Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como abrir as portas do router para acesso remoto?
- Como posso voltar para o Windows 7 no meu PC?
- Ainda podemos confiar na Nokia e nos seus smartphones?
- Como remover o pedido do pin do início do Windows 10?
- Que monitor de 32 polegadas me recomendam?
- Como recuperar a palavra passe de uma conta de e-mail Sapo?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como abrir as portas do router para acesso remoto?
Ao pplware,
Chamo me Sully Fernandes, residente em São Miguel, Açores, e trabalho em alarmes, informática, redes, cctv, domótica.
Poderiam me ajudar com configurações de routers da meo e nos para acesso externo como cctv e outros.(abertura de portas).
Antecipadamente os meus agradecimentos
sully fernandes Omar
Nota: vi o vosso site num forum de ajuda de configurações.
Resposta:
Sully,
Temos guias precisamente para o que pretende.
Para o caso do router MEO pode consultar neste artigo:
Para o router da NOS, pode verificar no artigo abaixo, na secção “Como abrir portos para aplicações”:
Note que é possível que, atualmente, a interface não seja exatamente igual e que o caminho para chegar até a essa opção também tenha algumas diferenças.
Além disso, a informação que consta nesses artigos, pode considerar-se como transversal para qualquer outro router, pois o conceito é precisamente o mesmo.
[Respondido por Hugo Cura]
Como posso voltar para o Windows 7 no meu PC?
Bom dia
Tenho o Windows 10 instalado nos meus computadores mas, gostaria de voltar para o Windows7 no meu portátil. Será que isso é possível sem ter de formatar o portátil ou comprar o programa se é que ainda está à venda?
Abraço.
Óscar Sousa
Resposta:
Óscar,
Segundo o que descreve, a passagem para o Windows 10 foi feita através da atualização do sistema operativo anterior, que seria o Windows 7.
Este processo em nada interfere com as partições de recuperação que deve ter ainda no seu computador.
Assim, e para voltar ao Windows 7, deverá fazer uma reposição do seu PC, não através do próprio Windows, mas sim através do processo de arranque.
Este passo varia de máquina para máquina pelo que deve acompanhar com atenção o iniciar do seu PC e tentar perceber com este passo é feito.
Dito isto, e tendo respondido à sua pergunta, importa fazer um alerta e uma chamada de atenção.
Lembre-se que o suporte do Windows 7 está para terminar. No próximo dia 14 de janeiro a Microsoft irá abandonar este sistema operativo, deixando o mesmo de ter suporte.
Na prática isto significa que todos os problemas de segurança que existam vão deixar de ser resolvidos e o Windows 7 deixará de poder ser considerado um sistema seguro e até fiável.
Não recomendamos o retorno ao Windows 7, por esta razão. Provavelmente se identificar os problemas que sente com o Windows 10 poderá resolvê-los com recurso a aplicações ou a serviços, que assim colocam o seu sistema operativo como pretende.
[Respondido por Pedro Simões]
Ainda podemos confiar na Nokia e nos seus smartphones?
Boa tarde,
Eu gostava de saber se ainda posso confiar nos telemoveis da marca nokia depois dos problemas descobertos.
Gil Rafael
Resposta:
Gil,
Efetivamente o problema detetado é grave e levanta sérias dúvidas se é aconselhado manter um equipamento Nokia.
No entanto, a marca depressa veio a público defender-se e explicar as razões para o que foi detetado.
Recomendamos que leia o artigo abaixo e que perceba o que realmente se passou:
Com base nestas informações, e acreditando no que a Nokia diz, não vemos razão para que tenha qualquer problema em manter e confiar no seu smartphone desta marca.
[Respondido por Pedro Simões]
Como remover o pedido do pin do início do Windows 10?
