O passado recente do Facebook tem mostrado que esta rede social não tem um foco na privacidade e na segurança dos utilizadores. Os escândalos repetem-se e nada parece ser feito para o contrariar.
Mas Mark Zuckerberg quer mudar esta posição e prometeu agora que o Facebook vai mudar Quer que se foque na segurança e na privacidade dos seus utilizadores. Esta ideia chegou numa extensa carta que o CEO da maior rede social da Internet partilhou agora.
Mark Zuckerberg tomou uma decisão importante e que certamente vai mudar o Facebook nos próximos anos. O CEO da maior rede social da Internet veio a público reconhecer os problemas de privacidade e prometer que a rede social vai mudar.
Mark Zuckerberg promete um Facebook com mais privacidade
Definiu de forma bem clara quais são os pilares em que se vai basear para essa mudança. Estes vão ter sempre como objetivo o aumento da privacidade. São 6 ideias que vão ter como resultado essa mesma privacidade.
Do que pode ser lido, será com interações privadas, criptografia, redução da permanência, segurança, interoperabilidade e armazenamento seguro de dados. São estas as peças para que estes objectivos sejam atingidos.
Os pilares para a mudança do Facebook
Mark Zuckerberg quer que os utilizadores possam recorrer às ferramentas de mensagens para interagirem. Estas devem usar cifra nas mensagens e sem que ninguém as possa ler. Quer acima de tudo que os dados armazenados não possam ser lidos por terceiros e que possam ser eliminados a qualquer momento
As apps de mensagens vão poder fala entre si
Algo que Mark Zuckerberg também anunciou, ainda que para o futuro, é a integração das várias ferramentas de mensagens do Facebook. Em síntese, será possível usar tanto o Messenger, WhatsApp ou Instagram para comunicar, numa única rede, com os mesmos padrões de segurança.
Será, com certeza, difícil ao Facebook atingir estes objetivos. São no entanto essenciais para estancar a perda de utilizadores que tem vindo a ser registadas. Os consecutivos escândalos têm afastado os utilizadores, algo que que tem prejudicado a rede social.