O Facebook é a maior rede social da Internet e isso atrai, há muitos anos, todos os tipos de esquemas e tentativas de propagação de malware.
A mais recente “campanha”, para infectar os utilizadores, está em curso e usa o Chrome para o conseguir. Uma simples notificação abre a porta a problemas graves.
Este novo malware surgiu há poucos dias, mas está a espalhar-se de uma forma rápida entre os utilizadores do Chrome. Uma simples e inocente notificação está a conseguir que os utilizadores sejam infectados.
Ao clicar nessa notificação, que dá conta de um novo comentário sobre o utilizador, leva a que seja descarregado um ficheiro com código javascript.
Por si só, este não representa qualquer problema, mas a curiosidade leva a que este seja executado e é nessa altura que surgem os problemas pois, ao ser descarregado e executado, um ficheiro .exe irá depois infectar o computador do utilizador.
Apesar de estar a visar directamente os utilizadores do Chrome, não se sabe ainda se pode também afetar outros browsers, com funções de notificação semelhantes.
O comportamento deste malware é em tudo parecido com o RAA, que surgiu recentemente, e que é um ransomware criado totalmente em javascript.
A única forma dos utilizadores se protegerem é, por agora, terem cuidado com os alertas que recebem, resistindo à tentação de clicar e prestarem atenção aos ficheiros que recebem vindos da Internet, evitando abrir os que lhes parecerem suspeitos.