O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou de forma ativa às redes sociais Facebook e YouTube. Esta é a primeira vez, desde a sua suspensão em 2021 que o faz. Com a simples mensagem “Estou de volta!”, anunciou a sua terceira candidatura à Casa Branca, nas presidenciais de 2024.
Donald Trump está de volta ao Facebook e YouTube
A publicação partilhada ontem no Facebook já acumulou muitos comentários, incluindo vários a elogiar este regresso às redes sociais. Na sexta-feira, a plataforma de vídeo YouTube anunciou também o fim da suspensão a Trump.
A curta mensagem em letras maiúsculas foi acompanhada por um vídeo da estação CNN. Neste surge ao lado do vice-Presidente Mike Pence e do seu filho Barron. A mensagem partilhada é simpels e diz: “Desculpem por fazer-vos esperar, foi complicado”.
O ex-presidente dos EUA tinha sido excluído da rede social em janeiro de 2021, ainda estava no poder, por ter incentivado os seus apoiantes durante o ataque ao Capitólio em Washington. Esta decisão sem precedentes foi imitada na época pela maioria das principais redes sociais, incluindo o Twitter, Facebook e Instagram.
Para justificar a decisão tomada na altura, o YouTube disse na sexta-feira que avaliou “o risco de violência”. Teve em em consideração a importância para os eleitores, de ouvir de forma igual os principais candidatos.
1/ Starting today, the Donald J. Trump channel is no longer restricted and can upload new content. We carefully evaluated the continued risk of real-world violence, while balancing the chance for voters to hear equally from major national candidates in the run up to an election.
— YouTubeInsider (@YouTubeInsider) March 17, 2023
Donald Trump tinha voltado ao Twitter, Facebook e Instagram
A reativação das contas de Trump permite que o potencial candidato republicano partilhe novamente informações através das suas páginas do Facebook e do Instagram. Tem, respetivamente, 34 milhões e 23 milhões de seguidores em cada uma destas.
Após ter sido banido das principais redes sociais em 2021, o ex-Presidente criou a sua própria rede social. Chama-se a Truth Social e foi lançada em outubro de 2021. Trump assinou um contrato de exclusividade com esta rede social, sem uma validade conhecida. Especula-se que esta união termine em março.