Os problemas de segurança e de privacidade parecem não abandonar o Facebook. Depois de tudo o que se passou nos últimos meses, surge agora uma nova falha, que está a afetar 120 milhões de contas.
Para além destes dados, sabe-se que estão à venda mensagens privadas de 81 mil utilizadores. Será que tem alguma de utilizadores portugueses?
Este novo caso foi conhecido quando o grupo FBSaler propôs à BBC a compra da informação dos utilizadores, para provar que tinha conseguido roubar os dados. Segundo este meio de comunicação, as mensagens estão à venda, custando 10 cêntimos de dólar por cada conta.
Especula-se que este grupo seja de origem russa, mas que as contas comprometidas sejam de vários países, não se limitando ao país de origem. Sabe-se que existem contas de utilizadores dos EUA, do Reino Unido e até do Brasil.
A veracidade dos dados já foi confirmada, com a apresentação das mensagens a alguns utilizadores, que as reconheceram como sendo suas. Para além das mensagens, existem dados como os endereços de email e números de telefone dos utilizadores.
Desta vez, e segundo informações do próprio Facebook, a responsabilidade do roubo dos dados não é da gigante das redes sociais, mas sim de uma extensão usada no browser, provavelmente para gerir as contas e as próprias mensagens.
O Facebook já contactou as empresas que desenvolvem os browsers, para que a extensão seja removida das suas lojas e assim evitar a propagação do problema a muitas mais contas da maior rede social da Internet.
Não estando associada à recente quebra de segurança do Facebook, esta é mais uma prova de que dificilmente os dados dos utilizadores estão protegidos dentro do Facebook, sendo simples a um atacante aceder a eles, mesmo que através de terceiros.