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Facebook torna a publicidade dirigida mais transparente e dá mais poder aos utilizadores

O Facebook tem estado sob fogo nos últimos tempos, tendo sido recentemente multado em 5 mil milhões de dólares. As questões de privacidade sobre os utilizadores e os seus dados tem preocupado muitos cibernautas e entidades reguladoras.

Em torno desse problema está uma das fontes de rendimento do Facebook: a publicidade na sua plataforma. A maior rede social do mundo tem tentado recuperar a confiança dos utilizadores e agora dá mais um passo nesse sentido, ao explicar como funciona a sua metodologia de publicidade dirigida e como os utilizadores a podem controlar.


Recentemente abordámos os novos Termos de Serviço do Facebook que visam a proporcionar mais transparência no seu modus operandi e assim reconquistar alguma confiança que perdeu junto dos utilizadores. O grande meio de negócio do Facebook é a publicidade e agora a empresa da maior rede social do mundo adota uma postura mais democrática.

Numa publicação feita no Newsroom, a empresa fala sobre esta nova postura.

First, we’ll show people more reasons why they’re seeing an ad on Facebook. In the past, “Why am I seeing this ad?” highlighted one or two of the most relevant reasons, such as demographic information or that you may have visited a website. Now, you’ll see more detailed targeting, including the interests or categories that matched you with a specific ad. It will also be clearer where that information came from (e.g. the website you may have visited or Page you may have liked), and we’ll highlight controls you can use to easily adjust your experience.

Atualmente as publicações patrocinadas no Facebook contam com a opção “Porque estou a ver este anúncio?” em que o utilizador tem acesso aos argumentos que levaram aquela publicidade a ser apresentada no seu feed. No futuro, essas informações serão mais precisas e completas, sendo que o utilizador terá ferramentas ao seu dispor para ajustar essa experiência de publicidade.

No menu de “Preferências de Publicidade”, o Facebook irá disponibilizar um conjunto de informações acerca do tratamento dos dados de utilizadores feitos para publicidade dirigida. Esta postura vai ao encontro da transparência que a rede social criada por Mark Zuckerberg pretende transmitir aos seus utilizadores.

Será que estas mudanças no Facebook conseguirão restabelecer a confiança dos utilizadores? O tratamento de dados para publicidade é algo que deixa os utilizadores reticentes, sendo cada vez mais comum a criação de movimentos que defendem a criação de uma versão paga do Facebook em que haja uma recolha mínima dos dados dos utilizadores e cujos dados não sejam partilhados com terceiros.

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