Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Atualização de segurança de Janeiro estragou o meu Mi A2
- Que smartphone devo escolher para substituir o meu Samsung S9?
- Que devo fazer para remover estas apps do macOS?
- Como consigo meter AdSense no meu blog?
- Como recupero ficheiros afetados por ransomware?
- Como consigo criar o cartão para o meu Raspberry Pi?
- Como consigo proteger a partilha de uma pen pelo meu router?
- Qual a ferramenta indicada para desinstalar apps no macOS?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Atualização de segurança de Janeiro estragou o meu Mi A2
De manhã ao desbloquear o telemóvel constatei que havia uma atualização do sistema e era-me pedido que reiniciasse o telemóvel para se proceder à atualização. Finalmente, pensei. Será que vai corrigir os problemas que o Android Pie trouxe? No meu caso após a atualização para o Android Pie o GPS passou a funcionar mal...
Reiniciei o telemóvel e passado um bom bocado como não voltava a ligar tentei ligar o aparelho. Apareceu o logo Android e não passou daí. Liguei-o ao carregador e passou a reiniciar-se sucessivamente, sem passar do logo Android. Fiz pesquisas na net e verifiquei que havia imensas pessoas com o mesmo problema que eu. Espanta-me que até ao momento não tenha sido feito nenhum aviso na imprensa especializada, nomeadamente Pplware que tem ao longo do tempo feito "algum reclame" a este aparelho.
Saquei no "manhoso" site da Xiaomi algum software (Miflashsetup, MIflash_unlock e a rom Jasmine Global) para tentar repor um rom anterior, mas não consigo desbloquear. [...]
Será possível fazer algo para recuperar o telemóvel?
Obrigado
Adelino Samouco
Resposta:
Adelino,
Entretanto tivemos conhecimento dessa situação e já fizemos o alerta, para que os utilizadores ponderem não fazer a atualização para não correrem o risco de ficarem "pendurados":
Há muitos utilizadores que não tiveram qualquer problema, no entanto alguns estão também na mesma situação que o Adelino.
Não sabemos qual será a solução oficial para resolver o problema, já que não é possível iniciar o sistema para que seja desencadeada uma nova atualização para corrigir o problema.
Se não tem dados críticos que pretenda recuperar no smartphone, e tudo o que tem está sincronizado na conta Google ou em serviços cloud, poderá instalar manualmente a versão mais recente do Android, mas será necessário que, antes do problema acontecer, já tenha selecionado algumas opções. Mas alerto novamente: ficará com o sistema totalmente limpo, como novo, que terá de ser novamente configurado.
Para o fazer, deve fazer o download da ROM oficial do Mi A2, neste link, e seguir o guia de update Fastboot
No desbloqueio do bootloader, se ainda não o tiver feito, é necessário que já tenha a conta Mi configurada, ativada por um cartão SIM, e que nas opções de programador tenha a opção "Desloqueio OEM" ligada. Na verdade é improvável que tudo esteja nessas condições e, como tal, poderá ser necessário efetuar um procedimento avançado, que consiste no modo EDL:
Depois, o Step 2, correspondente ao download, já estará feito com o link que forneci.
Se por outro lado tem informação que não pode, ou não quer perder, terá que aguardar por uma solução oficial para tentar corrigir o problema.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Que smartphone devo escolher para substituir o meu Samsung S9?
Antes de mais, os meus agradecimentos e parabéns pelo excelente sítio, que diariamente acompanho.
Uma vez mais venho apelar à vossa ajuda.
Pretendo adquirir um smartphone, mas as dimensões assustam-me! Não gosto de tlm estilo “tijolo”.
Já consultei imensos sítios e não chego a uma conclusão e nas lojas, o que está exposto é escasso.
Do que vi, gostei do Samsung S9 (já tive um Samsung e adorei: pequeno e fino; tenho atualmente um limitado Lumia 435). Vi mais uns tantos, muito básicos, nada recentes (tudo do inicio de 2018).
Leio e ouço que as marcas só atualizam por 1 ou 2 anos, ficando o aparelho rapidamente desatualizado, logo, deixa de ter sentido gastar centenas de euros. E o S9 já tem um ano! Em breve irá surgir o S10.
Assim sendo, será preferível apostar em algo (de pequeno tamanho) que tenha um custo menor e que, a cada 2 ... 3 anos, se substitua ou ...?
Por favor, podem dar-me algumas sugestões de smartphones de pequena dimensão e com razoável qualidade ou vale a pena o S9 (+ou- 500€) ou ... ?
