Pplware

Mark Zuckerberg arrisca-se a perder o seu lugar no Facebook

Falar do Facebook sem referir Mark Zuckerberg é algo que não é natural. O fundador da maior rede social da Internet é uma presença constante na vida e nas decisões do Facebook.

Acumulando vários cargos dentro da empresa, Mark Zuckerberg poderá em breve encontrar oposição e arriscar-se a perder o seu lugar, tudo graças a uma proposta de um grupo de acionistas do Facebook.

É Mark Zuckerberg que toma as decisões executivas do Facebook. O seu cargo de CEO assim o permite, garantindo que os caminhos que a empresa toma são baseados nas suas ideias e nas suas previsões do que será o futuro da Internet.

Mas uma proposta de um grupo de acionistas poderá mudar em breve a estrutura do Facebook, obrigando Mark Zuckerberg a abandonar o cargo de presidente do conselho de administração da empresa. O pedido partiu da SumOfUs, uma organização de vigilância de consumidores, que conta com alguns investidores importantes do Facebook.

As razões apontadas são simples e pretendem criar uma maior independência e um maior equilíbrio de poder entre o CEO e o conselho de administração, que por agora são controlados por Mark Zuckerberg.

Esta ideia começou a ganhar força quando Mark Zuckerberg e a esposa anunciaram a venda de 99% das suas ações na empresa, revertendo o dinheiro dessa venda para obras de cariz social. Nessa mesma altura, o conselho de administração do Facebook aceitou criar uma nova classe de ações – a classe C – para permitir que Zuckerberg continuasse a ter o controlo maioritário da empresa.

Ao todo são 1,5 mil os acionistas do Facebook que estão associados à SumOfUs e que assinaram a petição que agora pretende que o Facebook escolha um novo presidente do concelho executivo da empresa, procurando que esse lugar seja ocupado por alguém isento e que zele pelos interesses da rede social.

Apesar desta petição chegar agora ao Facebook, Mark Zuckerberg não é o único nesta situação. Empresas como a Tesla, com Elon Musk, a Amazon, com Jeff Bezos, e o Netflix, com Reed Hastings, têm a mesma situação, com o CEO a acumular outros cargo de gestão.

Petição da SumOfUs para retirar Mark Zuckerberg da presidência Facebook

Facebook-shareholder-proposal-to-remove-Mark-Zuckerberg-from-chairman-of-the-board

Exit mobile version