Actualizou estado civil do Facebook e Twitter no altar
Esta notícia não é recente, aliás, é do inicio deste mês, mas mesmo assim quis escrever sobre esta “febre” das redes sociais. Hoje em dia milhões de pessoas são viciadas nestas redes sociais, colocando por vezes a sua privacidade (se a têm) e segurança em perigo, mas, a meio do casamento, fazer uma pausa para alterar o estado civil do Facebook e Twitter…
Isto aconteceu nos EUA. Quando o padre estava na parte “declaro-vos marido e mulher, pode beijar a noiva”, o noivo (Dana Hanna) pegou do telemóvel e começou a actualizar o estado civil na rede social.
Na mensagem pode-se ler “Estou no altar com a Sarah, que apenas um segundo, acabou de se tornar minha mulher. Está na hora de beijar a minha mulher”.
Enquanto Dana actualizava o Facebook, o pastor entrou na “onda” e disse “Dana está a actualizar o estado no Facebook”, e para finalizar “O que é oficial no Facebook é oficial no meu livro”.
Os convidados parecem não terem ficado chateados com o que o noivo fez, pelo menos risos existiram.
O curioso é que Dana, já tinha combinado com o pastor esta “surpresa”, e também tinha levado o telemóvel da noiva para que ela pudesse também actualizar o estado civil.
Sinceramente penso que a “febre” das redes sociais começa a tomar contornos preocupantes. Isto é um exemplo do que as redes sociais fazem algumas pessoas terem atitudes no mínimo estranhas.
Mais preocupante é quando vemos adolescentes a escreverem literalmente tudo acerca da sua vida, e contarem factos e acontecimentos que só deveriam ser do conhecimento deles, para até assegurar a sua própria segurança.
Eu já vi fotos de miúdas de 14/15 anos (vizinhas) com poses fotográficas (quase eróticas) e a contar tudo sobre elas, desde idade, localidade, morada, data de nascimento, e muitas outras coisas que devem ser guardadas e não expostas daquela maneira no Hi5, Facebook e outras redes sociais.
Isso assusta-me, pois existem pessoas que o único propósito que têm nas redes sociais é andar à procura dessas mesmas miúdas para depois certamente as tentarão levar para caminhos mais “duvidosos”.
Certamente os pais devem ter cuidado e verificar por onde os filhos “navegam”, mas com a vida stressante que a maioria das pessoas tem, esquecem-se de fazer essa mesma “protecção”.
Não sou contra as redes sociais (até tenho conta no Facebook), mas penso que como tudo na vida tem de haver “peso e medida certa”.
Este artigo tem mais de um ano
Na minha opinião todas as redes sociais bem usadas são muito boas mesmo, em especial Facebook e Twitter, já que o Hi5 era dos melhores e agora está como dos piores com tanta parolice junta.
O twitter que ao inicio não o aceitei muito bem, mas bem explorado facilitou-me bastante a forma como recebo a info que quero em especial novas noticias, e acima de tudo o control total anti-spam, já que só recebo o que quero. Hoje em dia tornou-se a ferramenta que mais uso, não para dialogar com amigos e twittar tudo o que faço mas sim para seguir da melhor forma coisas interessantes.
Aparte disto, acho que estas redes sociais também caem no ridiculo com alguns casos, mas lá está… “Dont blame the tool, blame the user” 😉
Eu vou cortar em tudo do género. Só as vou usar para partilhar a minha música, de resto, 2010 vai ser o ano do silêncio nas redes sociais. Se já não gosto de me sentir controlado por ter telemóvel, então as redes sociais e seu crescente impacto na vida do dia a dia, simplesmente não tenho tempo.
Eu não estou nada preocupado, estou até contente, é sinal que a população tem agora acesso a conteúdos que dantes eram muito mais difíceis. E acidentes acontecem.
Até achei piada á cena que se passou no casamento. É uma maneira de tornar uma altura chata para os convidados num momento engraçado.
Hélio, quanto ao pedido de casamento pelo twitter, não te esqueças que “dantes” era por carta. Eu tenho 22 anos não sou desse tempo.
As redes sociais são o que nós quisermos fazer delas. 😉
Só tenho a tecer um comentário a isto: No comments:)!!!!
Não sei onde isto vai parar.
Cumps
todos fomos educados a viver na dualidade, pois eu acho que não há coisas boas nem más, mas apenas o seu uso ou abuso determina a sua qualidade.
Está a ficar fraquinho o pplware, ou é o sismo no twitter, ou o casamento no twitter. Mesmo muito mau.
Explica como defines o termo qualidade quando o que fazemos se limita em relatar o mundo em que vives, em que pelo menos nós vivemos.
