Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Estou a apagar estes emails porque são SPAM, estou a fazer bem?

Recebo diariamente vários mails oferecendo telemóveis por um euro com o endereço da FNAC. Isto é burla?

Eu não respondo e apago como spam.

Estou certo ?

Abel Fontes

Resposta:

Abel,

Sim, trata-se naturalmente de uma burla. A menos que fosse um concurso devidamente autorizado, como diz o velho ditado, “ninguém dá nada a ninguém”.

Nesse email, provavelmente terá uma ligação a um site fraudulento, com aspeto dissimulado, com o objetivo de obtenção dos seus dados pessoais, a vulgar técnica de phishing.

Deverá classificar sempre esses sites como spam, pois o próprio email vai “aprendendo” com esse tipo de classificações e filtrará cada vez melhor os emails que lhe chegam.

[Respondido por Hugo Cura]


Que software me recomendam para esta função?

Muito bom dia pplware,

Antes de mais, quero dar os parabéns por todos os temas que são abordados no vosso site, que são, sem duvida de excelência. Sempre que posso (quase todos os dias), leio com muita atenção…

Escrevo, para pedir uma opinião vossa sobre um software que tento procurar e não encontro, e penso que nunca foi abordado no site.

O que preciso?

Um software, muito simples, onde coloque um problema, e as várias soluções que foram ou vão sendo encontradas para o resolver.

Será que existe?

Não preciso de um software de tickets ou registo de pedidos de assistência técnica … Apenas onde fosse possível registar o problema e a sua ou suas resoluções.

Se me puderem ajudar ou dar uma sugestão, agradecia.

Muito obrigado e continuem a fazer um excelente trabalho.

Melhores cumprimentos | Best Regards | Saludos Cordiales

Miguel Carvalho

Resposta:

Miguel,

A solução que procura existe há muitos anos e chama-se Wiki. Este formato de base de dados de conhecimento é já o padrão para organizar o tipo de informação que quer guardar.

Fala num software mas infelizmente não indica a plataforma para a qual deverá ser adaptado. Assim, e para lhe dar uma ideia do que poderá usar, vamos deixar algumas alternativas para Android e para Windows.

No caso do sistema operativo para smartphones, tem como propostas o seguinte:

Quanto ao Windows, as alternativas podem ser as seguintes:

Deixamos ainda uma menção honrosa para um software que poderá usar em qualquer uma destas duas plataformas.

Falamos do OneNote da Microsoft que tem uma filosofia parecida e que é uma das melhores propostas da sua categoria. Experimente o que esta app oferece e provavelmente vai ficar rendido às suas capacidades.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso acabar com estas mensagens que não pedi no smartphone?

Exmos. Srs.

Ultimamente, tenho recebido mensagens de diversas Firmas (Staples, Continente, Worten e muitas outras), sem número telefónico e que são pura e simplesmente, publicidade.

Eu já tentei algumas formas para ver se conseguia travar de vez com estas mensagens, inclusive, até já mandei um e-mail para uma delas pedindo para acabar com o envio dessas mensagens, mas nem sequer responderam.

Como é lógico não quero bloquear todas as mensagens, por isso, gostava de saber se V. Exas., como peritos dentro da informática relativa aos “Androide”, que eu muito aprecio e me tem ensinado muito, agradecia caso seja possível bloquear este tipo de mensagens, que não tem número associado, pois se tivesse era simples.

Agradeço a atenção dispensada.

Cumprimentos

Alberto Almeida

Resposta:

Alberto,

A solução para o seu problema estará dentro do Android e numa aplicação da Google bem conhecida.

Falamos da aplicação Mensagens, onde pode ler os SMS que lhe vão enviando. Conforme reportámos em 2019, esta agora tem a capacidade de detetar SPAM e aprender com os utilizadores para detetar situações no futuro.

Assim, o que recomendamos é que instale a app e a defina como a usada para ler as SMS. Aproveite e ative a proteção contra SPAM como indicámos neste artigo.

O que tem de fazer depois é, para cada mensagem dessas que receber, marcá-la como SPAM. Para isso escolhe a mensagem, ficando a carregar nela até surgir o menu de topo.

Nesse menu tem um sinal de stop, que é o botão para bloquear o número e reportar SPAM. Deve repetir esse processo para cada nova mensagem que for recebendo.

