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CEO do Instagram diz que o TikTok é o seu concorrente mais forte

Mesmo envolto em várias polémicas, o TikTok continua a ser instalado e usado por milhares de utilizadores em todo o Mundo. E ainda que tenha perdido o 1º lugar em novembro, parece que este sucesso ainda se vai manter a longo prazo.

No entanto outros serviços semelhantes olham com cautela e preocupação para este crescimento. Desta forma o próprio CEO do Instagram considera mesmo o TikTok como sendo o seu maior concorrente mais forte.


O Instagram nasceu há 10 anos e atualmente pertence ao império do Facebook, gerido por Mark Zuckerberg. Esta rede social tem sido imensamente usada para diversos fins, nomeadamente partilha de receitas, de pratos, de treinos, de marcas, de vídeos entre outras. Muitos utilizadores usam-no mesmo com objetivos profissionais, para se promoverem ou promoverem o seu trabalho.

Já o TikTok é uma plataforma chinesa mais recente, lançada em 2016 e que se caracteriza por permitir aos utilizadores a partilha de vídeos curtos. Desta forma, a rede social conta com milhares de utilizadores que partilham essencialmente habilidades e algum potencial. O TikTok tornou-se popular sobretudo durante a pandemia, mas tem estado envolvido em polémica uma vez que o governo de Donald Trump tenciona banir a app de operar nos EUA.

TikTok é o rival mais forte do Instagram

A popularidade do Instagram parece estar a ser afetada pelo TikTok e Adam Mosseri, CEO do Inatagram, diz mesmo que a app chinesa é o seu concorrente mais forte de sempre. Segundo o executivo:

O TikTok é um concorrente incrivelmente forte, é mesmo o mais forte que já vimos. Está sempre focado, determinado e tem uma ótima execução. Tentamos recuperar o atraso de várias formas de modo a criar uma experiência completa e motivar [os utilizadores] a usar mais a nossa plataforma pois, se não houver conteúdos atraentes, não terão motivo para aceder ao Reels em primeiro lugar.

Para responder ao rápido crescimento do TikTok, o Instagram anunciou nesta quinta-feira uma combinação entre as compras online e o recurso de vídeos curtos Reels. Desta forma, os comerciantes ou criadores podem colocar etiquetas nos produtos durante os vídeos, que depois direcionam o utilizador à respetiva plataforma de compra. E Mosseri acredita que o Instagram tem um potencial de compras a longo prazo.

Instagram ou TikTok: Qual é o melhor?

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