A vida não é só a tecnologia em si, é o que nós utilizadores, fazemos dela. O foco central deste espaço, ao contrário do que muito poderão pensa, não são os gadgets, não são os programas, não são as geekisses em sim.
O foco deste blog são as pessoas e a utilidade que retiramos das ferramentas citadas. A forma como usamos e para que as usamos, isso sim, é do interesse de toda a sociedade.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1450628
Há dúvidas?
A minha opinião é que as redes se estão a transformar num antro de pedofilia e de autentica pornografia.
O twitter dá imenso jeito para toneladas de coisas. Mas a meu ver é completamente mal usado. Vejo coisas ridículas todos os dias…. Há cerca de duas semanas decidi dar uma segunda oportunidade ao twitter a ver se encontrava algo de útil naquilo. A verdade é que encontrei… mas esse algo de útil representa cerca de 1% da informação que recebo pk o resto são mensagens completamente fúteis…. E se esse individuo sentiu a necessidade de por as coisas em ordem nas redes sociais é porque não estava muito seguro que as pessoas que realmente importavam estavam na igreja…
É caso para dizer: “Se alguém se opõe a este casamento que tweete agora ou cale-se para sempre”.
no twitter recebes o que queres. por isso se recebes 99% de inutilidade é porque a escolheste.
o Unfollow serve para alguma coisa.
como já disseram: don’t blame the tool, blame the user!
nesse caso tenho de fazer unfollow de 99% da minha lista (maioritariamente amigos). Porque sim, se n é a ferramenta, é o utilizador, então os utilizadores estão a destruir a ferramenta twittando coisas como: “Cheguei a casa e tenho frio.”
Esse foi o meu erro inicial, seguir tudo e todos, na fase experimental que me deixou com má impressão do Twitter, depois decidi começar do zero ao ver que grandes revistas, jornais (nacionais e internacionais), cinema, etc.. usavam contas twitter para informar das novidades, o que já não me obriga a visitar esses sites constantemente e só abri-los quando vejo noticias interessantes no twitter, que valham a pena visitar o site…para mim tornou-se a ferramenta “newsletter” mais bem inventada 😉
Vocês já ouviram falar em grupos?
Escolhem só o que querem e o resto não vos incomoda. E não é necessário o “unfollow”.
* Grupos se usarem um cliente. Caso usem o browser (web) há as listas.
O TweetDeck faz a sicronização com as listas. 😉
Sou utilizador, um pouco de mais do twitter, e redes sociais. Este caso é um dos “maus” exemplos da utilidade. Mas lá está, só o segue quem quer.
E meti aspas porque até teve a sua piada, percebe o assunto do tópico e com razão é abordado, embora ache que este exemplo não entra bem no mesmo. Tudo bem que é “vida privada” mas não um segredo. O casamento é “público”, já moradas e actividades são um assunto completamente diferente.
Pessoalmente acho muito mais lógico este exemplo que os muitos que vi no outro dia de manhã na minha timeline do twitter, as alminhas que twittaram o sismo logo que o sentiram ou mesmo durante. Por sorte ficou por ali, porque se houvesse réplica mais forte queria ver se já tinha tanta piada estar no sentado à secretária em vez de baixo dela.
As redes sociais não passam de uma feira das vaidades. Acho que é entrar demasiado na privacidade das pessoas. Enfim. Façam o que entendam da vossa liberdade. Penso que as redes são perda de tempo. O pior de tudo é que a imprensa especializada continua a fazer muita publicidade a essa porcaria.
Use quem quizer. A mim apanharam-me por insistência de um amigo mas depois de algumas horas entendi que não passou de perda de tempo.
Viva,
Acho que estão a ver a situação da perspectiva errada… As redes sociais (tirando o Hi5) são excelentes se forem bem usadas… Como já aqui disseram, não culpem a produto, culpem o utilizador!
Eu uso facebook e twitter por razões profissionais.
Só espero é que o facebook não se transforme num recente Hi5 (quando lá ia só via era bonecada).
Cumprimentos.
É esse o meu receio. Porque de facto considero o Facebook muito bem estruturado.
Tenho conta no hi5 e facebook somente. hi5 por razões históricas (já ? sim a internet é assim), facebook pela qualidade.
E redes sociais servem somente, na minha opinião, para não perder contacto com pessoas que não vemos no quotidiano ! Tenho colegas que foram para o estrangeiro e através do Facebook tenho mandado “piropos” às belas polacas que eles conheceram.
Por ano perco 2h nisso, porque admito que é perca de tempo. Ultimamente tenho andado enojado com o ppl viciado no farmvill é mesmo caso para dizer WTF ?! criar uma quinta virtual, oi ?! Enfim.
