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Facebook também teve funcionários a ouvir as conversas dos utilizadores do Messenger

Atualmente, a privacidade é algo que parece ter desaparecido. Ao usarmos um qualquer serviço da Internet estamos expostos e toda a nossa informação é usada, muitas vezes sem o sabermos.

O mais recente caso tem mostrado que as grandes empresas usam as conversas dos utilizadores para alimentar os seus sistemas. Isto é feito de forma transparente e sem qualquer questão moral. A mais recente empresa a admitir esta prática foi o Facebook. A empresa confirmou que teve funcionários a ouvir as conversas dos utilizadores do Messenger.


São bem conhecidos os recentes casos da Apple, da Google e até da Microsoft. Estas empresas usam as gravações de voz dos utilizadores das assistentes virtuais para alimentar os seus sistemas de IA. Do que se sabe, tudo era feito sem o conhecimento ou o consentimento dos utilizadores.

Funcionários do Facebook ouviram conversas do Messenger

Claro que se desconfia também que outras empresas o façam, acedendo aos registos de voz dos utilizadores. O mais recente a vir a público foi o Facebook. A maior rede social da Internet confirmou agora que esta era também uma prática comum no seu serviço de mensagens, o Messenger.

A razão para haver estas transcrições

No caso do Messenger, o que era feito era a transcrição das conversas áudio. Este era um serviço feito por funcionários externos à empresa, com o intuito de validar que a IA interpretava de forma correta a informação disponível. Os ficheiros áudio eram passados anonimizados, embora não fosse possível identificar os utilizadores.

O Facebook relatou que estes dados vinham apenas de utilizadores que concordavam com esta ação e que a mesma foi, entretanto, colocada em pausa. Atualmente não é mais feito este tipo de recolha de dados dos utilizadores. O fim aconteceu há cerca de 1 semana e resultou dos problemas surgidos com as restantes empresas.

Problema moral e ético de ouvir conversas dos utilizadores

Neste caso o problema parece estar na transparência com que esta ação era tomada. Os funcionários recebiam os dados sem saber para que iriam ser usados ou a sua origem. Isto levou, contudo, a que muitos considerassem pouco ética esta ação. As conversas eram aparentemente normais e sem qualquer informação relevante para o Facebook.

Além disso, é pouco clara esta possibilidade nas regras de utilização do Messenger. Em momento algum é indicado que as conversas podem ser ouvidas por humanos. Tal como nos casos anteriores, a questão ética está presente. São aqui levantadas questões sobre a legalidade destas ações.

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