Quantcast
PplWare Mobile

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rui Silva says:

    “não são 100$ compatíveis.”
    Que é isto? Estados Unidos?

  2. TóSousa says:

    Rui, percebe-se logo que não é o sinal do USD, mas um “typo”, devia ser 100% mas caiu ao lado….
    Analisa antes de falar.

  3. Joao Ptt says:

    Na velocidade da Internet…

    Testar primeiro com outro computador que tenha a certeza que é capaz de atingir tais velocidades… se der tais velocidades o problema estará no computador.
    – Ver nas ligações a que velocidade está a negociar a comunicação, já tive um problema recentemente em que em vez de negociar a 1 Gbps estava a negociar a 100 Mbps, tive de desactivar e reactivar a placa de rede algumas vezes e acho que reiniciar o computador umas duas vezes antes de ficar bom novamente.
    – Verifique que se o Wi-Fi está desligado…. o Wi-Fi, em teoria, poderá interferir nos testes (porque pode ligar-se a ama velocidade inferior e variar a mesma dependendo da localização e interferências que existam no momento), pelo que deve certificar-se de que está desligado para que o computador só se possa ligar por rede de cabo.
    – Se mesmo assim não funcionar poderá querer utilizar um programa como o “Driver Easy” ou outro similar que procure e instale drivers mais recentes para a sua placa de rede… pode resolver.
    – Se adicionou algum anti-malware pode estar a influenciar os resultados, lembro-me por exemplo do Panda Security cujos produtos devem criar uma espécie de proxy local e então as velocidades de download aparentemente desciam abruptamente com o programa instalado por conta do anti-malware que analisava tudo o que entrava.
    – Também pode ter algum programa tipo p2p (uTorrent, etc.) ou de vídeo a consumir a largura de banda em permanência e por isso não conseguir obter maior velocidade apesar de estar tudo aparentemente bem. Tentar desligar todos os outros programas.
    – Utilizar outros web sites de teste de velocidade, e usar outros browsers… pode ser um problema do site ou do browser em si que pode estar com problemas.
    – Em última instância reinstalar o sistema operativo pode ser uma boa ideia se tudo o resto falhar.

    Se outro computador que tenha a certeza que consegue atingir a velocidade máxima da sua ligação (porque já testou antes) também não consegue atingir a velocidade…

    – Ligue-se directamente ao modem da operadora por cabo… por vezes colocam outros routers/ powerlines/ etc. a ligarem-se ao modem do operador e isso pode prejudicar e muito a velocidade por conta de limitações nos componentes físicos desses outros aparelhos, ou de cabos ou da rede eléctrica, ou da interferência rádio, eu sei disso, porque tenho aqui um desses aparelhos que apesar de suportar teoricamente 1Gbps na pratica não suporta nem lá perto, e reduz ainda mais a velocidade do que aquela que conseguia se tivesse ligado directamente no porto de rede 1 Gbps do modem do operador.
    – Trocar por um cabo “CAT 6a S/FTP” (ou “CAT 5e S/FTP”) estas categorias garantem compatibilidade com todos os equipamentos que cumprem as normas internacionais de compatibilidade. A classificação “S/FTP” serve para proteger o mesmo de interferências que podem prejudicar o fluxo de dados no mesmo. Já tantas vezes tive problemas só por causa dos cabos, logo é algo a ter realmente em conta.
    – Se a troca do cabo não fizer efeito, tente com outro… sim, pode ter azar e apanhar mais que um que não presta, já me aconteceu!
    – Se o problema não é do cabo, troque o porto de ligação de rede, passe do porto 1 no router/ modem para por exemplo o porto 4, e continue a trocar, em alguns aparelhos apenas um dos portos dá a velocidade máxima de 1 Gbps teórico, nos aparelhos antigos da MEO era o porto 4, mas outros aparelhos pode ser outro porto de rede… é testar.
    – Experimente desligar todos os outros cabos e desactivar o Wi-Fi do modem/ router e teste só com o cabo ligado ao computador. Pode ter algum outro aparelho a consumir muita largura de banda (SmartTV; Box de televisão do operador; Box de tv android; câmaras de vídeo-vigilância que enviam as imagens via Internet; computador/ tablet/ smartphone de algum familiar/ amigo/ vizinho, etc.) e por isso não conseguir usufruir da velocidade máxima.
    Se resultar e de repente já consegue ter a velocidade máxima desligando os cabos e desactivado o Wi-Fi, terá de averiguar que aparelho(s) estão a usar tanta largura de banda (ex.: SmartTV; Box de televisão do operador; Box de tv android; câmaras de vídeo-vigilância que enviam as imagens via Internet; computador/ tablet/ smartphone de algum familiar/ amigo/ vizinho, etc.). É boa ideia perder tempo a descobrir onde está a opção para desactivar uma funcionalidade chamada de WPS (Wifi Protected Setup) / QSS (Quick Security Setup) / Pbc (Push Button Configuration) entre outras eventuais designações que significam basicamente a mesma funcionalidade de permitir ter acesso à rede com apenas 8 números ou carregando no botão de ambos os aparelhos em simultâneo para configurá-los de forma a ligarem-se sozinhos à rede sem fios… este processo não é 100% seguro e pode ter permitido que vizinhos ou atacantes nas proximidades tenham obtido por essa forma o código da rede e estarem assim a furtar largura de banda. Depois de desativar o WPS/ QSS/ Pbs ou qualquer quer seja o nome no seu router deve então mudar o nome da rede (SSID) e a palavra-chave/ senha/ password de acesso à rede sem fios.
    Use uma aplicação como o “Homedale” no computador, ou uma aplicação para o smartphone que seja capaz de verificar se o WPS está mesmo desactivado, alguns routers como os da TP-Link não desactivam o WPS mesmo que o desligue no Interface (só colocando firmware alternativo como o DD-WRT, OpenWRT, ou outro firmware é que por vezes é possível aproveitar o aparelho, do contrário pode ter de comprar outro aparelho).

    E existem certamente muitas outras hipóteses… só descrevi algumas possibilidades.

  4. Albino Abilio says:

    Em relação á net, a sua velocidade é determinada pela velocidade do menor (“factor”…).
    Posso ir ao speedtest e ver o máximo que a linha pode suportar, outra é o factor real de onde estou a retirar um jogo ex: da Steam, e a velocidade a que eles enviam.
    Microsoft Store, Steam, NVidia Drivers (+500 megas lol), são de onde posso retirar um ficheiro á velocidade máxima da minha net. Já o youtube tem um limitador de +- 1 minuto em relação ao cursor de visualização.
    Nota: em casos de muita instabilidade em qualquer instalação seja net, elétrica, agua ou gás deverá contactar um técnico especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.