Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como escolher o disco de arranque no Mac sem usar o teclado?
- Como ter o Windows e o Ubuntu a correr na mesma máquina?
- Que fazer? O AirDrop só não funciona dentro da rede de casa!
- Porque tenho versões diferentes do Google Maps nos meus Android?
- Um caminho demasiado longo no Windows, como o contornar?
- Onde posso arranjar os drivers da minha impressora HP?
- Porque é que o meu Raspberry Pi 3 não tem som?
- Como posso trazer de volta o meu Mac para o universo OSX?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como escolher o disco de arranque no Mac sem usar o teclado?
Bom dia!
Gostaria de perguntar se existe alguma maneira de escolher o disco de arranque num mac sem ter de carregar na tecla ALT, isto a partir do os x yosemite.
Saudações
antónio martins
Resposta:
António,
Existia até há pouco tempo uma aplicação para Mac que tratava do seu problema.
O BootChamp permitia ao utilizador ainda dentro do Mac escolher qual a partição a ser usada no próximo arranque e assim escolher que sistema operativo arrancava.
Infelizmente, e por culpa da Apple, o BootChamp mão pode ser usado em versões iguais ou superiores ao OSX El Capitan.
O problema está numa nova funcionalidade de segurança implementada, o SIP (System Integrity Protection) e que impede alterações ao sistema operativo.
Se for mesmo um problema usar essa combinação de teclas, o que pode fazer é desactivar o SIP e instalar o BootChamp.
Lembre-se no entanto que está a diminuir as defesas naturais do OSX e assim a deixá-lo mais vulnerável e inseguro.
[Respondido por Pedro Simões]
Como ter o Windows e o Ubuntu a correr na mesma máquina?
Olá pessoal do Pplware,
Gostava que me ajudassem num guia de "Instalar Ubuntu numa Partição".
Tenho um disco de 750GB no PC, e gostava de ter no meu disco a opção de arrancar com Windows ou Ubuntu, podem ajudar?
Obrigado,
Att,
Ricardo Santana
Resposta:
Ricardo,
Uma vez que não refere qual a versão do Windows que tem, vamos fornecer-lhe informações genéricas sobre este processo.
Com elas conseguirá instalar o Windows e o Ubuntu no seu portátil e testar estes dois sistemas operativos.
As instruções que temos disponíveis estão relacionadas com o Windows 8 e o Ubuntu 12.10, mas podem facilmente ser usadas para o Windows 10 e a mais recente versão do Ubuntu, a 16.04.
O artigo que nos referimos é o seguinte:
[Respondido por Pedro Simões]
Que fazer? O AirDrop só não funciona dentro da rede de casa!
Boa tarde,
Antes de mais, isto talvez não seja uma duvida para ser colocada no consultório online, mas uma derradeira tentativa de obter um esclarecimento.
Este é um problema que me têm “atormentado” cá em casa à já algum tempo. Após inúmeros contacto com a Apple Care em Portugal ( foram incansáveis!!! ) o problema persiste.
Eu já tentei de tudo cá em casa, para tentar que o Airdrop do meu MBP funcione com os iPhones ou Ipads. Repito… “Cá em casa!”. Fora dela, ou seja ligado a uma outra qualquer rede Wifi, funcionam, e ambos os dispositivos se detectam mutuamente. A única coisa que funciona cá em casa, em termos de Airdrop é Iphone-Iphone, e iPhone-Ipad.
Agora Iphone-MBP….nada…
Eu abro a consola no MBP…eu vejo os registos a sair, ele a tentar detetar…mas nada….
Isto poderá ter alguma coisa a ver com o router? É que até nos routers 3G o Airdrop funciona! Agora no Technicolor TG784n V3 da Meo…nada.
Espero que me possam dar alguma dica…ou se alguém já alguma vez passou pelo mesmo que diga qq coisa.
Obrigado
Cumprimentos
Ricardo H.
Resposta:
Ricardo,
Essa situação que descreve é anormal e deveria ser reportada ao seu operador. Provavelmente está a ser feito um qualquer bloqueio no router, o que impede que o AirPlay funcione da forma correcta.
O que recomendamos é que contacte a MEO e que reporte o seu problema. Aproveite e nesse contacto tente que seja substituído o router por outro mais moderno e que não tenha esse problema.
Já tivemos casos em que o AirPlay não funcionava de qualquer maneira e que apenas foram resolvidos com a reinstalação do sistema operativo.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque tenho versões diferentes do Google Maps nos meus Android?
Boa tarde, Pplware,
Possuo um tablet HTC Nexus 9 e um smartphone Motorola Moto G (2013). O Nexus tem Android Stock 6.0.1 enquanto o Moto G tem o sistema operativo CyanogenMod baseado no Android 6.0.1.
Recentemente li o vosso artigo acerca dos testes do Google Maps e decidi experimentar. Como tal segui o vosso link e mostrei a minha vontade de participar nos testes. No entanto e depois de atualizar o Google Maps nos dois dispositivos verifiquei que o Nexus 9 tem a versão 9.30.0 enquanto que o Moto G tem a versão 9.27.0. Porque razão isto acontece? Uma vez que uso a mesma conta Google nos dois dispositivos, estes não deveriam ter a mesma versão do Google Maps?
