Pplware

Já está operacional uma das maiores fontes de energia renovável da Europa

Num momento em que tanto se apela a medidas que tornem a Europa independente em termos energéticos, as opções mais apontadas incluem energias renováveis. Assim sendo, num passo em direção a esse objetivo, a Suíça já ativou a sua “bateria de água”.

Está localizada nos Alpes suíços e é capaz de gerar eletricidade para quase um milhão de casas.


A Suíça ativou aquilo a que chama “bateria de água”, uma das maiores fontes de energia renovável da Europa. Numa altura em que a dependência energética face à Rússia é um tema recorrente e que carece de soluções, este é um importante passo a ser dado pelo país europeu.

Depois de 14 anos em desenvolvimento e de um investimento de dois mil milhões de euros, os Alpes suíços são casa de uma “bateria de água” de 20 milhões de kWh, Este número, que é equivalente a cerca de 40.000 baterias de automóveis elétricos, significa que esta nova estrutura é capaz de gerar eletricidade para quase um milhão de lares.

O objetivo desta nova central de energia renovável, concebida para gerar energia hidroelétrica, passa por garantir o abastecimento energético do país, mas também do resto da Europa.

Esta “bateria de água” funciona graças a dois reservatórios que armazenam água em alturas diferentes. Ou seja, nos meses em que a produção de energia é elevada, o reservatório inferior pode transportar o excesso de água para o superior, armazenando-o; naqueles em que a produção de energia não é tão elevada, mas o consumo é, o reservatório superior pode devolver a água. Tudo isto através de uma turbina que gera eletricidade.

Apesar de não ser a primeira do seu tipo, a “bateria de água” é uma das mais caras e também uma das mais complicadas. Aliás, demorou 14 anos a ser completada, devido à sua localização acidentada: nos Alpes suíços, a 600 metros no subsolo e numa área que implicou a construção de um túnel de 18 quilómetros de comprimento para o transporte de materiais. Além disso, a barragem Vieux Emosson viu a sua altura aumentada em 20 metros, de modo a reforçar a capacidade da central.

A “bateria de água”, nos Alpes suíços, é a maior da Europa, contando com seis turbinas capazes de gerar 900 MW de energia e fornecê-la a cerca de 900.000 casas.

 

Leia também:

Exit mobile version