Com o tempo o sistema irá aprender e passar a marcar esse tipo de mensagens diretamente para o SPAM nem que as mesmas o incomodem.

[Respondido por Pedro Simões]


Que extensões usar para gerir as passwords do iCloud no browser?

Pplware,

Referem no vosso artigo sobre as novidades do iCloud para Windows que existem 2 extensões para o browser.

Conseguem dizer-me qual é a extensão para Edge e Chrome?

Obrigado,

Vasco Ranita

Resposta:

Vasco,

Podemos e iremos indicar quais as extensões, mas ao usar a aplicação no Windows esta irá propor a instalação das extensões nos browsers.

Este é um processo automático e que irá acontecer sem a sua intervenção, mas apenas após o seu consentimento.

Poderá usar as extensões, mas é recomendado que tenha também instalada a aplicação da Apple para uma melhor gestão destes componentes da sua conta iCloud.

Assim e como prometido, aqui ficam os links para as extensões do Edge e do Chrome:

[Respondido por Pedro Simões]


Que se passa com o Menu Iniciar do meu Windows 10?

Olá boa tarde,

Mais uma vez recorro ao vosso conhecimento para resolver um problema que me está a incomodar.

O menu iniciar não abre de maneira nenhuma. Só abre um menu de texto vertical carregando com o botão direito do rato.

Isto aconteceu após uma das ultimas actualizações.

Tenho a versão 21H1 do Windows 10, instalada em 2021/08/15.

Cumprimentos,

Victor Viegas

Resposta:

Victor,

Esse é um problema que está a ser largamente reportado, por afetar uma quantidade significativa de utilizadores.

O problema pode ter várias origens, e sem conhecer os softwares que usa não é possível determinar qual será a origem do problema. No entanto, existem várias formas de o corrigir, dependendo da origem do problema.

A forma que, aparentemente, tem maior sucesso consiste numa correção ao registo do menu iniciar, e para o fazer basta executar um comando. Como não tem acesso ao menu iniciar para lançar a linha de comandos, pode clicar com o botão direito no tal menu vertical que refere, e escolher a opção Executar. Aí, escreva cmd e clique OK. Há outras formas, como as teclas Win+R ou Ctrl+Shift+Esc > Ficheiro > Executar nova tarefa. Escolha a que preferir.

Já na linha de comandos, coloque o seguinte comando e prima ENTER:

Assim que o fizer, reinicie o Windows e o menu iniciar deverá já estar corrigido.

Se não resolver, poderá correr o comando sfc /scannow, utilizando o mesmo método para aceder à linha de comandos. Este comando irá analisar os ficheiros na busca de uma falha na integridade dos ficheiros, procurando corrigi-la.

[Respondido por Hugo Cura]


Que aspirador para o meu apartamento devo escolher?

Bom dia,

Não sei se poderá ser por esta via mas gostava da vossa opinião… já estive a pesquisar mas o que vi não é muito especifico.

Procuro um aspirador robot para apartamento 150 m2, boa autonomia, monotorização à distância… características básicas relativamente a um adequado AR.

No entanto uma característica que procuro é que seja igualmente silencioso e sobre esta característica não consigo encontrar grande opiniões.

Podem sugerir?

Estou mais tentada para a marca xiaomi…

Obrigada

Resposta:

Sara,

As várias marcas de aspiradores mais conhecidas, como iRobot, Ecovacs, Roborock ou Xiaomi, têm todas um ruído de aspiração semelhante e, a maior parte deles, tem geralmente 3 velocidades de aspiração, onde é tido o cuidado para minimizar o ruído.

O processo de aspiração, baseado na sucção, só por si exige que haja ruído… se não houver, então muito provavelmente a aspiração é má e deixa de cumprir a sua função mais importante.

Assim, a minha recomendação passa por um modelo com melhor relação qualidade/preço, que é precisamente o Roborock S5 Max que analisámos no ano passado:

Existe um modelo mais recente mas equivalente, que é o Roborock S6 Pure. É um robô tecnologicamente muito completo, adequado à necessidade que descreve e ao nível dos melhores do mercado, onde apenas não inclui o sistema de vibração na mopa para simular a ação de esfregar, agora presente em alguns modelos de topo. Exemplo disso é o Ecovacs Deebot Ozmo T8 AIVI, que também analisámos aqui:

São preços significativamente diferentes, e aqui o orçamento disponível poderá ditar a escolha.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version