Pplware

Ficará o TikTok mais seguro com esta nova mudança?

A rede social TikTok ganhou uma enorme popularidade em todo o mundo e, aparentemente, seria apenas uma app divertida, com danças e paródias bastante criativas. No entanto, hoje são conhecidos vários perigos desta rede. Além da exposição de menores sem qualquer controlo, existem desafios que já provocaram a morte ou danos físicos irreversíveis a vários utilizadores e disseminação de muita informação falsa.

Agora, o TikTok prepara-se para uma mudança que trará informações acrescidas aos utilizadores. Mas será que isto vai tornar a rede mais segura?


O TikTok vai ter disponível um novo recurso para combater a disseminação de informações falsas ou perigosas na sua plataforma. A app vai passar então a alertar os utilizadores antes de uma partilha, que o conteúdo a ser partilhado não foi verificado.

Verificador de factos no TikTok

A atualização visa assim abordar uma espécie de área cinzenta no processo de verificação de fatos: alegações que os verificadores de fatos não conseguem verificar.

Com a atualização, os utilizadores da rede, ao tentarem partilhar um vídeo que foi sinalizado como não comprovado pelos verificadores de fatos terão um pop-up a alertar para o facto do vídeo em causa ter sinalizado como conteúdo não verificado.

O vídeo não estará bloqueado de partilhas e, por isso, o utilizador poderá fazê-lo se assim o entender. Além disso, o criador desse conteúdo irá também ele receber uma notificação com a informação de que o seu conteúdo foi sinalizado.

Segundo a empresa, os primeiros testes revelaram uma redução de partilhas destes conteúdos na ordem dos 24%, o que é encarado como positivo.

Desde o seu crescimento exponencial que a rede social tem sido alvo de muitas críticas pela má revisão dos conteúdos. Publicações inofensivas são bloqueadas, mas desafios perigosos continuam a ser partilhados vezes sem conta. Recentemente, na Itália, a morte de uma menina que se preparava para mais um desafio da rede social, foi o gatilho para o bloqueio da app no país.

Exit mobile version