Instagram está a testar a proteção de nudez nas mensagens diretas da aplicação
A Meta anunciou que está a trabalhar numa série de novas funcionalidades de proteção infantil no Instagram, incluindo uma que desfoca as imagens de nudez que os mais jovens enviam ou recebem através das mensagens diretas da aplicação.
Meta quer combater a sextortion
Esta é uma medida de segurança para combater a sextortion, uma prática que consiste em fazer chantagem com uma pessoa que partilhou imagens íntimas.
Quando for lançada, a funcionalidade será ativada por predefinição para os utilizadores que sejam menores de idade. Em qualquer caso, os utilizadores adultos poderão ativá-la através das definições da aplicação. O Instagram irá encorajá-lo através de uma notificação.
O objetivo, segundo a empresa, é "proteger as pessoas de verem nudez indesejada nas suas mensagens diretas". Além disso, "para protegê-las de criminosos que podem enviar imagens de nudez para enganar as pessoas e fazê-las enviar suas próprias imagens em troca", diz a Meta num post.
Como funcionará esta opção do Instagram?
A funcionalidade, como já referimos, irá desfocar as imagens explícitas que tenham sido enviadas ou recebidas através de mensagens diretas do Instagram. Também exibirá uma mensagem a avisar que o conteúdo multimédia contém nudez.
Se foi o utilizador que enviou a imagem, a Meta ativará uma janela pop-up quando clicar nela, avisando que o destinatário pode fazer uma captura de ecrã da imagem sem o conhecimento do remetente. Também dá a opção de apagar a imagem, mas avisa que o destinatário pode já a ter visto.
A funcionalidade do Instagram terá também acesso direto a recursos e informações para que tanto os menores como os adultos se possam proteger contra práticas como a sextortion.
Funcionalidade do Instagram estará disponível a nível mundial
A Meta afirma que utiliza um algoritmo para detetar se a fotografia é uma imagem íntima e que em momento algum têm acesso à conversa ou à imagem, exceto no caso das que forem denunciadas.
A nova funcionalidade do Instagram está atualmente em fase de testes, e espera-se que seja lançada para alguns utilizadores nas próximas semanas. Mais tarde, estará disponível a nível mundial, segundo o Wall Street Journal.
A Meta não é a única empresa a oferecer proteção infantil na sua plataforma de fotografias. Há alguns anos, a Apple também anunciou alertas de nudez no iMessage. Estes alertas desfocam a imagem e dão aos utilizadores a opção de não a verem, de a apagarem completamente ou de a denunciarem.
Da mesma forma que o Instagram, a Apple também apresenta uma secção "outras formas de encontrar ajuda". Nela, a plataforma encaminha o utilizador para um site com recursos e conselhos sobre como não continuar a conversa.
Leia também: