Nokia N900 Overclocked para 1 Ghz
O overclocking chegou aos dispositivos móveis. Depois de um terem sido portadas algumas distribuições do Linux para alguns dispositivos móveis e da implementação de dual boot com MacOS X, Ubuntu 9.04 e Mobile Android, eis que chegou a hora de esticar processadores e memórias dos mesmos. Esta proeza foi conseguida pelo grupo de hackers Maemo.
O processo de overclocking no N900 envolveu a alteração e recompilação do Kernel .O processo é complicado e claro não recomendado aos utilizadores finais nem a programadores com pouca experiência. Relembramos que o N900 vem equipado com um processador: ARM A8 600 MHz;
Vejam o vídeo demonstrativo:
Qual será o próximo desafio?
Artigos relacionados:
Homepage: Mais informações
Este artigo tem mais de um ano
IphoneOS tem cada vez maiores inimigos…
Android..
Maemo..
MeeGo…
e até os novos symbian.
Certamente será interessante e benefico para todos os consumidores.
Lol
Considero um inimigo alguem com as mesma cpacidades de “combate” digamos assim.
E iPhoneOS>Android Maedmo Meego e Symbian
Ui de certeza que queres utilizar esse argumento? lol
Que dois ‘artistas’ encontrei por aqui 🙂 (Sun II, Resende). Bom dia pessoal, essa Páscoa. Ainda agora andava à vossa ‘caça’ num outro artigo e apanho-vos aqui os dois.
Vá, não se peguem.
Pedro Pinto
oi? à caça pq?
Cadastro :), do artigo iPad não carrega em PC’s com Windows
Também já existe kernel para o Nexus One que permite overclocking até os 1.1 GHz
hehe com o seu android 2.1
vamos a ver como vai ser a atitude da google ao seu primeiro grande desafio: a fragmentacao do android
ja o meu hp514 eu fiz overclock para os 300 mhz, quando ele de origem vem a 200…
Não me digas que também andaste a mexer no kernel!? 😀
Com esta brincadeira toda , onde é que se vendem dissipadores e watercooling para estes brinquedos 😀 😀 😀 😀
O HTC P3600 de origem tem 400Mhz mas consegue atingir 633Mhz com overclock. O problema é que se fica sem telefone porque o chip GSM não consegue funcionar com o bus a essa velocidade.
Gerar mais calor num dispositivo tão pequeno…. não sei, não…
Pois, querem milagres com overclocks comprometendo a maquina quando o mais simples passa por um iPhoneOS.
Com menos hardware, é mais rápido que outros a 1Ghz.
Como os italianos dizem…
“O segredo não está na massa, está no recheio!” 😉
Bom, “mais rápido” é subjectivo 😉 Digo isto porque -a nao ser que o iPhone OS tenha mudado desde o meu iPhone- a Apple faz umas artimanhas jeitosas:
1) o iTunes converte(ia) as fotos do PC (que querem passar para o iPhone) para uma resoluçao MUITO inferior à real e daí que abrem rápido…mas o zoom é para esquecer
2) se tiverem 5Gb de fotos JPG e passarem para o iPhone preparem-se para o vosso PC passar a ter menos uns 10-15Gb de espaço em disco com a conversao dessas fotos (no iTunes)
3) nao existe mínimo suporte de flash, logo o browser tem a obrigaçao de ser mais rápido.
4) nao existe multitasking, logo é o mesmo que nos smartphones desligarem tudo em background e deixarem só o programa principal
5) o iPhone (tirando programas “extra”) só lê formatos optimizados para o chip/iphone porque quando se colocam formatos extra (divx em resoluçao original, MP4 720p, etc) ou nao dao ou entao a performance é do pior e consumo exagerado de bateria.
Portanto é tudo relativo: se colocarem um smartphone Maemo, Android, WinMo, S60v5 com um OMAP 3 600MHz (= 3GS) com formatos/settings idênticos ao iPhone a performance é no mínimo idêntica 😉 A diferença é que a Apple “às escondidas” dá um jeitinho à coisa de modo a parecer que é igual…mas nao é 🙂
ATM um smartphone nao-Apple dá uma liberdade e espaço de manobra que um iPhone nao dá. A nível de jogos e qualidade visual das aplicaçoes é que a Apple dá cartas e até 2011 o cenário nao vai mudar…
É uma teoria viável… mas não acredito nela 😀
Digo isto por experiência própria e logo “out of box”.
E mesmo com Jailbreak, com o “Backgrounder” a fazer multitasking, não vejo os decréscimos que vejo nos outros sistemas. 😉
Flash, nem todos os suportam, e mesmo em paginas em flash, simplesmente noto mais fiabilidade e performance o safari que qualquer outro browser mobile.
