Kingston DataTraveler 410, Pen em segurança!
Já aqui o Pplware tinha feito uma primeira menção a algumas novas gamas de Pens da Kingston que trazem com elas uma característica extra de segurança. Esta DataTraveler 410 é uma delas e o Pplware já a analisou e ..... gostou.
Vamos conhecer um pouco melhor a Datatraveler 410...
A DataTraveler 410 é uma pen de dimensões medianas (65.76mm x 17.98mm x 10.7mm) e que apresenta uma aderência boa, mas que ainda poderia ter um pouco de mais rugosidade. A Pen propriamente dita, é composta por um material semelhante a borracha que transmite solidez, mas o invólucro que a envolve é dum tipo de plástico que deixa uma ligeira sensação de fragilidade.
Quanto à beleza, trata-se duma Pen muito atraente e com uma coloração preta, bastante sedutora.
Após a instalação da Pen pela primeira vez no computador, surgem-nos na root da Pen dois ficheiros:
- Manual de instalação e uso do SecureLock - manual bastante explicito e simples de acompanhar
- Aplicativo do Secure Traveler (encriptação por Software)
Caso não se pretenda criar nenhuma zona de segurança na Pen, não é necessário proceder a qualquer acção, mas como o nosso objectivo era precisamente esse, então corremos o aplicativo Secure Traveler e iniciamos a criação da nossa zona segura (Zona Privada).(para correr o aplicativo teremos de ter permissões de Administrador)
O primeiro passo consiste em identificar a linguagem a ser apresentada:
De seguida ir-se-á iniciar o processo no qual iremos determinar qual o espaço da Pen que iremos usar como Zona Privada, bem como apresentar uma password para aceder a essa mesma Zona de Segurança:
Após tudo isto a Pen irá ser formatada (Atenção que caso tenham dados na Pen os mesmos serão apagados):
Quando a formatação estiver concluída, poderemos começar a passar ficheiros para a nossa Safe Zone.
A nossa Área Privada aparece com o seguinte aspecto, onde poderemos ver os ficheiros que lá se encontram (no exemplo um documento Word muito importante, e estará também disponível um link para proceder ao Logout da Área Privada.
Atenção que o simples facto de se fechar a janela não fecha a sessão e mantém a Área Privada acessível. Para evitar que alguém aceda ao conteúdo privado, convém sempre fazer o Logout quando abandonamos o computador.
E é assim o processo de criar e manusear a nossa Safe Zone numa Pen Kingston Datatraveler 410. É simples, fácil e durante os testes, fidedigno.
Gostaria de mencionar adicionalmente que a gestão e formatação do espaço (privado e público) da Pen deve ser gerido através do próprio software que se encontra na própria pen, pois a formatação através do sistema operativo elimina-o. Além disso a formatação da pen através do sistema operativo formata apenas a área que na altura estiver em acesso.
Entretanto e como não poderia deixar de ser numa análise duma Pen, fizemos os testes a velocidades de acesso e ..... ficámos muito satisfeitos, uma vez que os fizemos por diversas vezes e estes superaram sempre os valores indicados pela marca, que são, 20Mb/s para leitura e 8Mb/s para escrita. Os resultados que obtivemos foram:
Resumindo, a Kingston DataTraveler 410 é uma Pen bastante boa, com performances muito aceitáveis em termos de acessos de leitura e escrita, e que não apresenta problemas assinaláveis. Nunca aqueceu em demasia durante o seu uso, não ocorreram quaisquer problemas de dados corrompidos. Enfim, uma pen que se recomenda não só pela possibilidade de garantir uma maior segurança dos seus dados, mas também pela sua fiabilidade.
Especificações da Kingston Datatraveler 410:
Os preços recomendados são:
Este artigo tem mais de um ano
Ya,já tinha visto isto. É muito bom esta aplicação. Ideal era manter-nos protegidos dos vírus que a pen adquire quando passa de pc para pc… Mas não sei se isso será possível..
Sim é. Podes por expemplo procurar utilitarios que desctivem o auto run
Já exite cá?
Falta uma opção que existia nas 1º pen e hoje ja não se vê.
Um botão que so permite leitura.
Qundo temos pc com virus e muito util serve limpeza do pc com a novas nao da mesmo com o autorun desativado não serve de nada.
Completamente de acordo!
Concordo contigo e é ate a meu ver uma segurança física de salvaguarda dos dados da pen caso a pessoa não queira que aconteça um acidente.
A algum tempo que tenho visto estas pens mas talvez por ignorância minha, mas eu nunca vi uma pen dessas para Mac. Isso existe ou existe algum software que o faça em Mac?
Any way belo artigo muito detalhado e completo.
Parabén
Existe uma boa aplicação para proteger as pens…
É o Panda USB Vaccine…
Tenho usado e recomendo
E quem usa linux ? xD
Racistas!!! 😛
Gostava de ver aplicações como esta a funcionarem em multiplataforma…
hm, talvez seja isto que procura 🙂
http://www.truecrypt.org/ ->software de encriptação multiplataforma e opensource
TrueCrypt é matador! Melhor que essa da Kingston.
Gostei dessa : “Racistas!”. 🙂
Tem horas em que penso que é melhor mesmo deixar a criptografia por conta do usuário Mac, GNU/Linux e outros.
Essas criptografias e vacinas prontas apenas enganam: é o famoso “tapar o sol com uma peneira”.
Isso é realmente necessário no Windows porque os usuários dessa plataforma só podem usar o Bitlocker na versão Ultimate do sistema, versão que além de ser muito cara, poucos a possuem frente às versões Professional, Home Premium e abaixo (pensando que apenas alguns adquiriram o Windows Ultimate “não-pirata”, pois do contrário, muitos até possuem a tal ferramenta de criptografia).
tirando o true cript, existe algo semelhante que se possa colocar numa pen? E mais importante: que não necessite de permissões de administrador para poder funcionar?
Quando os dados são realmente importantes, necessitar ser root não é barreira para adotar o TrueCrypt.
E o mesmo softwere de inicio da pen com necessidade de introdução de password, conhecem algum soft?
Embora me pareca uma boa pen, o facto de se basear em software não abona em seu favor. Em caso de ser apagado o binario que efectua o logout, deixa-se de ter acesso aos dados!!
Um software incorporado no SO daria uma melhor segurança no uso em modo seguro.