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Facebook testa nova ferramenta para combater a fraude nas redes sociais

As redes sociais, sendo o Facebook o exemplo paradigmático, nasceram para unir pessoas em redor do mundo. No entanto, o seu crescimento exponencial atraiu, também, atenções menos desejáveis. Isto é, dada a sua omnipresença, tornaram-se também num local onde a fraude, ou scam, abunda.

Perante tal constatação, a empresa de Mark Zuckeberg já está a tomar novas medidas!


De acordo com a imprensa, o Facebook já está a implementar uma nova opção de denúncia para começar o combate à fraude na sua plataforma. Isto é, caso lhe seja apresentado algum conteúdo, ou anúncio, no seu feed, poderá denunciar o mesmo como sendo conteúdo fraudulento, ou scam.

A fraude grassa nas redes sociais

A medida foi aplicada recentemente para dar resposta a um novo pico de publicidade fraudulenta. Isto é, durante as últimas semanas temos assistido a vários relatos de anúncios enganosos. Algo que também se alastrou a Portugal, com publicidade que utilizava falsos testemunhos de famosos.

Posto isto, o Facebook começou a implementar uma nova opção, disponível para os utilizadores no Reino Unido. Aliás, aí dedicou também um fundo de 3 milhões de libras, ou cerca de 3,4 milhões de euros para combater a fraude nas redes sociais. É já um fenómeno transversal às suas plataformas.

 

Ao passo que em Portugal os casos têm sido relacionados com investimentos em criptomoedas, o recurso a deep fakes e falsos testemunhos de figuras públicas começou a grassar nas redes sociais, sobretudo no Facebook. Contudo, com um pouco de investigação os sinais de scam são visíveis.

Correm vários esquemas fraudulentos no Facebook

Os meliantes costumam colocar publicidade no Facebook em que dão a conhecer promessas de lucro fácil. Algo que se faz notar, sobretudo, com o recurso a criptomoedas do mais variado género. Mais ainda, fazem-no através do portal de anúncios e publicações patrocinadas do Facebook.

Desse modo conseguem ganhar um alcance considerável, multiplicando as suas hipóteses de enganar o utilizador. Esta realidade já valeu ao Facebook algumas ações legais perante a propagação de desinformação, bem como a circulação de esquemas visando a fraude financeira.

 

 

Assim, no Reino Unido os utilizadores já podem denunciar um anúncio, reportando o seu caráter fraudulento. Algo que para já ainda está a ser testado, apenas nesse país, mas que muito em breve se deverá espalhar. Desse modo, a plataforma pode lançar uma nova frente de combate à fraude.

Já se deparou com algum caso de publicidade fraudulenta nas redes sociais?
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