Obrigado,
José Gorda
Resposta:
José,
Para quem procura um smartphone topo de gama mas que não adere muito à tendência dos tais “tijolos”, o Samsung Galaxy S9 é de facto a melhor alternativa que tem.
Há também o Huawei P20 e o Nokia 8 Sirocco, que são de gama ligeiramente abaixo. Mas diria que não adianta estar a colocar estes em jogo, tendo em conta as especificações e qualidade do S9.
O facto de o S10 ser lançado em breve pode reduzir um pouco o preço atual do S9, mas diria que não será uma quebra relevante.
O S9 é um smartphone bonitíssimo, muito competente a todos os níveis e com suporte comprovado pela marca, ainda que possa não ser tão atempado como algumas marcas.
Atualmente é possível comprá-lo por cerca de 500€, o que um valor interessante face ao que o smartphone, mesmo com um ano, oferece.
[Respondido por Hugo Cura]
Que devo fazer para remover estas apps do macOS?
Olá!
Estou a ter algumas pequenas divergências com o MacOS Mojave 10.14.2
Recentemente, removia algumas app’s que foram alteradas por uma actualização. Concretamente foi a app Moavi Vídeo Maker, a qual havia comprado na App Strore por 27 euros. Acontece que, ao deparar-me com uma limitação desta app, e após ter contactado a assist. técnica da Movavi, fui aconselhado a actualizar para a versão do Movavi Plus 15, pois, com essa versão já iria conseguir passar vídeo de uma câmara V8.
E era este o meu objectivo aquando da procura de software específico para cumprir este desígnio.
Aconteceu que a nova app era apenas de demonstração por 7 dias, e após esse prazo… nada!
Ou a comprava ou nada feito! E aqui a surpresa.
Tinha eu despendido já 27 euros, e achei que era uma exploração tal coisa. Não paguei nova licença!
Então, fui aplicar a app Movavi Video Maker (que comprei) e ao fazê-lo esta havia deixado de funcionar. A fim de tentar resolver a situação, removi a app e voltei a lançar-la de novo. E o resultado foi o mesmo! Não funcionou de todo!
Daí que peço a vossa ajuda para encontrar uma forma de contornar esta situação.
Em Windows, conhecia uma forma de apagar o rasto de um software ou app, mas, em MacOS desconheço de todo. Será que podem dar alguma orientação nesse sentido?
Abraço!
Pedro Ferreira Braga
Resposta:
Pedro,
O processo de remoção de apps do macOS é simples, mas requer que algumas regras básicas sejam cumpridas.
Para desinstalar uma app bastará arrastá-la para o Lixo. Se a mesma estiver dentro de uma pasta (dentro da pasta Aplicações), então deverá procurar uma app de desintalação.
De seguida, e é aqui que normalmente falha, o Lixo deverá ser esvaziado. Só assim a app é realmente removida do macOS.
À parte, recomendamos também que use a app AppCleaner, que vai mais longe e remove ficheiros associados e que podem ser removidos.
Para gerir ainda melhor o seu Mac, deixamos abaixo dois artigos do Pplware que o vão ajudar a manter a “casa em ordem”:
- 5 Aplicações fundamentais para fazer manutenção no seu Mac
- Dica: 5 ferramentas para cuidar da saúde do seu Mac
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo meter AdSense no meu blog?
Boa Tarde.
Em tenho um blog que gostaria de adicionar no adsense da google.
O endereço do meu blog é : XXXX.blogspot.com
No entanto tenho uma mensagem que indica
"O domínio fornecido é um domínio alojado. Escolha um domínio de que seja proprietário. "
Como posso ter um website / blog / etc e adicionar no adsense ?
Filipe Fernandes
Resposta:
Filipe,
O Blogspot permite que seja apresentada publicidade da Google, através do Adsense.
No entanto, a forma que usou para o fazer parece estar errada. Não o deverá fazer pelo serviço normal, mas sim pela própria interface do Blogger.
A Google tem informação detalhada de como fazer, nesta página. Só tem de seguir as instruções presentes e conseguirá rapidamente ter a publicidade no seu blog.
[Respondido por Pedro Simões]
Como recupero ficheiros afetados por ransomware?
ola boa noite
preciso de ajuda com uma questão um colega meu foi infectado na NAS dele
mas só numa pasta com o virus
tfudet e os arquivos estão encriptados não dando para abrir nenhum deles ... como posso recuperar esses dados?
Alguma sugestão o problema é mesmo se só aquela pasta da NAS infectada.
Rui Estacio
Resposta:
Rui,
Infelizmente não temos boas notícias sobre este problema do seu colega.
Tal como a maioria dos restantes ransomware, não existe uma solução para recuperar os ficheiros que foram afetados.
