Tinta condutora poderá vir a substituir o fio eléctrico
…na criação de circuitos eléctricos
A tecnologia está cada vez mais avançada e, a cada dia que passa, uma diferente novidade surge, fazendo-nos ficar sempre mais admirados por este mundo.
A ideia que vos mostro agora não é, de todo nova, no entanto tem tido bastante sucesso e parece que veio para ficar. É a tinta condutora que poderá substituir o tradicional fio eléctrico dos circuitos.
A ideia veio de um grupo de estudantes que desenvolveu tinta condutora de energia eléctrica para um projecto escolar, na Royal College of Arts, no Reino Unido.
No entanto, recentemente esta ideia ganhou um nome, Bare Paint, e parece que está a fazer um enorme sucesso entre os utilizadores.
A Bare Paint permite que o utilizador desenhe os seus próprios circuitos, como um conjunto de fios eléctricos. Pode, por exemplo, "pintar um circuito" numa determinada parede, para acender uma lâmpada. Tão simples quanto isto.
É como se fosse um conjunto de fios eléctricos em forma líquida, podendo ser aplicada em qualquer género de superfície como papel, plástico, metal ou tecido. Tem uma consistência idêntica ao mel, no entanto seca rapidamente quando exposta à temperatura ambiente.
A ideia surgiu de Isabel Lizardi, Matt Johnson, Bibi Nelson e Becky Pilditch, depois de pesquisarem por uma forma de aplicar a electrónica à pele.
Ao Daily Mail, Matt Johnson refere “Pensamos aplicar em tecidos e depois chegámos à ideia da tinta condutora. Em 2008 havia muitos trabalhos sobre tecidos electrónicos. No entanto, apesar de gostarmos de ter um casaco com alguma inteligência embutida, não gostaríamos que fosse pesado (se se utilizasse uma conduta tradicional).
Actualmente, a tinta é vendida na empresa dos jovens, a Bare Conductive, e não está projectada para uso exclusivo na pele. No entanto, segundo os autores, trata-se de um produto bastante seguro.
A tinta foi usada no corpo, durante o espetáculo do DJ Calvin Harris, designado Humanthesizer, e à medida que as bailarinas, que estavam pintadas com a Bare Paint, se movimentavam, a música ia-se alterando.
Vídeo do efeito:
Pode encontrar esta tinta disponível para compra no site da empresa, e há já revendedores nos Estados Unidos e na Europa. Se optar pela compra online, a entrega é feita de forma gratuita para qualquer ponto do mundo.
Pode ainda ver alguns dos projectos realizados com a Bare Paint, assim como tutoriais que o ensinam como começar a utilizar esta tinta condutora.
O que pensam da tinta condutora? Poderá substituir os circuitos eléctricos tradicionais?
Homepage: Bare Conductive
Este artigo tem mais de um ano
Acho que já há algum tempo tinham falado deste tipo de tinta, mas era uma versão que dava para usar para fazer tatuagens luminosas até.
Acho uma ideia estupenda.
é uma boa ideia mas serve “apenas” para hobby, prototipo, soluçoes especificas ou para o desenrasque. Mas não é para substituir o circuito impresso. Então quando entramos no dominio da alta frequencia…
É mais um brinquedo.
Bem, não conheço as características da tinta para afirmar o que quer que seja. No entanto, se tiver uma resistividade baixa e tiver boas caraterísticas de condutividade, porque não?
Se tiver boa qualidade, facilitaria muito a construção de circuitos impressos, bastando para isso uma impressora.
Estas coisas existem à decadas!!!
Nada de novo…
Caro,
Claro que existe, o próprio post diz isso no início, se é que leste.
Acontece que agora está disponível para todos…
quando sabere-mos o resultado do passatempo
qual deles?
“Acontece que agora está disponível para todos…”
Não percebo, como disse canetas com tinta condutora existem à decadas, só era preciso ir a lojas da especialidade, como de eletronica etc…
e sim também existiam canetas como esta que colam/soldam os componentes, mais uma vez, nada de novo.
Acredito que para um publico mais alargado, não soube-se da sua existencia, mas isso não invalida o facto de que existiam e se podiam comprar por qualquer pessoa em lojas da especialidade.
Mais uma vez, a informação de que NÃO É NOVO está no site.
E podes verificar que muitos não conheciam, e além disso a foi melhorada, e agora pode ser usada no corpo.
Se existem outras, claro que sim, mas este é o que está a fazer mais sucesso.
http://www.bbc.com/future/story/20130129-asteroid-minings-peculiar-past
quando vão fazer uma reportagem sobre isto?
http://www.bbc.com/future/story/20120430-asteroid-mining-time-to-invest
Caríssimos, na qualidade de leitor assíduo, muito me entristece observar estas disputas de quem tem ou não razão.
