Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Porque é que o meu perfil ocupa tanto espaço?

Muito Bom dia

Agradeço a Vossa boa atenção para seguinte dúvida: é normal perfis de utilizadores com 9.32GB sendo que o perfil predefinido seja de 1.81 MB?

Segue imagem de exemplo.

Com os melhores cumprimentos,

Diógenes Silva

 

Resposta:

Diógenes,

Sim, é completamente normal, e passo a explicar a função do Perfil Predefinido.

Esse perfil, tal como o nome sugere, é a base para qualquer nova conta criada nesse computador. Ou seja, tudo o que estiver nessas pastas, será transferido para as novas contas criadas no computador.

É um perfil que, por omissão, está numa pasta oculta, em C:\Utilizadores\Default. Dessa forma, é possível alterar o conteúdo dessas pastas com vista a escolher o que vai fazer parte, automaticamente, das novas contas criadas.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Powerline está ligado onde? Não tenho mais nada ligado na rede!

Boas pessoal,

Parabéns pelo vosso trabalho.

Estou aqui com uma situação de “Bruxedo”

Para mim, nunca vi acontecer o tal e gostava de saber se já passaram por alguma coisa igual.

Eu tenho um Powerline da TP-Link, em que o principal estava ligado directamente ao router da meo e o secundário estava noutro piso. O que acontece é que desliguei o router da meo e desliguei o TP-Link que distribuía o sinal pela rede electiva e para meu espanto, continuo a ter internet no extensor de sinal.

Pior, entrei no router que está a alimentar o extensor e consigo ter acesso a tudo do router! Isto é normal? Significa alguma coisa de especial?

Para estar ligado a um vizinho temos de estar a partilhar a mesma rede eléctrica. E isso é que me faz confusão.

Obrigado

Pedro Oliveira

Resposta:

Pedro,

Esse comportamento sugere que esteja ligado à rede de um vizinho, que por acaso tem o mesmo Powerline, e por um grande acaso estão a comunicar sem necessidade de “emparelhamento” dos dispositivos secundários.

Não conheço o método de configuração dos Powerline TP-Link, mas no caso dos Devolo, é necessário fazer um procedimento para agregar um Powerline adicional, e passar assim a poder comunicar na mesma rede. Aparentemente, nos TP-Link não será obrigatório.

Em algum ponto, fora do contador de eletricidade, a rede será a mesma… ou então, nunca se sabe, pode mesmo haver uma fuga e o vizinho esteja, de alguma forma, a gastar da sua energia elétrica.

Digo isto pois os contadores de eletricidade são um grande entrave à propagação da rede nos Powerlines. Se a rede a que consegue aceder tem boa qualidade, então pode estar mais perto do que possa pensar.

[Respondido por Hugo Cura]


Como coloco uma app no arranque do Android?

Boa tarde!

tenho um view 2 go e preciso ativar o inicio automático numa app… nas opções de bateria coloquei “ignorar optimização” (uma vez que não aparece o supracitado menu) mas de nada serviu… qual procedimento?

Muito obrigado!

Miguel Neiva

Resposta:

Miguel,

As aplicações, quando implementadas corretamente, têm capacidade para se auto-iniciar. Geralmente é possível definir isso nas opções da própria aplicação.

Não havendo essa opção na aplicação, é possível utilizar uma outra aplicação para desencadear a abertura. Existem várias, mas geralmente para que tudo ocorra sem problemas, é necessário ter root no smartphone.

Contudo, há aplicações que dizem fazê-lo sem root:

Se não funcionar (até porque a aplicação não é atualizada há algum tempo), então terá de fazer root e utilizar uma aplicação como esta:

[Respondido por Hugo Cura]


Como usar a licença do Windows 7 num Windows 10?

Bom Dia,

Preciso de ajuda vossa… comprei um portátil usado para o meu filho, que tem instalado o Windows 7 Professional 64bits e Microsoft Office Professional Plus 2013, ambos originais.

Pretendia atualizar para o Windows 10 Pro. Graças ao Pplware já estou à vontade para fazer essa passagem seguindo o vosso artigo:

A minha dificuldade reside como fazer algo semelhante com o Microsoft Office Professional Plus 2013?

Em principio será apenas permitida uma instalação, por isso devo necessitar remover a chave (que já tenho) e voltar a instalar. A minha dificuldade está como proceder à remoção da chave, pois o processo de instalação creio ser normal.

Desde já grato pela vossa ajuda

Rui Afonso

Resposta:

Rui,

Uma licença do Office permite mais do que uma ativação, mas é verificado o computador onde está a ser ativada.

Sendo que se trata do mesmo mesmo computador, não deverá ter qualquer problema. Portanto, o que tem de fazer é apenas o procedimento normal de instalação e ativação.

