Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Trocar um disco bloqueia o Windows 10 e a sua licença?
- Porque será que o meu repetidor Wi-Fi deixou de funcionar?
- Como consigo remover a app Huawei Wallet do meu Mate 20 Pro?
- Devo ou não atualizar o meu Windows 10? E se tiver problemas?
- Que computador portátil me recomendam comprar?
- Como consigo bloquear os SMS de um número no meu smartphone?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Trocar um disco bloqueia o Windows 10 e a sua licença?
Bom dia,
Preciso da vossa ajuda.
O meu portátil é um Toshiba Satellite C55-A-17P que comprei à cerca de 4/5 anos. Para a utilização que lhe dou tem servido perfeitamente (tenho um desktop como PC principal) e para já não pretendo comprar outro.
Resolvi esta semana substituir o disco original pelo um SSD e claro, tive que fazer uma instalação de raiz. Acontece que agora não consigo activar o windows mesmo utilizando a conta de email que sempre utilizei neste computador. O portátil não veio com o autocolante com a chave do windows.
O disco original agora é um disco externo e ainda não apaguei os ficheiros que lá estavam. É possível com ajuda de algum programa que vocês conheçam ver a chave nos ficheiros do windows no disco?
Espero me ter explicado bem. Qualquer dúvida avisem-me.
Cumprimentos e obrigado.
Carlos Mendes
Resposta:
Carlos,
Apesar de não indicar, estamos a assumir que a instalação que fez foi de Windows 10 e não outra versão mais antiga.
Caso seja esse o caso, lembre-se que este sistema operativo dispensa qualquer chave, uma vez que ele valida o hardware presente e em função deste cria um identificador único.
Ao alterar o disco, a chave gerada difere da que está associada a essa máquina e por isso não está a conseguir validar o Windows 10.
O que recomendamos, e que já vimos funcionar em muitos casos, é que contacte a Microsoft e que exponha o problema. O que tem sido feito até agora é eles alterarem do seu lado a chave, passando a contar com o novo disco.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque será que o meu repetidor Wi-Fi deixou de funcionar?
Boa tarde
Há uns anos atrás, devido à fraca intensidade do sinal de wifi em parte de minha casa, tive de instalar um amplificador de sinal Aztech WL 556E, com excelentes resultados.
No início deste ano o meu actual fornecedor de Internet, a Vodafone, mudou-me o router e desde então em todos os computadores lá de casa aparece frequentemente a mensagem " Network change was detected ", impedindo-me assim o acesso à Internet.
Tentei as as soluções constantes da Internet sem grande sucesso mas o problema atenua-se se desligar o amplificador de sinal.
Será este a origem do problema ? E porquê ?
Muito obrigado pela vossa ajuda.
João Silva Ramos
Resposta:
João,
Ao mudarem o router, provavelmente houve alguma alteração que o repetidor não assumiu ou que precisa de ser refeita.
Assim, a forma mais simples de resolver este problema é fazer um reset ao repetidor e reconfigurá-lo novamente.
O reset é feito de forma simples. Basta que pressione o botão de reset durante 5 segundos para o dispositivo restaurar a configuração de fábrica.
Depois disso, só precisa de repetir o processo de configuração, tal como fez inicialmente. Se necessitar de ajuda, pode recorrer ao manual, que encontra nesta página.
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo remover a app Huawei Wallet do meu Mate 20 Pro?
Boa Tarde
Solicito a Vossa boa atenção para ajuda seguinte:
Inadvertidamente, instalei a app Huawei Wallet no meu Huawei mate 20 pro. Acontece que pretendo desinstala-la mas, não consigo de maneira nenhuma! Tentei através do HiSuit ainda assim não foi possível.
Queiram, por favor, dar-me uma ajudazinha nesta situação.
Obrigado
Diógenes Silva
Resposta:
Diógenes,
Existe uma forma simples (no geral) para conseguir remover essa aplicação do seu Huawei Mate 20 Pro.
Terá que ligar o telefone ao PC e seguir um conjunto de instruções bem definidas. Primeiro só precisa de identificar a app, algo que faz com um comando, e depois dar a ordem para a sua remoção, mais uma vez com um comando.
Todos estes passos foram já descritos num nosso artigo e está disponível para sua consulta. Veja o link abaixo e faça os passos indicados:
O resultado final deverá ser o desaparecer da app Huawei Wallet do seu Mate 20.
[Respondido por Pedro Simões]
Devo ou não atualizar o meu Windows 10? E se tiver problemas?
Boa dia,
Desde há uns tempos que não atualizado o meu Windows 10. Mais precisamente desenvolvimento que tenho visto através da vossa página que a cada atualização há um problema, ou pessoas que se queixam que o sistema não inicia, ou que fica lento, ou outros problemas.
Sei que o devo atualizar, e quero, mas e se algo corre mal? Como posso resolver o problema? É que atualmente não me dá jeito estar a perder muito tempo a resolver algum problema muito demorado devido a algo que corra mal na atualização.
Obrigado e continuação de um óptimo trabalho!
Miguel Oliveira
Resposta:
Miguel,
Manter o sistema operativo atualizado é um dos primeiros e essenciais passos a dar para se manter longe de problemas.
Efetivamente, e como descreve, as últimas atualizações não têm corrido bem, com erros recorrentes e até alguns graves.
No entanto, e neste momento, a mais recente atualização está estável e livre de problemas. Deve por isso instalá-la e ter a sua máquina atualizada, não apenas na vertente de segurança mas também no que toca a novas funcionalidades.
Quanto a futuras atualizações, o ideal é aguardar alguns dias antes de as instalar, para assim garantir que estão estáveis e livres de problemas.