Com os melhores cumprimentos,
Fernando Brito
Resposta:
Fernando,
Não lhe sei indicar a razão para que tal aconteça, já que parece ser algo específico da app Google Maps, mas posso deixar algumas sugestões para que tente ficar com a versão mais recente no Moto G.
Primeiro, experimente desinstalar o Google Maps e voltar a instalar. Isso irá forçar a que, no momento da nova instalação, seja puxada a versão mais recente… Mas o que pode acontecer, é que a versão “mais recente” suportada pelo Moto G seja a tal 9.27.0, onde por alguma razão pode não ser suportada a versão 9.30.0.
Caso isso aconteça, pode ainda tentar outra solução: tirar o ficheiro .apk do Maps do Nexus 9 e enviá-lo para o Moto G para instalar.
Para o fazer:
- instale a aplicação ASTRO no Nexus 9
- abra a aplicação e, quando estiver a ver a lista de pastas, deslize horizontalmente a partir do canto esquerdo para abrir o menu, e escolha o ícone Ferramentas, seguido de Gerenciador de Aplicações e depois navegar até à aplicação Maps
- seleccionar a aplicação Maps e escolher Cópia de segurança
- o ficheiro .apk de instalação terá sigo guardado na pasta \backups\apps\, com o nome com.google.android.maps.apk.
Basta agora copiá-lo para o Moto G e instalar.
[Respondido por Hugo Cura]
Um caminho demasiado longo no Windows, como o contornar?
Boas
Eu costumo ter ficheiro e pastas todas organizadas de uma maneira que quando tento abrir um ficheiro aparece o erro da imagem em anexo ao mail.
Eu tenho estas pastas todas em sincronização na cloud, sempre que acedo através do ambiente de trabalho pelo Windows 8 dá esse erro. No Ubuntu e no windows 10 já permite.
O que tenho de alterar, registo ou instalação para poder dar?
Obrigado pela atenção,
Cumprimentos
João Pedrosa
Resposta:
João,
O problema parece estar no número de caracteres que tem no caminho para os ficheiros. Ao ultrapassar os 256 caracteres essa mensagem é apresentada.
No caso do Windows 10 e do Ubuntu essa limitação parece não existir e por isso o erro não surge.
A forma lógica de resolver o problema é alterar o nome de algumas das pastas, de preferência as mais do início da organização de ficheiros, e assim conseguirá aceder a esses ficheiros sem problemas no Windows 8.
[Respondido por Pedro Simões]
Onde posso arranjar os drivers da minha impressora HP?
Boa tarde,
Gostaria de saber se por acaso sabem onde conseguir os drivers de uma impressora hp deskjet 710c para o Windows 7 enterprise, pois já procurei em vários sites e nem no site da hp encontro.
Apesar de ser antiga continua a imprimir bem, não tendo necessidade de comprar outra.
Continuem a fazer o trabalho magnífico que fazem.
Grata pela atenção dispensada
Altina Marisa Boliqueime
Resposta:
Altina,
Uma pesquisa na Internet devolve vários resultados onde pode encontrar os drivers para essa impressora.
Nem todos são válidos ou confiáveis, mas com algum cuidado e com um pouco de atenção vai conseguir encontrar o que precisa.
Deixamos apenas dois links que nos parecem confiáveis e que poderá usar para obter os drivers para essa HP:
Procure também ver se o Windows 7 não reconhece automaticamente essa impressora, com os drivers genéricos, evitando assim ter de instalar o que quer que seja.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque é que o meu Raspberry Pi 3 não tem som?
Boa tarde!
Tenho um Raspberry Pi 3 com o sistema operativo pplware 5.1, pertendo usar o kodi. Já configurei corretamente o kodi, neste momento dá imagem.
Contudo não consigo configurar o som no meu Raspberry Pi 3, através de jack.
Peço a vossa ajuda.
Cumprimentos,
Pedro Quinteiro
Resposta:
Pedro,
Devido a estar a utilizar a interface HDMI para imagem , a saída de som fica também definida por omissão para a interface HDMI, pelo que a saída analógica está desactivada.
É possível alterar a saída de som com um simples comando. O procedimento é para Raspbian, deverá também funcionar no pipplware. O comando é o seguinte:
amixer cset numid=3 X
Onde X deve ser substituído por 1, para escolher a saída analógica. Poderá ainda escolher a opção 0 para automático (deverá ser a opção escolhida actualmente) ou 2 para a saída HDMI.
[Respondido por Hugo Cura]
Como posso trazer de volta o meu Mac para o universo OSX?
Boa Tarde,
Chamo-me Yannick, e sou vosso fã de longa data, tendo já participado numa destas sessões de esclarecimentos.
Um amigo meu me emprestou um MacBook Pro 13" 9,2 (meados-2012), só que ele teve um problema nele e levaram a um pseudo-técnico que lhe trocou o disco (segundo ele) e acabou por lhe instalar um Win 7 Pro 64 bit SP1, mas com falhas de funcionalidades.