[Respondido por Hugo Cura]


Como limpar o portátil sem ter de reinstalar o Windows 10?

Bom dia,

Eu tenho um portátil que vou vender, e como tal gostava de apagar todos os meus dados desse computador antes de efetivar a venda (não queria deixar nenhum vestígio meu para o novo dono).

Qual seria a melhor forma de “limpar” o portátil?

É possível fazer uma formatação sem necessidade de instalar novamente o Windows 10?

Fico a aguardar a vossa ajuda.

Obrigado.

Melhores cumprimentos,

Tiago Ferreira

Resposta:

Tiago,

Uma formatação da drive de armazenamento significa que tudo é apagado e, como tal, será necessário instalar novamente o sistema operativo. Mas não é necessário fazer isso.

Para não deixar qualquer vestígio deve ser utilizada a funcionalidade de reposição. No menu iniciar, basta pesquisar por “Repor este PC”, abrir e seguir os passos. Deve ser escolhida a opção para arranque avançado, onde depois deve ser escolhida a opção para não manter qualquer informação.

No final do processo concluído (pode demorar algumas horas), e para “descargo de consciência”, pode ser utilizado um procedimento para prevenir tentativas de recuperação de dados eliminados.

Uma das soluções é escrever “coisas” no espaço livre do disco, inviabilizado assim a recuperação. Essa funcionalidade está disponível, por exemplo, no conhecido software CCleaner, em Tools > Drive Wiper:

Em Wipe deve ser escolhida a opção Free Space Only, e em Security deve ser escolhida, pelo menos, a opção Advanced Overwrite. Resta depois escolher as partições onde premir Wipe e aguardar.

[Respondido por Hugo Cura]


Que distribuição escolher para o meu portátil antigo?

Boa tarde,

Precisava da ajuda dos vossos especialistas em sistemas operativos, sobretudo no que diz respeito a distribuições Linux. Tenho um computador que precisava ressuscitar mas não tenho conseguido fazer nada com ele.

Ele é um Eee PC 1001P da Asus e está parado por não ter um OS que trabalhe bem com 1 GB de RAM.

Assim, a pergunta é simples: Conhecem alguma distribuição Linux que permita colocar o meu Eee PC 1001P a viver de novo??

Ismael Guimarães

Resposta:

Ismael,

Existem muitas distribuições Linux que pode usar para dar uma nova vida ao seu portátil mais antigo.

A limitação de 1GB é realmente um impedimento para conseguir usar um sistema operativo mais moderno e por isso com maior consumo de recursos.

No entanto, e como refere, o Linux é uma excelente alternativa. Deixamos abaixo 4 artigos com distribuições Linux que pode usar:

Recomendamos que veja cada uma destas distribuições em detalhe e que escolha a que mais lhe interessar. Deve ter ainda em conta a que consumir menos recursos.

[Respondido por Pedro Simões]


Como instalo a Rom Global no meu Xiaomi?

Boa tarde,

O meu nome é Pedro Agostinho e ficaria grato se conseguissem esclarecer a minha questão.

Serei breve na explicação, até porque sou completamente leigo na matéria.

Comprei através do site GearBest um telemóvel:

  • Xiaomi Mi Mix 2 4G Smartphone 64GB ROM – Preto 227509501
  • 6GB RAM Leitor de Impressão Digital Versão de Chinês e Inglês

Verifiquei que o equipamento não tem a playstore para instalação de app’s.

Entreguei o equipamento numa loja pequena para me solucionarem o problema. No dia seguinte informaram-me que não tiveram sucesso.

O telemóvel em questão, palavras do técnico, tem ROM Chinesa e precisa de ROM Global. Acontece que a Xiaomi impossibilita que para este telemóvel seja instalada a ROM Global e como tal nada poderão fazer por mim. Referiu que em modelos anteriores era possível, mas que agora já não.

Naturalmente que me sinto enganado com a compra que fiz.

A questão que vos coloco é a seguinte: confirmam-me que será impossível instalar a dita “ROM Global”? A pplware poder-me-á ajudar de alguma forma?

Agradeço antecipadamente pelo esclarecimento.

Cumprimentos,

Pedro Agostinho

Resposta:

Pedro,

Primeiro que tudo, não tem que se sentir enganado. Tem precisamente o que comprou, apenas não terá feito a melhor escolha no momento da compra. Mas não é grave.

No modelo Mi Mix 2, a ROM Global oficial está disponível, pelo que será possível a sua instalação:

Recomendo a instalação via Fastboot. Guia disponível aqui:

Basta seguir o passo a passo.

Além disso, também na comunidade Xiaomi.eu está disponível a ROM global, que inclui muitas das funcionalidades presentes apenas na versão chinesa.

Temos um guia detalhado para o fazer:

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version