No início de um novo ano é altura de recordar o trabalho produzido no ano que passou e destacar os pontos mais fortes.
Tenho o privilégio de pertencer à fantástica equipa do Pplware, há quase 8 anos, e poder contribuir para este grande local de informação tecnológica no nosso país. Neste artigo, deixo os meus destaques.
A minha colaboração com o Pplware não é permanente. Nos tempos livres, após o dia de trabalho como engenheiro electrotécnico na área da aviação e sistemas críticos, ou no fim-de-semana, depois das aulas de música ou do ensaio com o grupo musical, o bichinho pela tecnologia faz de mim um editor no maior site nacional de tecnologia, o Pplware. Mas não é só o maior, é também o “do ano”, como já todos sabem, e é um enorme prazer pertencer a um projecto destes.
O teste a nova tecnologia é a área que mais me desperta. O privilégio de poder aceder e experimentar em primeira mão os produtos acabados de chegar ao mercado, as tais apostas comerciais e inovadoras dos fabricantes é algo que me fascina, procurando depois traduzir toda a experiência em palavras e fotos, direccionados aos nossos leitores.
As análises
Foram 16 as análises a dispositivos publicadas em 2016, a maior parte a smartphones, passando também por smartwatches, um computador, uma câmara de acção, um projector, uma box de TV e um drone. Das 16 análises, 10 foram a produtos Xiaomi, uma marca da qual sou fã, que está cada vez melhor, cheia de qualidade e a surpreender na inovação.
Não há uma análise que se destaque das outras. Todas são de igual importância e procuram ajudar os nossos leitores a acompanhar a evolução em cada segmento ou a perceber se será um bom investimento numa próxima aquisição.
Análises 2016 – Hugo Cura
- Análise: smartphone Xiaomi Redmi Note 3
- Análise: smartphone Xiaomi Redmi 3
- Análise: Xiaomi Mi 5, o tão aguardado topo de gama
- Análise: Xiaomi Mi 4S
- Análise: Drone Walkera QR X350 Pro, para filmagem a sério
- Análise: Xiaomi Mi Max, a qualidade Xiaomi em tamanho Max
- Análise: Nubia Z11 mini
- Análise: Xiaomi Mi Band 2
- Análise: smartwatch NO.1 D6, um autêntico smartphone de pulso
- Análise: Projector LED PRW310
- Análise: Xiaomi Redmi Note 4
- Análise: Mi Notebook Air 12, o ultrabook da Xiaomi
- Análise: Xiaomi Mi 5s, a caminho da perfeição
- Análise: câmara de acção Andoer 4K
- Análise: Nexbox A1, uma box de TV com tudo o que precisa
- Análise: Xiaomi Mi 5s Plus, um sério candidato ao melhor de 2016
O YouTube
A par com os conteúdos escritos, também o vídeo tem bastante relevância em termos informativos, sendo capaz de levar a informação de outra forma até ao nosso público.
A edição de vídeo é também uma área que gosto e, após muitos vídeos de unboxings e demonstrações onde apenas as mãos eram visíveis, neste ano decidi dar um passo em frente e aparecer à frente da objectiva, tornando os vídeos mais pessoais.
Assim, deixo alguns unboxings, demonstrações e análises feitos por mim neste ano. Se ainda não subscreveu o nosso canal, pode fazê-lo aqui.
Galaxy S7 edge vs. Mi 5: impressão digital e estabilização de vídeo
Dois dos grandes topos de gama de 2016 chegaram ao Pplware no primeiro trimestre do ano, o Galaxy S7 e o Mi 5. Considerando e evolução do botão Home do Mi 5 para algo semelhante ao que a Samsung já nos habituou, e tendo em conta que estes 2 smartphones partilhavam de uma tecnologia de estabilização óptica na câmara, então tive a necessidade de testar estas duas características em pormenor, produzindo assim um artigo único.
Os testes foram demonstrados em vídeo, tentando pormenorizar ao máximo, tendo em conta os recursos disponíveis no momento.
Leve o seu projecto do Raspberry Pi ao próximo patamar
Sendo a minha área a engenharia electrotécnica, tudo o que esteja relacionado com placas de desenvolvimento, sensores, actuadores, smartgrids, IoT, automação e outras tantas coisas relacionadas, faz-me tocar um “sininho” e a despertar a atenção.
Como tal, não pude deixar de destacar a excelente evolução que teve a plataforma Cayenne, quer para Raspberry Pi quer para Arduino, permitindo criar facilmente um projecto caseiro, pronto a recolher dados e a desencadear acções.
Muito provavelmente, um dia terá um smartphone Xiaomi
Já disse que sou fã da Xiaomi, não já?!… Embora este seja um artigo do início de 2016, onde faltam grandes smartphones como o Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Redmi Note 4, Mi Max e Mi Mix, é evidente que a Xiaomi está interessada em abranger todos os segmentos, para todos os gostos e todas as carteiras.
A qualidade continua irrepreensível, qualquer que seja a gama, e os preços continuam apetecíveis. Se ainda não tem um dispositivo Xiaomi, será que um dia irá ter um? Muito provavelmente, sim 🙂
Estes foram alguns dos conteúdos que mais se destacaram na minha colaboração no Pplware, em 2016. A tecnologia não pára de evoluir e mais e melhores conteúdos deste tipo estão já a ser preparados para os dias que se seguem. Obrigado pela preferência e mantenham-se atentos.