O Instagram, rede social do Facebook Inc, tomou há uns meses uma decisão polémica: esconder o número de likes das publicações na plataforma! Depois de tal ter sido aplicado em vários países, nomeadamente os EUA e o Brasil, chegou agora à Europa… Nomeadamente a Portugal!
Esta temática tem sido motivo de discórdia entre os utilizadores, com uns a concordar e outros a afirmar que irá condenar a dinâmica da rede social.
Durante a conferência F8 deste ano, Mark Zuckerberg deu a conhecer uma das novidades que mais vai mudar o Instagram desde a sua criação. O CEO do Facebook anunciou que o número de likes nas publicações poderia ser oculto para o público. Deste modo, apenas o utilizador que partilhou a publicação é que poderá ver quantas pessoas gostaram da sua foto.
Tal estava a ser testado num conjunto de países, como o Brasil, Japão e Canadá. Aqui na Europa, Itália e Irlanda receberam esta capacidade em testes. Tendo em conta o feedback positivo que esta medida está a receber, o Instagram está a alargá-lo para outros mercados.
A ocultação dos likes chega agora aos EUA, mas não só! Vários países em todo o mundo, nomeadamente Portugal, já receberam a mais recente mudança do Instagram. Se no seu feed agora não conseguir ver quantas pessoas gostaram de determinada publicação, tal é normal!
Starting today, we’re expanding our test of private like counts globally. If you’re in the test, you’ll no longer see the total number of likes and views on photos and videos posted to Feed unless they’re your own. pic.twitter.com/DztSH0xiq2
— Instagram (@instagram) November 14, 2019
Assim sendo, a partir de agora o ‘jogo’ muda por completo na rede social! Vai poder ver se algum dos seus contactos gostou de determinada foto ou vídeo, mas não poderá ver quantos ‘gostos’ a publicação tem. Não obstante destas mudanças, tal não se aplica ao seu próprio conteúdo!
As partilhas feitas pelo próprio utilizador continuam com todas as métricas visíveis… Mas apenas para o próprio! Assim sendo, os seus seguidores não vão poder ver quantos likes têm as fotos que publica.
O que acha desta mudança na plataforma? Acha que irá tornar o Instagram num meio mais saudável para se frequentar? Partilhe a sua opinião nos comentários!