Era muito mais produtivo para todos e, agradecíamos mesmo todos, que se contribuísse para elevar o conhecimento da comunidade. Assim sendo, deixo o desafio ao SOMEONE: se tem conhecimento de locais de venda deste tipo de produtos era conveniente que o partilhasse, pois pode ser realmente do interesse de muitos de nós.
Cumprimentos a todos!
Eu já usei estas coisas desde à muito tempo, até em lojas locais de eletrónica isso existia, hoje em dia essas pequenas lojas já são poucas, mas se fores a qualquer Farnell ou lojas dessas é só escolher.
Em Portugal muitos também conheciam a Leiritronica, também tinha disso aos montes de de todos as formas e feitios 😉
Só por curiosidade a velha Leiritronica depois de passar por muitas mãos hoje em dia é clickplus e ainda algo de eletronica; fui ao capo de procura e introduzi “tinta condutora” e tive logo 2 resultados:
http://www.clickplus.pt/pt/product/show_details/49367/Tinta-Condutora-Cinza-Prata-3-g
http://www.clickplus.pt/pt/product/show_details/56940/Tinta-Condutora-50ml
este ultimo resultado até é o producto que o pplware aborda neste artigo 🙂
Se fores a algo a uma loja decente tipo Farnell é só procurares por tinta/tape/epoxy/cola conductora e vais ver que encontras aos montes.
Hoje em dia a eletronica está novamente a entrar na moda e a isso se deve muito o aparecimento de produtos como a “bare paint”, mas acredita que muito ou nada de novo vêm trazer, apenas têm a divulgação em sítios não profissionais da área da eletrónica, sítios como o pplware 😉
Ok SOMEONE, agradeço as dicas, acho que me irão ser muito úteis, nomeadamente o boião de 50ml. 😀
Com esta tinta é possível recuperar trilhas de circuito impresso danificas, a ideia não é nova, o que é novo é a qualidade da tinta, as anteriores eram de baixa qualidade e tinham uma alta resistência.
Muito bom, mesmo que não seja a novidade das novidades! Agora falta um bocado de cor!
Grande novidade… E que enorme espectro de aplicação… 😛
Lembro-me de fazer isto com um lápis .
Eu utilizo esse tipo de tinta ha alguns anos ( niquel e prata) e ao contrário do que li nao tem resistência, o maior problema está na aplicação pois é pouco liquida.
Eu estou interessado é que haja a nível comercial tinta condutora em cartuchos de impressora.. isso é que facilitava a realizacao de uns protótipos interessantes.
LIKE
Também já espero por isso à anos…
Por vezes vejo noticias que parecem indicar algo nessa direcção, mas depois nunca vi nada final/comercial 🙁
http://www.bareconductive.com/products
Referia-me a algo que se possa usar numa impressora.
Ou melhor, ando à espera que apareça no mercado um producto de impressão com este tipo de tinta, que imprima em papel, FR4 sem cobre, tecido, etc
E claro, a um preço “aceitável”… 😉
só mais uma coisa, se olharmos na pag3:
http://www.bareconductive.com/file/technicaldatasheet-bareconductivepaint-1-pdf
do datasheet, vemos claramente que esta tinta pode não ser perigosa para a nossa saúde e fácil de trabalhar, mas a sua resistência é enorme.
Com tanta resistência só serve praticamente para brincar, nada mais…
Engraçado apara algo tipo workshop com por exemplo crianças, para lhes despertar o interesse na área da eletrónica, mas para fins mais sérios/profissionais não tem vai lá.
Penso que será uma questão de tempo até isso surgir.
Antigamente o PC também era ‘só para alguns’ e quem tivesse um computador era quase um rico. Hoje em dia quantos pcs se vêem numa só casa? às vezes mais que um para cada um, e agora é portateis e tablets 🙂
É uma questão de tempo.
sou + para os garfitis tenho 1 antena wi-fi de 1 metro. e o meu picasso, feito com 1 lata de kontakt 33.
Old news… Tenho uma caneta dessas, não da mesma marca mas a finalidade é a mesma… Já aos anos que isto está no mercado. Dá jeito para quando por exemplo se precisa de reparar uma linha de uma PCB e não dá para fazer de outra forma.
Boa tarde,
Estamos Comercializando aqui no Brasil, a Caneta com Tinta Condutiva da Bare Paint.
Quem quiser conhecer, a unidade da caneta com 10 ml sai 23,00 e está disponível em nossa loja online: https://dreaminc1.lojablindada.com/