E pormenor interessante anda tudo a falar da eficiência energética e bla bla o ambiente bla bla, já pensaram nos recursos que são utilizados na net para armezenar/comutar os pacotes/dados para coisas que não interessam a ninguém, sim porque o fulano que diz no twitter que tá a comer um gelado, gasta energia e não interessa a ninguem. Redes sociais sim, lixo electronico não.
Este caso é de ontem, a filha afogou-se na piscina e a mãe ia actualizando o twitter.
(em ingles)
http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1236675/Mother-sparks-outrage-tweeting-rescue-workers-try-save-dying-year-old-son.html
OMG!
Estou chocadíssimma!!!!
No comments…
Primeiro escreveu no twitter o que estava a acontecer e só depois ligou para a ambulancia.
“o maior problema está entre a cadeira e o monitor…”
Cumps
Eu sou a favor das Rdes sociais, mas calmatudo tem limites, por exemplo, eu sou completamente contra o que muita gente faz, exposiçao total. Eu tenho um Hi5, por insistencia do pessoal, de facto nunca á ponho os pés, e um Facebook, que apareço de vez em quando para ver se há algo de novo, ou jogar um pokerzinho com os amigos, fora isso acho que e um perca de tempo.
As redes sociais estão-se a tornar na nova febre da sociedade, e seria tão bom se fossem bem usadas.
Sobre o twitter não me exprimo pois nao acho muito util aquilo, pois com a quantidade de ferramentas para RSS que forncem simplicidade de uso e tudo muito mais, acho que muitas vezes se torna mais uma desculpa o seu uso que outra coisa, e saber que o meu amigo chegou a casa e está com o osso da pestana partido…
Concordo plenamente com a opinião do Hélio no artigo!
As coisas têm um limite. O limite do aceitável. Estamos a falar da cerimónia mais importante da vida de um casal. Eu nem falo no ridículo que é aquelas pessoas que twittam após as relações sexuais. Mas agora um casamento, por amor de deus!
Eu gosto das redes sociais, acho que trazem imensos benefícios, mas é à conta de gente anormal como esta, que cada vez se dá mais razão a quem as critica.
Tenho conta no Facebook que uso pois é uma forma fácil e rápida de contactar amigos e conhecidos, gosto muito também de brincar nos inquéritos e é excelente no que toca à partilha de fotos entre amigos.
Recentemente tenho sentido uma aproximação do Facebook ao Hi5, que não me tem agradado. Há 1 ou 2 anos o Facebook tinha um espírito um pouco diferente, mais adulto. Pode ser que não.
Quanto ao Twitter, considero uma ferramenta muito útil, mas igualmente estúpida quando as pessoas a usam de uma forma exagerada e ridícula.
As redes sociais não são estúpidas, as pessoas é que as fazem assim.
Sou sincero, não vejo, nunca me deu vontade de experimentar, nem consigo de facto entender qual o interesse nesse tipo de coisas (facebooks, twitters e afins). Acho uma completa perda de tempo.
Eu nunca consegui integrar-me no espírito twitter. Acho que faço parte daqueles milhões que se juntam ao twitter e deixaram-no completamente no dia seguinte.
O Facebook já acho mais piada, apesar de praticamente não o utilizar. Mas estou farto da bonecada, FarmVilles, MafiaWars e tantos outros jogos que me enchem a página de início. Em breve terei um smartphone que permite ligação à net e utilização destas redes sociais, talvez possa espicaçar algum interesse novamente. 🙂
GEI, vão estudar 😀 larguem la as redes sociais. nem redes informáticas dominam….quanto mais as sociais!!! pfff
As redes sociais só são perigosas se não as souberem usar!
É muito mau ler uma coisa dessas, quando no facebook existem normas de privacidade enormes e além do mais, só deixa o perfil “aberto” quem realmente é muito burro!
Eu tenho literalmente a minha vida no facebook com a qual partilho apenas com os meus amigos (nem amigos dos amigos podem ver).
Por isso sejamos francos, perigoso é ser BURRO e não bloquear a informação que deve sim ser PRIVADA apenas a quem deve ler…
É sempre a mesma coisa, não sabem usar e depois é PERIGOSO… bah! e escrever sobre isto ainda mais LAME é!
A imagem do pássaro com a aliança no bico está gira 😀
A estupidez humana no seu auge!
Em meados de 2007 escrevi o meu primeiro ( e único ) comentário no Twitter:
“I’m trying to find out what Twitter is !!!!”
Hoje em dia mantenho-o assim… que é para não gastá-lo nem desgastar-me…