Pplware

Falha do Facebook tornou públicas publicações de milhões de utilizadores

Os últimos meses não têm sido simpáticos para o Facebook. Os escândalos têm sido sucessivos e os problemas com os dados dos utilizadores surgem em catadupa. A empresa tem procurado minimizar estas situações, com um sucesso relativo.

No seguimento dos recentes problemas, surgiu um novo, em que vários milhões de utilizadores tiveram as configurações alteradas e fizeram publicações de forma pública sem o saberem.


Foi o próprio Facebook que veio agora a público revelar o seu mais recente problema. Segundo a empresa, 14 milhões de utilizadores estiveram expostos a um problema que alterou as suas configurações de publicações e que as tornaram públicas sem o seu consentimento.

A falha esteve numa alteração que o Facebook fez nas configurações dos utilizadores e passou a propor a estes que as suas publicações fossem públicas e não o que estava definido. Muitos não repararam nesta alteração e, no final do mês de maio, estiveram a publicar tudo de forma global.

A empresa está já a alertar os utilizadores que foram expostos ao problema e a aconselhá-los a reverem as publicações feitas. A ideia é que as alterem, caso o pretendam e que as tornem privadas.

Recentemente, encontramos um bug que sugeria automaticamente publicar publicamente quando algumas pessoas criavam as suas publicações no Facebook. Corrigimos esse problema e, a partir de hoje, estamos a permitir que todos os afetados o saibam e solicitamos que eles revejam todas as publicações feitas durante esse período. Para ser claro, esse bug não impactou em nada que as pessoas publicaram antes – e eles ainda podiam escolher o seu público como sempre fizeram. Gostaríamos de pedir desculpas por esse erro.

O Facebook veio também reconhecer o seu erro e pediu desculpa aos utilizadores pela sua falha.

O problema decorreu entre os dias 18 e 27 de maio, mas o Facebook, no dia 22 já tinha uma correção a ser aplicada. Esta demorou alguns dias a ser propagada e apenas a 27 estava o problema resolvido.

Depois de todos os problemas com a Cambridge Analytica e até mais recentemente com a partilha de dados com os fabricantes de smartphones, esta é mais uma falha que se vem juntar a tudo o que tem corrido menos bem ao Facebook.

Exit mobile version