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Carlos Friaças – IPv6 2011

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ecchin says:

    O pior é que os clientes vão ver na factura “Taxa de ipv6” E vão reclamar que não pediram nada de ipv6. Tem de haver informação clara para mostrar ao cliente esta necessidade. Mas acredito que os telejornais farão um bom trabalho, como sempre, a anunciar o fim do mundo se não mudarmos para ipv6, tal como fazem com gripes das aves, dos suínos, etc…

    • -_-' says:

      Pois, mas haver custo por parte dos clientes para mudar para IPv& é injusto.

    • Também não concordo com a aplicação de qualquer tipo de taxas associadas à mudança para IPv6. Penso que na mensalidade já deve incluir uma margem para renovação de infra-estruturas.

      Quanto ao processo de mudança, não me parece que estejam a ser suficientemente transparente. P/ ex. tenho assistido nos últimos tempos a uma grande demanda de avarias em routers cabo visão (nomeadamente os mais antigos e que provavelmente ainda não suportam IPv6), desta forma, o cliente liga a dizer que há um problema com a internet e prontamente se oferecem para se deslocar ao cliente para resolver o problema – sem pedirem qualquer tipo de testes (o “desliga e liga novamente” ou o “ligue o router a apenas um computador”)

      • RaCcOn says:

        Isso tem acontecido frequentemente é verdade, no entanto basta eles quererem que o problema fica resolvido.
        No entanto, tentam sempre é que o cliente compre um router deles, SMC se não estou em erro…

        Aconteceu isso em minha casa, já estava a ver que ia mandar a cabovisão aos porcos lol
        Depois a parte mais engraçada, foi quando o “técnico” que cá veio, me estava a tentar convencer que o problema era do meu router e não deles lol

        • Foinha says:

          Pois mas essa do é problema meu nao cola que o router tinha era um problema de firmware e nao havia nova firmware para o resolver, foi trocado de imediatoe eles que se livrem de me combrar alguma coisa pela treta de router SMC que vendem …

  2. TheSmartOne says:

    Bem, se isto for à moda dos Portugueses só se irá fazer a transferência quando já existir uma crise mundial… É nestas alturas que a ditadura funciona…

    Terá que ser uma empresa de grande renome a impor um prazo, a partir do qual toda a gente terá de usar o IPv6… custa ao inicio, mas depois já se sabe…

  3. Joao Silva says:

    Isto envolve taxas ?

  4. Pedro Cruz says:

    a única dúvida com que fico é se este protocolo é aberto ou pago… ou se existem várias versões, como nas redes industriais, e só algumas é que são abertas.

  5. André says:

    ipv6 é um protocolo como qualquer outro, que por acaso vem suceder ao ipv4 (actual), o ipv4 não desaparece, simplesmente cai em desuso. No caso particular de Portugal, sei que grande parte do backbone da PT encontra-se preparado ou quase preparado para dar Ipv6 a toda a gente. Foi afirmado publicamente.
    Não faz sentido haver taxas até porque é uma evolução natural de um protocolo, e para quem não sabe, alugar espaço de endereçamento á ripe ou a um ISP não fica nada barato, isto é, pedir um IP fixo, ou uma gama de IP’s para endereçamento público.

    http://www.telecom.pt/ipv6/index.html

  6. Rui Campos says:

    Se existir taxa não é nada justo para o consumidor que já paga o seu serviço ao operador, supondo-se que os custos da sua manutenção estejam agregados.

  7. Pedro Pinto says:

    Antes de mais quero agradecer em nome do pplware ao Carlos Friaças pela disponibilidade e testemunho sobre o IPv6 em Portugal.

    Aproveito para deixar um vídeo “musical” sobre o tema
    https://www.youtube.com/watch?v=_y36fG2Oba0&feature=player_embedded

  8. Lopes says:

    no artigo dizem que a responsabilidade será de quem presta o serviço WEB, nós clientes não poderemos fazer mais nada se não esperar ??

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