Agora faço minhas as questões dele:
- É possível encontrar drives para o teclado e as suas funcionalidades, bem como as funcionalidades do rato como no ambiente OS X? (as opções especiais do teclado não funcionam e nem as do rato, principalmente o botão direito);
- É possível regressar ao universo OS X a partir do windows que está instalado?
Cheguei a procurar neste site de hackintosh, mas confesso que não sei se aplica ao caso.
Obrigado
Yannick de Figueiredo
Resposta:
Yannick,
A forma mais simples de voltar ao mundo OSX é aceder aos utilitários do Mac OSX e a partir dai faze a reinstalação do sistema operativo.
Para aceder a esse modo deve desligar o seu Mac e voltar a ligá-lo. Durante o arranque deve carregar ao mesmo tempo nas teclas Command + R.
Uma vez na zona dos utilitários do Mac OSX, terá várias opções, e pelo menos uma delas referente à reinstalação do OSX.
Siga depois os passos indicados e num instante terá novamete o OSX a correr nesse Mac.
Os drivers que quer podem ser encontrados, mas apenas através do BootCamp, mas precisa de criar a pen de instalação do Windows 7 através do OSX.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
O utilitário do OSX só está disponível se ainda tiver a partição de recuperação. Segundo o texto original, o disco foi substituído e instalaram apenas o windows. Ora à primeira vista, diria que não terá a partição de recuperação!
A solução é criar um disco (pen USB ou DVD) de instalação: https://support.apple.com/en-us/HT201372
O problema é que é necessário ter um OSX a funcionar para criar a instalação. Solução: pedir a alguém que tenha MAC para criar o disco de instalação!
não será assim tão certo, para ter o windows no Mac continua a ser necessário ter o bootloader da Apple no disco, doutra forma o firmware dá erro, por isso quem quer que tenha instalado o Windows na máquina é quase certo que usou o bootcamp e o OSX para o fazer, sendo por isso possível que ainda tenha a partição de recuperação.
De qualquer das maneiras nos Macs mais recentes, desde 2010-11, há outra forma para voltar a instalar o sistema, usando recuperação pela internet, sem ser necessário ter partição de recuperação. Não é preciso pedir a ninguém para instalar, só ter internet.
https://support.apple.com/pt-pt/HT201314
Antwin,
Tb assim pensei, mas mesmo ao usar o comando para ver os OS instalados (encontrando só o win7) e utilizar o bootcamp para arrancar em OS X (que não consegui: arrancou pelo win à mesma) vi que somente utilizaram o bootcamp e o win. Consegui aceder à opção referida pelo Hugo e caí na situação a que referiste: recovery pela net. Procurarei resolver o problema com as sugestões aqui apresentadas e indico a que mais me ajudou. Cumps a todos e obg.
PPLWARE RULZ
😉
*Pedro, e não Hugo, desculpa
Olá frederico.
Realmente o raciocínio segue o que tinha escrito. Teria que ter um mac funcional para fazer o pen/dvd os x. Mas não creio que em Cabo Verde tenham muitas pessoas que se disponibilizem para “me emprestar um” com o os x corrente (ele aguenta o el capitain). Mas focarei nisso. Obg
Yannick podes não necessitar de tal.
Há partida o Mac que indicaste permite a recuperação a partir da internet, mesmo que não tenhas um OS X funcional instalado no computador. Se conseguires uma boa ligação à internet pode ser uma boa forma de fazer o que pretendes.
https://support.apple.com/pt-pt/HT201314
Relativamente à pergunta sobre o som no Raspberry, mais especificamente o Kodi, executando o comando sugerido irá mudar o som para a saída analógica no sistema no geral mas não no Kodi, uma vez que este usa por omissão um sistema de som embutido no próprio programa e não o ALSA.
Portanto a solução correcto é no Kodi ir a Sistema -> Sistema -> Saída de Som e selecionar “Analogue”.
Não entendo muito bem qual o problema de usar o teclado para escolher o disco de arranque… Só estou a ver a possibilidade de o querer fazer remotamente. Neste caso, nas preferências do sistema, há uma opção para se escolher o disco de arranque.
Não sei mostra as partições Boot Camp, mas mostra qualquer partição a partir do qual o Mac possa arrancar.
Relativamente a pergunta sobre os drivers do Windows 7 no Mac:
É possível instalar os drivers sem ter que criar uma pen de instalação no OSX, basta aceder a https://support.apple.com/pt-pt/HT204048, selecionar o Windows em uso e no final da página basta selecionar o computador MAC em uso e fazer download no pacote de drivers, basta instalar e fica tudo funcional.
Já que estamos a falar de Mac’s, alguém sabe como instalar o Windows num Macbook 13″ de 2006 sem ser através de CD/DVD? Tenho o meu encostado e gostava de o pôr a funcionar outra vez, mas como o processador é de 32-bits, não consigo atualizá-lo para além do OSX Leopard. Este SO apenas permite a instalação do Win por CD/DVD. Já procurei na net mas nunca encontrei nenhuma solução, além disso não permite leitor de cd’s externo e a minha superdrive está avariada.