O Facebook é, definitivamente, a rede social onde todos querem estar e, quem aqui tem conta, sabe perfeitamente que os namorados que lá também estão, fazem questão de, recorrentemente, mostrar publicamente o seu amor.
Muitas vezes esta atitude pode ser entendida como sinónimo de problemas na relação mas, segundo um estudo recente, o Facebook promove e reforça o relacionamento dos casais, ajudando a que eles fiquem juntos por mais tempo.
O estudo, desenvolvido pela Universidade de Wisconsin-Madison deixa claro que, apesar de poderem por vezes ser irritantes as publicações dos namorados no Facebook, estas são saudáveis para o relacionamento dos casais, promovendo e reforçando a sua relação. Os resultados indicam sobretudo que, os casais que exibem abertamente a sua relação, têm mais tendência a ficar juntos por mais tempo.
Leia também: Tipos de pessoas que encontramos no Facebook
O estudo foi publicado no periódico científico Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, tendo sido divulgado online na semana passada. A pesquisa analisou a forma como 180 jovens universitários expressavam o seu relacionamento através da Internet e quanto tempo se mantinham apaixondos.
Os estudantes, que se encontravam todos numa relação, responderam a questões sobre idade, género, duração do relacionamento e nível de comprometimento. De seguida entraram nas suas contas do Facebook, permitindo que os investigadores tivessem acesso aos conteúdos das mesmas para que estes registassem a quantidade de fotos que haviam publicado com os seus ‘mais-que-tudo’, se indicavam que estavam num relacionamento, a quantidade de vezes que no mês anterior, publicaram no mural dos parceiros e a quantidade de amigos que têm em comum.
Leia também: E se o Facebook não existisse? Conheça 10 coisas que mudariam!
Após 6 meses de pesquisas, os investigadores questionaram os intervenientes se ainda se encontravam no relacionamento.
Depois de analisados os resultados, os investigadores concluíram que aqueles que disseram estar num relacionamento, tendo publicado várias fotografias com os seus parceiros, mostraram mais tendência a promover o seu comprometimento com o parceiros fortalencendo, assim, a relação.
As co-autores do estudo Catalina Toma e Mina Choi, afirmaram que o facto de os casais colocarem diversas publicações amorosas públicas no Facebook, consolida a relação dos mesmos. A justificação das investigadores assenta na teoria de que a confirmação pública do romance aprofunda e fortalece esse mesmo romance, uma vez que as pessoas gostam de manter um modo de vida consistente e adequado à forma como se projectam para o mundo exterior, ou seja, aos outros.