá iniciado com o processo contra o Telegram, com a finalidade de quebrar a cifra das mensagens. Continuou depois com o Linkedin, com resultados muito reduzidos.
No passado também já ameaçou o Facebook e outros
Também o Facebook esteve já anteriormente esteve sob ameaça de bloqueio no país, por duas vezes. Contudo, o processo depois não avançou para uma restrição efetiva da rede social.
Espera-se que tanto o Facebook como o Twitter reajam e que apresentem os obrigatórios planos para armazenamento de dados. Desta forma conseguem evitar problemas na Rússia, mesmo que sob leis que muitos consideram pouco abertas.