A informação presente na Internet aponta para esta situação como sendo, por agora, irrecuperável.
Apenas tendo a chave de cifra é possível reverter esta situação. Para isso, obviamente, terá de ser pago o resgate, o que não é aconselhado.
Podem consultar periodicamente o site NoMoreRansom e ver se surge uma solução.
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo criar o cartão para o meu Raspberry Pi?
Boa tarde
Tenho um raspberry PI 3 comprado na mixtronica em coimbra quando tinham a parceria ... uma vez a fazer actualização o sistema bloqueou... pedi assistência aos vossos serviços
Deram me um Link para instalar software no memory card... nunca funcionou... há a possibilidade de me venderem o cartão de memória com o software?
Cumprimentos
Obrigado
Ricardo Almeida
Resposta:
Ricardo,
Não sei que link recebeu para proceder à instalação limpa do sistema operativo pipplware, mas poderá seguir o passo-a-passo neste link:
Esse guia é simples e funciona sem problemas. Eu próprio já o utilizei e comprovo, com toda a certeza, que irá funcionar se fizer tal como está descrito.
Certifique-se que o cartão SD está em plenas condições, e que não corre o risco de ficar com os dados corrompidos.
Poderá verificar a integridade do cartão utilizando esta aplicação:
Em todo o caso, não comercializamos o que pede.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo proteger a partilha de uma pen pelo meu router?
Boas,
já de outras vezes contactei relativamente a este assunto...
Vi o vosso artigo (https://pplware.sapo.pt/tutoriais/router-meo-partilhe-o-conteudo-de-uma-pendisco-usb/) e eis que me surgiu uma dúvida, se um amigo ou convidado for a minha casa e tiver acesso à minha net ele vai conseguir aceder também ao disco?
Dá para criar uma password de acesso para sempre que for solicitado o mesmo?
Leandro Reis
Resposta:
Leandro,
A questão que levanta é pertinente e pode indicar uma falha de segurança. Qualquer pessoa que aceda à sua rede poderá em teoria aceder ao conteúdo dessa pen ou disco.
Este problema parece ter sido tratado nas mais recentes versões dos routers da MEO e agora terá de definir um utilizador para aceder a essa partilha.
Algo que poderá fazer, caso o seu router seja mais antigo, é limitar o acesso e permitir apenas que este seja feito via FTP, o que obriga a usar um nome de utilizador e palavra passe.
[Respondido por Pedro Simões]
Qual a ferramenta indicada para desinstalar apps no macOS?
Exmo Senhores,
Bom Dia.
Sou proprietário de um Macbook PRO e recentemente eliminei/apaguei a aplicação TUXERA NFTS FOR MAC do meu computador e ativei a leitura e escrita manual dos discos externos no meu MAC (através de uma vossa dica), até aqui tudo bem.
Acontece que sempre que ligo o meu disco externo ao mac parece uma informação da aplicação TUXERA NFTS a informa que a chave do produto não é válida, esta situação é estranha uma vez que procedi à eliminação completa, através da aplicação CleanMyMac 3, da aplicação TUXERA NFTS FOR MAC.
Assim sendo, venho pelo presente pedir o vosso apoio no sentido de me poderem informar se existe alguma forma de eliminar por completo a aplicação TUXERA NFTS FOR MAC.
Desde já agradeço toda a atenção dispensada neste assunto e fico a aguardar prezadas noticias de V.ª Exa.
Com os melhores cumprimentos,
António Dantas
Resposta:
António,
A forma mais simples e direta é recorrer a uma aplicação que já mostrámos aqui no Pplware.
Esta chama-se AppCleaner e é extremamente simples de usar. Basta arrastar a app que pretende desinstalar para a sua interface.
O AppCleaner irá mostrar o que vai remover do macOS e o utilizador só precisa de dar a ordem de remoção para que de imediato esta seja apagada, bem como todas as suas dependências e ficheiros associados.
Tente fazer a remoção do TUXERA NFTS FOR MAC com recursos a este auxiliar e de certeza que irá conseguir fazer com que ele desapareça de vez.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Hugo, bom dia!
Amigo muito obrigado pela ajuda no caso do MI A2 na questão do problema com a nova atualização. O meu está com esse problema é quero muito resolver, gostei muito do aparelho. Agora gostaria de me ajudar como fazer a instalação da ROM original, uma vez que o aparelho na liga.
Depois que eu baixo a versão de ROM original como devo proceder?
Desde já agradeço.
Flávio Lopes
Hugo, muito obrigado pela resposta.
Bom fim de semana.
José
“lançar-la”…?!
lolololol