Boas,
Caros para aceder à conta do Office que detenho da minha empresa e assim consultar Outlook e outras aplicações dei permissão (na altura que fazia a configuração) à minha empresa para (controlar será esta a palavra certa, talvez monitorizar?) o meu PC
O que é certo é que automaticamente tive que mudar o Pin de do início do Windows de 4 dígitos para 8 e agora de vez em quando pede para eu altera este PIN, o que posso fazer para que esta situação acabe, mesmo que para isso tenha que deixar de ter acesso às ferramentas da empresa
Cumprimentos
José Braz
Resposta:
José,
Provavelmente terá não só adicionado o acesso à conta da empresa, como também adicionado o sistema operativo ao domínio da empresa… e como tal, o Windows fica sujeito às restrições de utilização desse domínio. Falo, portanto, de contas Exchange.
Se for esse o caso, e da experiência que já tive num caso semelhante, é muito simples adicionar um computador a um domínio, mas é muito mais chato retirá-lo desse domínio.
Deve, naturalmente, começar por remover a conta da empresa do PC e tentar, nas gestão de contas/utilizadores do Windows, desassociar o domínio da empresa da sua conta do Windows.
Mas repare, no final de contas, essa é uma excelente prática de segurança e há muito mais certezas de que o acesso ao computador (e à informação da empresa) está seguro.
[Respondido por Hugo Cura]
Que monitor de 32 polegadas me recomendam?
Boa tarde,
Estou a escolher um novo monitor de 32" e da análise às opções existentes no mercado constato que a maioria de aparelhos tem a funcionalidade Free-Sync (Placas AMD) quando me parece que, como é o meu caso, haverá uma preponderância de PC´s com placas Nvidea (G-Sync).
Porque é que isto acontece? Podem dar uma explicação detalhada?
Obrigado.
DC
Resposta:
ACarvalho,
A resposta é simples: negócio.
A tecnologia FreeSync provém de um standard aberto, livre de royalties, desenvolvido inicialmente pela VESA (Adaptive-Sync) e “aproveitado” pela AMD.
A Nvidia, como dominante do mercado neste segmento, criou a tecnologia G-Sync com a mesma finalidade “técnica” mas, naturalmente, os monitores que a incluem terão de entregar royalties à Nvidia. Por essa razão, são mais caros e existem em muito menos quantidade.
[Respondido por Hugo Cura]
Como recuperar a palavra passe de uma conta de e-mail Sapo?
Boa tarde,
Perdi uma palavra passe de um email sapo. O problema era simples e eu sei resolver, a questão é que não coloquei dados de recuperação no caso disto acontecer. Agradecia resposta já que se trata de um email de uma microempresa.
Grato pela atenção e disponibilidade,
Diogo Nobre
Resposta:
Diogo,
Infelizmente não tenho boas notícias.
De acordo com o que pode ser lido na página de Ajuda do Sapo, “caso se esqueça da password e não tenha dados de recuperação, não poderá recuperar a password por nenhuma outra via e perderá a sua conta de email”.
Essa informação é, de facto, muito clara e não deixa dúvidas.
No entanto, se acontecesse comigo e eu fosse efetivamente dono da conta, talvez não desistisse já.
Experimente contactar os serviços de apoio do Sapo / MEO, e fundamente devidamente essa necessidade. Se conseguir reunir argumentos suficientes, talvez seja possível fazerem alguma coisa por si.
Os canais de contacto são:
- Skype - apoioportalsapo@suporte.sapo.pt
- Telefone - 16200
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Olá, quero agradecer ao Hugo Cura a rápida resposta que me deu, sem sombra de duvidas que estou consciente que estou muito mais seguro, só é chato porque está sempre com coisas novas, ontem por exemplo tive que fazer uma verificação de PIN por exigência da Microsoft, isto porque raramente desligo o PC e na sexta feira desliguei-o, ontem sábado quando liguei foi logo a primeira surpresa da manhã, verificar o PIN.
Obrigado Hugo Cura
Diogo Nobre, já me aconteceu isso uma vez, agora já não acontece porque uso todo o tipo de recuperações que eles disponibilizam, mas consegui através do contacto telefónico e com muita paciência deles e minha recuperar a conta, experimenta, tal como diz o Hugo não desistas já.