Claro que, associado a cada um destes momentos, deve ter sempre feito um backup dos seus ficheiros principais.
[Respondido por Pedro Simões]
Que computador portátil me recomendam comprar?
Olá pplware! Tenho a intenção de comprar um laptop (penso que lhe posso chamar ultrabook) com as seguintes características:
- Ecrã 4K
- Minímo 16GB RAM
- Máximo 15', preferencialmente 13' (preciso de um pc leve e bastante portátil)
- i7 ou i9 (dado que este PC vai ser um investimento faz sentido adquirir o processador mais recente, no entanto, se acharem que não vai fazer grande diferença não me importo com o i7)
- Com a possibilidade de fazer upgrade a algumas componentes (opcional)
- Bom GPU (min. nvidia GTX960)
- SSD
- Touchscreen + rotação 360º
- Bateria decente
Não me importo de comprar Mac, no entanto sei que por um preço muito menor tenho as mesmas specs num windows. (Claro que com um mac terei de abdicar do touchscreen)
O pc irá ser utlizado para edição de vídeo, entre outras coisas (programas da Adobe, maioritariamente) e terá vários programas a ser usados simultaneamente.
Um dos equipamentos que tenho visto é o DELL xps 15 2 in1. O surface book 2 também parece um equipamento excelente mas o ecrã não é 4K. Está-me a escapar algum equipamento? Devo esperar mais uns meses até sair algum pc em especifico?
Gostaria de ouvir a vossa opinião e recomendações. Fico a aguardar.
Parabéns por todo o vosso trabalho.
Com os melhores cumprimentos,
Maria Brito
Resposta:
Olá Maria,
O requisito do ecrã 4K para um tamanho de 13 ou 15” é o primeiro que me salta à vista. Esse requisito é mesmo imprescindível?
Tendo em conta que é pretendido um computador para trabalho a sério, na maior parte do tempo não será utilizado ligado a um monitor?
São algumas questões que deixo no ar, não apenas por estar a ser uma exclusão para o Surface Book 2 como, pessoalmente, acho que poderão haver mais desvantagens que propriamente vantagens (maior exigência de recursos e de energia, maior incompatibilidade de aplicações, e preço mais elevado).
Da mesma forma que o Dell XPS 15 2in1, também existe o 13, também com monitor 4K.
Além do Surface Book 2, também o Surface Pro 6 me parece uma escolha muito válida para esses requisitos.
Um modelo que estará a escapar é o Asus ZenBook Flip, que também me parece cumprir esses requisitos (penso existir versão de 16GB). Há ainda o ZenBook Pro 15, mais moderno, incluindo um ecrã na zona do touchpad, mas não tem rotação 360º.
Estas escolhas são sempre muito complicadas, é um facto, e juntar mais opções é juntar mais indecisões.
Qualquer um deles é muito competente, com recursos semelhantes em termos de hardware, onde há uns mais práticos e versáteis que outros (Surface Pro 6 é um exemplo de versatilidade), mas em termos de qualidade deverá ser o Dell que fica à frente, embora que por pouco.
Boa sorte na escolha.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo bloquear os SMS de um número no meu smartphone?
Ex.mos senhores
Sou um leitor habitual dos seus artigos sobre informática, contudo com as melhorias constantes de programas e aplicações, existe uma lacuna gritante com a impossibilidade de bloquear a recepção de SMS (short message serviço).
Pese embora se possa bloquear a notificação de um SMS, a mesma entra na "caixa de serviço" e fica disponível para leitura.
Não consigo compreender como se barra números de telefone para chamadas, podemos bloquear pessoas no Facebook, WhatsApp e demais redes. Mas um sistema de troca de mensagens continuam impunes, sendo as pessoas importunadas, perseguidas por pessoas de má índole.
Há alguma forma de barrar SMS ou as pessoas tem que ceder a chantagista e ser obrigado a trocar de número.
Peço desculpa pelo desabafo, resumindo , existe possibilidade técnica de barrar SMS de um número específico?
Aguardo o vosso esclarecimento, se possível. Obrigado.
Arsénio Duarte
Resposta:
Arsénio,
Não nos indica que telefone tem e por isso a nossa ajuda fica assim muito limitada. Vamos no entanto assumir que tem um smartphone Android ou iOS.
Estes sistemas estão já preparados para filtrar e bloquear tanto chamadas de um determinado número como as próprias mensagens.
Deve explorar a app de SMS e/ou a de contactos e encontrar aí a opção para bloquear o número que lhe está a mandar as mensagens que não quer receber.
A localização pode variar de marca para marca, mas tipicamente ela está presente. Só tem mesmo de investigar um pouco ou, em alternativa, pesquisar na Internet por esse modelo.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Carlos,
Volte a colocar o HD no portátil e instale, por exemplo, o Belarc. Com ele terá acesso às licenças dos programas instalados. Volte a colocar o SSD e ative o Windows com a chave recolhida. Se não conseguir por este método, com o HD no portátil e o SSD ligado a uma porta USB faça a transferência do SO. Para tal use o programa recomendado pelo fabricante do SSD. Pode depois fazer uma reinstalação completa, via sítio da MS, optando por nada manter (nem programas, nem ficheiros).
@José
@Pedro Simões
Obrigado aos dois pelas respostas.
Sim Pedro, foi o Windows 10 Home que instalei e era o que tinha antes da substituição do disco. Vou contactar primeiro a Microsoft e ver se me conseguem solucionar o problema. Se não houver solução, passo para o método do José.
Mais uma vez obrigado.
Abraço.