Que há optimizações, isso há…mas são muito bem estuturadas, isso não tenho duvidas. Eu também posso ter um Nokia com symbian com o software a converter-me os videos todos para o “ideal” e correr corre.. mas não é a mesma coisa 😉
Mas antes de passar à experência afundo como disseste e bem, digo logo “out of box” … sem extras, sem fotos, sem videos, nota-se uma diferença grande. Se não fosse assim, não havia necessidade de um WindowsPhone7… o Symbian não tinha perdido o mercado para o Maemo, nem o Maemo se tinha juntado à Intel para fazer o Meegoo. Android, bem esse ainda é uma alternativa viável.. mas ainda precisa de comer muitos “bites e bytes” para atingir o iPhoneOS 😉
“Pois, querem milagres com overclocks comprometendo a maquina quando o mais simples passa por um iPhoneOS.
Com menos hardware, é mais rápido que outros a 1Ghz.”
lolol se isto nao é fanatismo
sim bla bla bla vais argumentar mil coisas para defender a tua posicao.
mas quando é demais, fica-te ridiculo
WTF?! Mais rapido? Solução passa por um IphoneOS? Não costuma ser teu habito falar sem conhecer os aparelhos em questão. O maemo é o sistema que consegue, graças ao kernel Linux, ter uma estabilidade e velocidades para que não tenha um restart phone (leia-se N97 e quase tudo o que é PDA com WinMO).
O PR 1.2 (update ao kernel do Maemo) vai resolver os raros problemas de estabilidade verificados (no web browser de origem (Firefox rulez) e no leitor multimedia). Lê o changelog e veras essas correcções. De resto aonde vez lentidão (se chamas lentidão ao Maemo, ao Symbian chamas de torradeira a vapor)?
Eu estou a falar do que sei. Se o Maemo tivesse tão completo não tinha necessidade de se juntar à Intel e fazer o Meego.
Ele ainda tem muito para crescer.. mas muito mesmo. E antes dele ainda está o Android.
Quanto a ti SUN II,
Falas, falas, criticas… mas básicamente nunca apresentas argumentos. Por isso antes de chamares fanáticos aos outros, olha um pouco para ti. Que enches os tópicos de produtos da Apple a criticar por criticar.
Se isso não é ser fanático, não sei o que é…
E para esclarecer um pouco.
Não caiam no erro que “mais mhz” vamos ter mais “power”.
Primeiro trata-se do SO, a seguir trata-se do Hardware.
Quanto mais um sistema tiver optimizado a poucos MHZ, mais rápido vai ser quando tiver mais Mhz para usufruir. O que normalmente os desenvolvedores fazem é optar pelo hardware do que optar por uma boa programação. Dai ter dado o exemplo do iPhoneOs, que com 600mhz ou até menos (em iPod Touch’s) consegue uma melhor performance. O maemo não é lento mas ainda tem que crescer, e espero bem que optem por programa-lo bem a fundo do que cair no erro de “vamos o por mais rápido… toca a aumentar os clocks” … isso é tapar o sol com uma peneira. Espero que assim tenhas percebido a minha afirmação.
Ainda nao vi ninguém a estourar nenhum mobile nem PC que nao fosse por (muito) azar. Normalmente os chips modernos (com até 8 anos +-) encravam muuuito antes de causar qualquer dano.
Mesmo os Pentium II/III/4 em overclocking ou até os PXA encravam antes de queimar. Claro está que se fazes overclocking MAIS alteraçao da voltagem acima de uns 10-15% ai estao a pedi-las.
Agora só overclocking o chip por instabilidade eléctrica encrava antes de danos. Muito muito muito azar se tal acontecer.
PS: atençao com os overclockig por alteraçao do BUS!!! Alguns componentes (RAM e Flash) podem regular-se pela velocidade do BUS e com a subida do BUS aumentar a sua velocidade E ESSES SIM podem queimar/corromper-se rapidamente!!! O CPU aguenta mas volta-e-meia a flash interna “arde”…
Estranho esse teu “PS”. Nunca tal coisa vi e já ando nisto há uns anos e garanto-te que nunca me aconteceu, e não foi por sorte 🙂
A RAM fica igualmente instável com frequências nas quais não consegue trabalhar, não se queima nem corrompe como dizes.
“flash interna “arde””?
Na verdade estava mais a referir-me ao próprio dispositivo, embora não saiba as temps que se passam nessa alteração, se forem elevadas facilmente queimas o que estiver à volta.
Quanto a P2 e P3, estar a puxar 400Mhz naquela altura já era um abuso!
E os P4, depende mas os 3.2Ghz acima de 3.4Ghz já fritavam ovos!
nada bate o meu E71 e o processador é lentinhooo….mas como mauqina de trabalho…só nao tira bifes e ao chegar a casa tenho um monitor de 24″ para curtir umas pictures ;).
ligo isto ao meu ubuntu e é sempre a curtir out of the box.
cmps
ps–percebo as queixas ao symbiam, mas acho que não as deviam fazer directamente ao symbiam, mas sim ao pessoal que faz as uiś para o symbian, o sistema em si é muito bom.
pessoal precisava muito da vossa ajuda,eu sou novo aqui tenho um nokia n900 com o linux maemo e ele tem muitos bugs e encrava muito queria por outro sistema operativo tipo o windows mobile 6.5 ou outro melhor que esse alguem me pode ajudar???por favor o meu email é venturinha007@hotmail.com obrigada