Pplware

Facebook, WhatsApp e Instagram voltam após falha global de duas horas

O grupo Facebook esteve em baixo durante mais de duas horas. Desde o WhatsApp, ao seu Messenger, assim como o Instagram, todas estas plataformas estiverem inacessíveis. Em causa está a mais recente falha global após a instância registada a 13 de março, tendo ambos os casos sido acompanhados pelo Pplware.

O grupo empresarial de Mark Zuckerberg sofre assim o segundo forte abanão em menos de dois meses.


Em Portugal sentimos a falha do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, por exemplo, nas redes do Pplware. Entretanto, o normal funcionamento de todas as três (quatro com a rede social) plataformas de comunicação já foram repostas, tal como comprova também o site Downdetectorque acompanha estes casos.

A falha no Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp

A falha foi sentida em todas as frentes do Facebook, com todas as páginas inacessíveis. Aliás, nem mesmo a página internacional (facebook.com) estava funcional. A situação verificou-se durante um pouco mais de duas horas, ainda que com algumas exceções. Come efeito, alguns utilizadores apontaram um serviço parcial.

O problema terá sido relatado originalmente às 11:30 de Portugal, 3:30 horas na Califórnia, estado norte-americano que alberga a sede da empresa de Mark Zuckerberg. Ainda assim, a página do Pplware nesta rede social esteve acessível até um pouco mais tarde, ainda que o serviço Messenger apresentasse falhas de serviço.

A falha transversal a todos os serviços da empresa já se encontra resolvida. À hora de redação deste artigo, 15:10 do dia 14 de abril, o funcionamento aparenta ter sido complemente reposto. Contudo, até ao momento a rede social ainda não se pronunciou ou forneceu qualquer esclarecimento relativamente ao sucedido.

Já de acordo com o site DownDetector, a falha deu-se de ambos os lados do Atlântico, com particular incidência no norte da Europa e no Japão, apesar de também ter sido sentida em Malta, Marrocos, Canadá e nos Estados Unidos da América.

Em síntese, registou-se uma falha global com uma duração aproximada de 2 horas. Até ao momento desconhecemos as causas da sua origem, mas no caso passado a justificação foi “uma mudança na configuração do servidor”.

Exit mobile version